Festas e Romarias na cultura popular

Romarias e Festas Populares

«As festas e romarias, tão caras à alma do nosso povo, crente e folgazão, têm uma função simultaneamente religiosa e social.

A elas afluem, de todas as partes por onde andam dispersos, os filhos da terra, para alimentar a fé que os liga à sua igreja e fortalecer as raízes que os ligam ao seu torrão natal.

Nelas se robustecem velhas amizades e se criam outras novas, embora, às vezes, se gerem também discórdias, porque o calor aperta e o vinho sobe à cabeça dos romeiros, o que felizmente se vai tornando cada vez mais raro.

Depois de satisfeitas as devoções e cumpridos os votos, vá de dar largas à emoção e à alegria, num convívio salutar e fraterno, com os parentes e amigos, cantando e dançando, no largo da igreja ou no recinto da ermida.» Joaquim Alves Ferreira, in “Cancioneiro – Literatura Popular de Trás-os-Montes e Alto Douro” (5 vol.)

As Festas e Romarias constituem, indubitavelmente, um traço típico da cultura popular e tradicional do nosso povo.

Estas manifestações, extremamente numerosas e variadas, acontecem um pouco por todo o país, particularmente nos meses de, JunhoJulhoAgosto e Setembro.

Elas fazem parte das tradições e memórias de um povo que luta para manter actual a cultura secular que lhe confere uma identidade muito própria.

A dimensão religiosa e dimensão profana!

As Romarias são, essencialmente, festas em honra de um(a) santo(a) patrono(a), que incluem simultaneamente duas dimensões que, mais do que se oporem, se complementam.

Uma é a dimensão religiosa, com os seus aspectos mais característicos. Principalmente o cumprimento das promessas individuais ao santo, a missa com o sermão solene e a procissão.

A outra é e a dimensão profana, para a qual contribuem as características indispensáveis barracas de venda de artigos variados, de “comes e bebes”. Mas, também, a feira (de gado e não só), as diversões, a música e os bailaricos.

Romarias que mantêm as suas características há dezenas e, mesmo, centenas de anos.

Assim, particularmente para os mais curiosos e que gostam de saber mais sobre as “coisas do passado”, vamos disponibilizar ligações para artigos com imagens e informações sobre Festas, Feiras e Romarias noutros tempos.

Gostaríamos de publicar no Portal do Folclore Português informações sobre as Romarias e Festas Populares que, ao longo do ano, se realizam em Portugal. Colaborem!

Fonte da imagem de destaque

 

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!
Mantemos os seus dados totalmente privados e nunca os vamos partilhar com outros. Leia a nossa Política de privacidade e responsabilidade