Romarias e Festas Populares em Junho

Durante o mês de Junho, realizam-se as seguintes Romarias e Festas Populares em Portugal:

Todo o mês

Festa de São João | Porto

A Festa de São João do Porto é já um dos marcos incontornáveis da vida da cidade e que conta com a visita de um número cada vez maior de turistas e visitantes, para participar nas iniciativas que vão decorrendo um pouco por todo o lado.

Renovada a tradição do São João do Porto conta com seis semanas de festa constante e reforçada, de 24 de maio a 29 de junho.

Uma festa integrada por muitas outras festas, concentrando mais de 200 eventos de grande diversidade e atingindo o auge na noite de 23 para 24 de junho, naquela que muitos apelidam de noite mais longa do ano.

local: Por toda a cidade | GPS: 41.140108 -8.609554

Festas em cidade em honra de São Tiago | São João da Madeira

É a maior festividade da cidade, em honra do seu santo padroeiro. Durante uma semana, a Avenida da Liberdade encerra de noite ao trânsito e abre aos inúmeros vendedores e carrosséis, culminando num habitual fogo de artifício.

local: S. João da Madeira | GPS: 40.896446218351535  -8487217426300040

Primeiro fim-de-semana

Festas do Junho – Romaria a S. Gonçalo | Amarante

São Gonçalo atrai, todos os anos, milhares de romeiros à cidade para as tradicionais Festas do Junho, em honra do padroeiro.

A religião e o profano andam de “mãos dadas” nestas festas que, durante três dias, oferecem um programa variado.

Os pontos altos acontecem, como habitualmente, na sexta-feira, com o despique de bombos no Largo de S. Gonçalo; no sábado, com a sessão de fogo-de-artifício e no domingo, com a Procissão em honra de São Gonçalo.

local: Núcleo urbano da cidade | GPS: 41°16’08’’N 8°04’43’’W

Primeiro domingo

Peregrinação à Senhora do Viso | Celorico de Basto

A Romaria realiza-se no segundo domingo de Setembro

Trata-se de uma romaria arciprestal que envolve, por isso, todas as paróquias do concelho.

A maior romaria de Celorico de Basto, em honra de Nossa Senhora do Viso, arrasta milhares de peregrinos ao recinto com as cerimónias religiosas como principal enfoque.

local: Caçarilhe | GPS: 41.411920° N 8.086353° W

Festa da Senhora da Fé | Cantelães – Vieira do Minho

Situada na freguesia de Cantelães e em plena serra, a Capela de Nossa Senhora da Fé foi construída em 1759 após o aparecimento da imagem no Monte de Santa Cecília.

O recinto da capela integra dois coretos, uma fonte, e ainda uma grande cruz que se avista desde a vila de Vieira do Minho.

É no primeiro domingo de junho que a Capela acolhe anualmente uma peregrinação do arciprestado de Vieira do Minho.

Junto ao Santuário de Nossa Senhora da Fé, existe um nicho construído no tronco de uma árvore que alberga a imagem de Nossa Senhora «uma promessa que se fazia antigamente era a de uma pessoa viva dar duas voltas ao santuário deitada numa urna enquanto a banda filarmónica e algumas carpideiras contratadas acompanhavam o devoto neste macabro cortejo fúnebre».

Este tipo de promessa foi abolido há alguns anos. Havia na capela alguns caixões para alugar para aquele tipo de promessa. Só há pouco tempo foram de lá retirados.

local: Freguesia de Cantelães | GPS: 416.575.333 -81.306.505,17