Festas e Romarias na cultura popular
Romarias e Festas Populares
«As festas e romarias, tão caras à alma do nosso povo, crente e folgazão, têm uma função simultaneamente religiosa e social.
A elas afluem, de todas as partes por onde andam dispersos, os filhos da terra, para alimentar a fé que os liga à sua igreja e fortalecer as raízes que os ligam ao seu torrão natal.
Nelas se robustecem velhas amizades e se criam outras novas, embora, às vezes, se gerem também discórdias, porque o calor aperta e o vinho sobe à cabeça dos romeiros, o que felizmente se vai tornando cada vez mais raro.
Depois de satisfeitas as devoções e cumpridos os votos, vá de dar largas à emoção e à alegria, num convívio salutar e fraterno, com os parentes e amigos, cantando e dançando, no largo da igreja ou no recinto da ermida.» (1)
As Festas e Romarias constituem, indubitavelmente, um traço típico da cultura popular e tradicional do nosso povo.
Estas manifestações, extremamente numerosas e variadas, acontecem um pouco por todo o país, particularmente nos meses de,
– Junho,
– Julho,
– Agosto e
– Setembro.
Elas fazem parte das tradições e memórias de um povo que luta para manter atual a cultura secular que lhe confere uma identidade muito própria.
A dimensão religiosa e dimensão profana!
As Romarias são, essencialmente, festas em honra de um(a) santo(a) patrono(a), que incluem simultaneamente duas dimensões que, mais do que se oporem, se complementam.
Uma é a dimensão religiosa, com os seus aspetos mais característicos.
Principalmente o cumprimento das promessas individuais ao santo, a missa com o sermão solene e a procissão.
A outra é e a dimensão profana, para a qual contribuem as características indispensáveis barracas de venda de artigos variados, de “comes e bebes”.
Mas, também, a feira (de gado e não só), as diversões, a música e os bailaricos.
Há Romarias que mantêm as suas características há dezenas e, mesmo, centenas de anos.
Assim, particularmente para os mais curiosos e que gostam de saber mais sobre as “coisas do passado”, vamos disponibilizar ligações para artigos com imagens e informações sobre Festas, Feiras e Romarias noutros tempos.
Gostaríamos de publicar no Portal do Folclore Português informações sobre as Romarias e Festas Populares que, ao longo do ano, se realizam em Portugal.
Colaborem!
(1) Joaquim Alves Ferreira, in “Cancioneiro – Literatura Popular de Trás-os-Montes e Alto Douro” (5 vol.)