Romarias e Festas Populares em Maio

Durante o mês de Maio, realizam-se as seguintes Romarias e Festas Populares em Portugal:

Dia 25 de abril a 3 de maio

Festa das Cruzes | Barcelos

A iniciativa promovida pelo Município de Barcelos mantém a natureza tradicional que faz desta festa a primeira grande romaria minhota.

A Procissão da Invenção da Santa Cruz, a presença de elementos culturais, etnográficos, folclóricos e populares constituem a matriz deste grande evento, que tem o seu ponto alto a 03 de maio, feriado municipal, dia consagrado ao Senhor do Bom Jesus da Cruz.

local: Cidade de Barcelos | GPS: 41.53278832598624 -8.618077039718628

Dia 2

Festa da Rainha Santa Mafalda | Arouca

A história de Arouca não se pode dissociar da presença marcante nestas terras da Rainha Santa Mafalda.

O dia 02 de maio é para Arouca a data mais importante no calendário gregoriano. Feriado municipal, neste dia evoca-se o exemplo de vida e o legado da Rainha Santa Mafalda, padroeira de Arouca.

A imagem da Rainha Santa Mafalda, cujo corpo está conservado num túmulo de ébano e prata, exposto na Igreja do Mosteiro de Arouca, figura ainda hoje nas armas desta vila. Pelas ruas, uma longa procissão dá corpo a esta fé, que traz a Arouca milhares de pessoas.

Os «anjinhos» e os belíssimos andores, acompanhados pela música da Banda de Arouca, desfilam pelas ruas, de janelas enfeitadas com colchas nobres, de onde muitos fiéis lançam flores à passagem do Santíssimo Sacramento.

local: Terreiro de Santa Mafalda | GPS: 40.928.541,00 -8.246.908

Dia 3

Festa da Senhora da Laje | Arouca

Situada no planalto da serra da Freita, a Ermida da Senhora da Laje atrai muitos romeiros, não só do concelho de Arouca mas sobretudo os habitantes das encostas da serra da Freita.

A devoção a esta Senhora remonta aos finais do século XVI, inícios do século XVII, altura em que se edificaram muitas das ermidas que hoje podemos observar no cimo dos montes, outrora ocupados por povoados castrejos e castelos medievais.

A 03 de maio, no dia seguinte às festividades em honra da Rainha Santa Mafalda, vinte cruzes, cada uma delas representando uma freguesia do Município, integram a procissão que percorre o caminho dos cruzeiros de pedra, numa manifestação de fé que atrai romeiros de Arouca, mas também dos concelhos de São Pedro do Sul, Vale de Cambra e Sever do Vouga.

local: Merujal – Urrô | GPS: 40.876.833 -8.303.362

Romaria de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz | Sernancelhe

A Romaria de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, na vila de Sernancelhe, acontece no primeiro domingo de maio.

O dia da santa padroeira, comemorado a 03 de maio, é também feriado municipal. As celebrações têm lugar no Monte de Santa Cruz, onde decorre a missa, o convívio popular e a animação. Os saltos de paraquedistas no recinto da festa são já parte da tradição.

local: Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz – Monte de Santa Cruz | GPS: 40°53’20.06’’N 7°29’23.35’’W

Dias 8 a 10

Festa do 8 de Maio – Feriado Municipal | Murça

Nesta data celebra-se o Foral que em 1224 foi entregue por D. Sancho II a esta terra de Murça.

As celebrações religiosas incluem missa na Igreja Matriz. Da muita atividade cultural, destacam-se as atuações de ranchos folclóricos, de concertinas e cantares tradicionais. Sem esquecer os grupos de música popular portuguesa para animar as noites desta vila.

local: Freguesia de Murça | GPS: 41°40’81”N 7°45’37”W

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!
Mantemos os seus dados totalmente privados e nunca os vamos partilhar com outros. Leia a nossa Política de privacidade e responsabilidade