Festas e RomariasIniciativas

Romarias e Festas Populares no mês de Agosto

Durante o mês de Agosto, realizam-se as seguintes Romarias e Festas Populares em Portugal:

Dias 1 a 16

Festa em honra de Nossa Senhora do Socorro | Peso da Régua

É em agosto que se realizam as Festas em honra de Nossa Senhora do Socorro – Festa do Douro.

Tendo início com o Festival das Francesinhas na 1ª semana de agosto que, no mesmo certame, junta a gastronomia e música, a Festa do Socorro tem os seus pontos altos na noite de 14 de agosto na parte alta da cidade, onde milhares de pessoas se juntam em folia: na Procissão do Triunfo que se distingue como o ponto mais alto das festas e o Arraial do Rio que ombreia com o que de melhor se faz no país.

local: Peso da Régua | GPS: 41.16227854 -7.79186048

Dias 3 a 5

Romaria a S. Domingos | Fontelo – Armamar

Fontelo organiza uma das principais e mais concorridas romarias do Município. Acontece todos os anos, nos dias 03, 04 e 05 de agosto. A tradição remonta à Idade Média.

Ao longo dos séculos, a romaria ganhou tamanha importância que a Câmara de Lamego era “obrigada” a tomar parte, juntamente com os vigários capitulares da Sé, clérigos, Franciscanos do Convento de S. Francisco e muita gente da cidade e seus arredores.

Era costume distribuir-se um jantar no final das cerimónias aos participantes na procissão. A Feira Franca acontece a 03 de agosto e marca o início das festividades.

local: Fontelo | GPS: 41.121.395 -7.745.095

Dia 4

Romaria de S. Domingos | Raiva – Castelo de Paiva

Esta romaria, uma das maiores do concelho, realiza-se num dos pontos mais emblemáticos: o Monte de São Domingos. Aqui acorrem milhares de peregrinos de vários pontos do país, percorrendo longas distâncias a pé para pagarem as suas promessas.

As cerimónias religiosas têm início na Capela de Nossa Senhora das Amoras, em Oliveira do Arda, seguindo depois uma procissão serra acima em direção à Capela de São Domingos, onde é rezada uma missa em honra do santo.

A procissão é acompanhada por uma banda de música e os andores são levados às costas por devotos como pagamento de promessas.

local: São Domingos – Raiva | GPS: 41.016.667; -8.350.000

Dia 5

Festa de Nossa Senhora das Neves | Viana do Castelo

Realizada no Largo das Neves, um lugar-comum a três freguesias – Barroselas, Vila de Punhe e Mujães – esta romaria tem por principal atrativo o famoso Auto Medieval da Floripes, uma peça de teatro medieval, de tradição popular, que encena uma batalha entre cristãos e turcos, que representa um dos mais antigos espécimes do teatro popular, realizada a 5 de agosto, nas Neves.

local: Largo das Neves – Barroselas, Vila de Punhe e Mujães | GPS: 41652954; -8.720.466

Dias 6 a 10

Festa de Nossa Senhora da Lapa | Arcos de Valdevez

A implantação em 1758 do culto a Nossa Senhora da Lapa na vila de Arcos de Valdevez estimulou a edificação de um templo religioso em sua homenagem, concluído em 1767, sendo deste período as primeiras manifestações públicas de celebração, que se mantiveram constantes até meados do século XX.

Retomadas em 2009, as festividades passam a integrar, e a titular, as Festas do concelho, realizadas no segundo fim-de-semana de agosto, devolvendo aos arcuenses uma das suas mais importantes e simbólicas festividades religiosas.

local: Igreja da Lapa e Zona Histórica de Arcos de Valdevez | GPS: 41°50’45.20”N 8°25’08.79”W

Festas concelhias em honra de São Brás | Terras de Bouro

O Município de Terras de Bouro promove, como é tradição, de 06 a 10 de agosto, mais uma edição das Festas Concelhias em honra de S. Brás.

De destacar as arruadas e a tradicional animação de rua, os desfiles dos grupos folclóricos que participam no Festival Folclórico Concelhio, as “rodas” compostas por grupos de concertinas que animam as ruas, as bandas filarmónicas, os cantores de música popular, a Corrida de Cavalos de Passo Travado e a Feira Franca, além dos jogos de futsal da fase final do Torneio Concelhio de Futsal, as importantes cerimónias religiosas e do fogo de artificio, todas completam um animado e variado programa festivo.

local: Praça do Município | GPS: 41°43’8.72”N 8°18’29.55”W

Dias 7 a 10

Romaria de Nossa Senhora da Saúde | Saudel  – Sabrosa

Romaria que se realiza entre o dia 07 e 10 de agosto, tendo o seu dia principal no dia 09 com a Missa e Procissão Solene em honra da Senhora da Saúde que vai num andor com cerca de dezasseis metros de altura.

local: Santuário de Nossa Senhora da Saúde | GPS: 41°31’41.67’’N 7°59’19.44’’W

Dias 8 e 9

Romaria de Nossa Senhora do Castanheiro | Valtorno – Vila Flor

Consta de festa religiosa e arraial popular no santuário, que integra uma igreja românica tardia, que antigamente albergava os peregrinos de Santiago de Compostela.

Alguns sepulcros embutidos na parede, em forma de capelas e uma imagem setecentista de Santa Maria do Castanheiro ornamentam o seu interior.

Ao lado deste templo existe um castanheiro antiquíssimo com uma toca no tronco e, segundo dizem os antigos, Nossa Senhora aparecia na toca da árvore.

local: Valtorno | GPS: 41°15´05.67´´N 7°12´32.94´´W

Dia 10

Festa de São Lourenço e Dia do Município | Vimioso

Festa em honra de São Lourenço, que é também dia do município, altura em que os agricultores do concelho se reúnem com a intenção de fazer negócios de vendas de animais (gado bovino de raça mirandesa).

O Município organiza o Concurso de Gado Bovino de Raça Mirandesa e a Luta de Touros. À noite, há espetáculo musical com um artista português.

local: Parque Municipal | GPS: 41°34’59.97”N 6°31’50.92”W

Dias 10 a 15

Romaria de S. Bento da Porta Aberta | Terras de Bouro

É uma romaria típica da cultura popular e tradicional do nosso povo, com uma dimensão religiosa no cumprimento de promessas ao S. Bento, Missa Solene, sermão e majestosa procissão com andores de flores naturais e figurantes.

Como diversões, há bandas de música e vários grupos de concertinas. Nas noites de 12 e 13 há o famoso fogo-de-artifício.

local: Rua 1, São Bento | GPS: 41°41´23.2” N 8 °12´14.2” W

Dias 12 a 15 de agosto

Festa de Nossa Senhora de Fátima | Balteiro – Ribeira de Pena

Em honra de Nossa Senhora de Fátima, que é venerada numa festa religiosa e profana nos dias 12, 13 e 14 de agosto, a Festa de Balteiro continua a atrair muitos devotos e romeiros que procuram a tradicional animação musical com o Rancho de Balteiro, grupos musicais e a Procissão de Nossa Senhora de Fátima.

Além disso, podem fazer-se compras na tradicional e mensal Feira dos 13.

local: Balteiro | GPS: 41°32’16.51”N 7°47’9.69”W

Festa da Vila e do Concelho em honra de Nossa Senhora da Assunção | Torre de Moncorvo

Uma das referências mais antigas que se conhece sobre a Festa de Nossa Senhora da Assunção em Torre de Moncorvo aparece numa Provisão de 1695 «para que em dia de Nossa Senhora da Assunção se faça pela Câmara Festa na Igreja …».

Desde 1695 até 1973 decorreram, nesta vila, as festividades em honra de Nossa Senhora da Assunção. Após uma interrupção de treze anos, as festividades reiniciam-se no ano de 1986 até ao presente.

O cartaz festivo é muito diversificado com sessões de fogo de artifício, arruadas pelas bandas filarmónicas e arraiais com grupos musicais.

No dia 15, predomina a vertente religiosa com Missa Solene e Procissão em honra da padroeira Nossa Senhora da Assunção.

local: Centro Histórico da Vila de Torre de Moncorvo | GPS: 4.117.403 -705.235

Festas em honra de Nossa Senhora da Saúde | Vila Nova de Gaia

As Festas em honra da Nossa Senhora da Saúde, realizam-se no Monte Murado, num ambiente natural, nos os dias 12, 13,14 e 15 de agosto, atraindo milhares de visitantes para aí cumprirem as suas promessas e rezarem as suas preces.

Junto à capela, situada ao cimo deste monte, é erguido um altar, sob um toldo, onde são realizadas duas missas campais, uma às 09h00 e a da festa pelas 11h00, saindo depois a procissão longa numa interminável fila de fiéis, abrilhantada por grupos filarmónicos.

Milhares de romeiros levam compridos círios, intercalando com os respetivos andores, descem e contornam o cruzeiro e sobem novamente a íngreme ladeira.

Para além da animação não falta a tradicional sardinha assada, o bacalhau assado na brasa, caldo verde com a típica broa, rulotes de farturas, doces e fruta. Durante o dia, atuam vários grupos musicais.

O fogo-de-artifício é às 24 horas. No dia seguinte, temos a famosa Corrida de Cavalos, argolinhas e desfilada e, à noite, a exibição de grupos musicais. Esta romaria é considerada das maiores festas religiosas de Gaia e do Norte de Portugal.

local: Carvalhos – Pedroso | GPS: 41°3’36.8676”N 8°34’37.2612”W

Dias 12 a 22

Festa de Nossa Senhora das Graças | Bragança

As festividades de Nossa Senhora das Graças, padroeira da cidade de Bragança, decorrem de 11 a 22 de agosto. O programa conta com uma série de espetáculos musicais, animação no Castelo de Bragança com a Festa da História e um espetáculo piromusical na noite do arraial.

O programa religioso, dedicado à padroeira da cidade, tem o seu ponto alto com a missa na Catedral, seguida da grandiosa Procissão Solene pelas ruas da cidade.

local: Bragança | GPS: 41.806715° -6.754933°

Dias 13 a 15

Romaria de Nossa Senhora da Assunção | Vila Flor

É o maior e um dos mais importantes santuários marianos de Trás-os-Montes onde se realiza, todos os anos, uma romaria, a maior da região, cujo expoente máximo ocorre dia 15 de agosto, com a majestosa Procissão.

Acompanhada por bandas de música, várias centenas de peregrinos descalços, milhares de visitantes, cerca de uma centena de figuras bíblicas, 11 andores, sendo o maior o de Nossa Senhora, carregado por cerca de cinquenta pessoas, vai desde a aldeia de Vilas Boas até ao santuário, numa distância de dois quilómetros.

local: Santuário Nossa Senhora da Assunção | GPS: 41°20´55.26´´N 7°10´51.96´´W

Dias 13 a 16

Festa em honra de Santa Maria Maior | Alijó

Festividade de grande relevo para Alijó, dedicada a Santa Maria Maior, padroeira desta vila.

Realiza-se em agosto e tem uma duração de quatro dias, recheados de atividades religiosas, culturais e etnográficas onde a folia e a diversão duram até altas horas da madrugada.

local: Alijó | GPS: 41.26671093007253 -7.445812225341797

Dias 13 a 16 de Agosto

Festa de Nossa Senhora da Guia | Santa Marinha – Ribeira de Pena

Consagrada padroeira do concelho em 1952, a Senhora da Guia envolve a devoção das gentes de Trás-os-Montes e do Minho que, religiosamente, todos os 15 de agosto assistem à sua procissão e cumprem promessas ao redor da capela.

Os três dias da festa são acompanhados com música ao vivo. A procissão, desde a Igreja de Santa Marinha até à capela, conta com a participação de milhares de devotos e dos seus belos andores.

A localização da capela, nas encostas do Alvão, sobranceira ao Vale do Tâmega, confere-lhe um miradouro natural fabuloso.

Também Camilo Castelo Branco terá assistido à Romaria da Senhora da Guia, tendo sido inspiração para escrever o sexto dos “Doze Casamentos Felizes”.

local: Fonte de Mouro – Santa Marinha | GPS: 41°31’58.81”N 7°46’1.37”W

Dias 14 e 15

Festa de Santa Maria de Barrô | Resende

A festa normalmente inicia-se no dia 14 e prolonga-se pelo dia 15 de agosto.

A procissão solene, na tarde do dia 15, destaca-se pelo grande número de anjinhos e de andores que nela se incorporam e ainda, pelo original andor da Senhora da Boa Viagem, uma imagem de pedra que todos os anos vão buscar ao seu pequeno nicho nos rochedos da margem esquerda do rio Douro com a ajuda de força, cordas e escadas que, por tradição, os antigos arrais e restantes marinheiros a traziam num barco-andor por eles construído, como forma de agradecimento pela milagrosa proteção divina recebida nas fainas perigosas dos rabelos.

local: Rua de Santa Maria de Barrô – Barrô | GPS: N41.129094 W7.88262

Dias 14 a 16

Romaria de Nossa Senhora da Azinheira | S. Martinho de Anta – Sabrosa

Romaria que se realiza a 15 de agosto em São Martinho de Anta, terra natal do escritor Miguel Torga, que muitas vezes nos seus livros apelida a Senhora da Azinheira como Senhora do Amparo.

local: Santuário de Nossa Senhora da Azinheira – São Martinho de Anta | GPS: 41°28’08.33’’N 7°61’72.22’’W

Dias 14 a 17

Festa de Santa Maria do Sabroso e de Santa Bárbara | Barcos – Tabuaço

Inicia com salva de morteiros e acompanhamento da Priora pela banda de música até à Igreja Matriz.

A procissão é acompanhada por uma banda, com saída da Igreja Matriz até à Igreja de Santa Maria do Sabroso, seguida de Missa Solene e sermão. De tarde, atuação de grupos de música tradicional.

À noite, atuação de grupo de baile, que finaliza com arraial de fogo-de-artifício.

local: Barcos | GPS: 41.122.517 -7.598.046

Dia 15

Festas da Senhora da Conceição | Vieira do Minho

Nossa Senhora da Conceição é a padroeira do concelho de Vieira do Minho.

Ainda que a data oficial da celebração da Igreja Católica seja 08 de dezembro, em Vieira aproveita-se a ocorrência de inúmeras festas durante o verão, devido à presença dos emigrantes, para festejar, também, Nossa Senhora da Conceição. Os andores são enfeitados e transportados pelos devotos do santo ou santa, o de São Cristóvão, por exemplo, é levado pelos taxistas.

local: Vieira do Minho | GPS: 41.629.417 -81.388.065,15

Romaria da Nossa Senhora da Abadia | Sta Maria de Bouro – Amares

Esta romaria atrai milhares de pessoas ao Santuário da Nossa Senhora da Abadia.

Devido ao seu enquadramento paisagístico, os devotos e visitantes, para além da parte religiosa e profana da festa, podem desfrutar de um ambiente paradisíaco, onde apenas o sussurrar das águas e o chilrear das pequenas aves quebram o silêncio que tanto caracteriza este espaço.

local: Nª Sª da Abadia – Santa Maria de Bouro | GPS: 41.403. 149 -8.152.848

Senhora do Pranto | Salto – Montalegre

Nossa Senhora do Pranto é comemorada a 15 de agosto, dia em que “a Senhora” sai em longa e lorida procissão. Salto, sempre foi terra de tradição e culto mariano como atestam os documentos referentes à freguesia.

A Santa Maria de Salto acorrem os crentes de toda a paróquia, além de romeiros dos concelhos vizinhos do Minho e de Boticas. Assim, na tradição oral, teria surgido o nome da freguesia que, com as reformas anticlericais dos inícios da República, ficou a chamar-se apenas Salto, hoje vila de Salto.

local: Freguesia de Salto | GPS: 41˚ 38’21.29” N 7˚ 56’43.43” W

Festa de Nossa Senhora da Assunção | Póvoa do Varzim

A 15 de agosto, a Virgem é venerada com toda a pompa e circunstância. Uma das tradicionais formas de o fazer é colocar no cimo dos mastros dos barcos dos pescadores os melhores lenços da mulher, ilhas ou noiva, como homenagem à Senhora que vai passar a abençoá-los.

É assim ainda hoje, apesar da classe piscatória se encontrar altamente reduzida pela emigração. O momento alto dos festejos corresponde à procissão que conhece o auge, quando, frente ao porto de pesca, os andores são voltados para o mar e milhares de foguetes são lançados dos barcos engalanados.

local: Igreja de Nossa Senhora da Lapa – junto ao porto de pesca da Póvoa de Varzim | GPS: 41°22’25,71’’ N 8°45’39,90’’ W

Festa de Nossa Senhora da Assunção | Santo Tirso

Festa de carácter religioso que reúne centenas de peregrinos.

A concentração é realizada na Capela Velha, seguindo-se uma procissão até ao Mosteiro de Nossa Senhora d’Assunção onde é celebrada a Missa Solene. No final há exposição do Santíssimo, atos de adoração, procissão e bênção de despedida.

Na área envolvente do mosteiro, na frondosa “mata e sala de visitas” realiza-se o tradicional almoço ao ar livre com fartos farnéis.

local: R. Padre Miguel Miranda – Monte Córdova | GPS: 41°20’29.9”N 8°26’49.9”W

Romaria de Nossa Senhora da Lapa | Sernancelhe

Existem dois grandes momentos de peregrinação à Senhora da Lapa: a 10 de junho e a 15 de agosto. Estas peregrinações são precedidas de novenas, que funcionam como uma espécie de retiro aberto e são verdadeiramente concorridas.

Milhares de pessoas acorrem àquele santuário mariano, movidos pela fé na imagem da santa, encontrada pela pastorinha Joana debaixo de uma lapa. Há igualmente uma peregrinação no segundo domingo de setembro, já com uma larga tradição. Das três romarias, a de agosto é a maior.

local: Santuário de Nossa Senhora da Lapa | GPS: 40°52’12.53’’N 7°34’30.56’’W

Festa de Nossa Senhora das Necessidades | Sernancelhe

A festa em honra de Nossa Senhora das Necessidades realiza-se na Vila da Ponte. No monte sobranceiro à aldeia, um dos miradouros mais espantosos de todo o concelho, reúnem-se centenas de pessoas para agradecer as benesses concedidas pela sua santa padroeira.

Da Igreja Matriz sai a procissão, percorrendo cerca de dois quilómetros até à capela. O acompanhamento da banda musical é indispensável, assim como os cânticos que ecoam pela encosta do Monte da Senhora das Necessidades.

local: Nossa Senhora das Necessidades – Vila da Ponte | GPS: 40’54’46.63’’N 7°31’22.73”W

Romaria de Nossa Senhora da Saúde | Gestoso – São Pedro de Castelões – Vale de Cambra

Situado no alto da Serra do Arestal, no Lugar de Gestoso, ergue-se no século XVIII, uma capela em honra de Nossa Senhora da Saúde, tendo sido reconstruída em 1782.

Neste local é realizada anualmente de 14 para 15 de agosto a Romaria à Nossa Senhora da Saúde.

Este santuário era avistado do Atlântico pelos pescadores que, em noites de tempestade pediam ajuda à Senhora da Saúde e vinham em romagem na altura dos seus festejos agradecer a sua proteção.

local: Parque Nossa Senhora da Saúde – Gestoso – S. Pedro de Castelões | GPS: 40°48’4.59”N 8°22’56.68”W

Festa da Senhora do Faro | Monte do Faro – Valença

Peregrinação desde a Igreja de Santo Estevão (dentro da muralha) até à Capela de Nossa Senhora do Faro, num percurso de cerca de oito quilómetros.

À chegada, celebram-se as cerimónias religiosas. Depois as pessoas passam o dia juntas em confraternização no parque onde almoçam, levando o tradicional farnel. Durante a tarde, há animação musical.

local: Monte do Faro | GPS: 42°01’07.57”N 8°35’47.17”W

Festa de Nossa Senhora da Assunção | Vinhais

Celebração do culto mariano. Realizando-se anualmente missa e procissão em Vinhais, é a grande festa da vila, uma vez que é a sua padroeira e, como se realiza em agosto, reúne os emigrantes da região.

local: Vila de Vinhais | GPS: 418.224.297 -70.498.442

Dias 19 a 24

Romaria de S. Bartolomeu | Ponte da Barca

Por muitos considerada como a mais genuína romaria do Alto Minho, o S. Bartolomeu constitui um dos maiores cartões de visita de Ponte da Barca.

Durante seis dias, a vila corporiza de forma intensa as tradições, usos e costumes mais genuínos desta região.

A gastronomia, o folclore, as tasquinhas, o artesanato, a Feira do Linho, entre muitas outras atividades, ganham espaço e dimensão durante a romaria.

Mas o grande cartaz das festas acontece na noite de dia 23 com o desfile e atuação das Rusgas pelas ruas da vila, arrastando multidões e prolongando a folia por toda a noite. Os grupos que se formam são os protagonistas da noite, dedicada às danças e cantares populares.

Com as concertinas, os bombos, os cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas juntam-se, desfilam, formam-se rodas de tocadores, dançando-se e cantando-se à desgarrada até ao raiar do sol.

local: Ponte da Barca | GPS: 41°48’27.33”N 8°25’0.65”W

Dia 20 e fim de semana mais próximo

Romaria de Nossa Senhora D’Agonia | Viana do Castelo

A Romaria d’Agonia junta-se à história da Igreja d’Agonia, construída em 1674, em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.

Hoje, o nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal: a Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que ainda hoje são repetidas anualmente no feriado municipal.

Do programa destaca-se o Desfile da Mordomia, a Procissão Solene, o Cortejo Etnográfico, Festa do Traje, o Desfile “Vamos para a Serenata”, as exibições de grupos folclóricos, os tapetes floridos nas ruas da Ribeira, a Procissão ao Mar e as sessões de fogo de artifício.

A organização está a cargo da VianaFestas e conta com o apoio da Câmara Municipal.

local: Cidade de Viana do Castelo | GPS: 41.692.899 -8.837.928

Dia 20 a 9 de Setembro

Festa de Nossa Senhora dos Remédios | Lamego

Têm origem num templo, erguido 1361, no mesmo local onde se encontra o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios.

Em 1551, o então Bispo de Lamego, mandou erigir a primeira capela em honra da Nossa Senhora dos Remédios, onde hoje se situa o Pátio dos Reis (largo no escadório).

Em 1750, a Irmandade devido à sua degradação, mandou demoli-la e construir um magnificente Santuário e uma escadaria de 618 degraus, ligando-o à cidade. Esta obra só foi inaugurada em 1778.

As festas foram crescendo ao longo dos tempos até se tornarem uma das mais grandiosas do país. Atualmente o programa engloba exposições, concertos, desfiles, procissões, feiras, eventos culturais e desportivos.

Destaque para os dias 06, 07 e 08 de setembro, datas da Marcha Luminosa (à noite), da Batalha das Flores (à tarde) e da Majestosa Procissão do Triunfo.

Na tarde de dia 08, feriado municipal, milhares de pessoas assistem a esta procissão singular, admirando os andores que ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois engalanadas, a única em Portugal e provavelmente no mundo, com autorização expressa da Santa Sé. Mais informações

local: Cidade de Lamego | GPS: 41°05´30.60”N 7°48´58.92”W

Dias 22 a 24

Festa da Vila em honra de São Bartolomeu | Vila Flor

Todos os anos, as festas da vila são o ponto de encontro de largas centenas de emigrantes que regressam às suas famílias.

Dia 24, feriado municipal, sai a procissão à rua, acompanhada pela banda de música local e por uma imensidão de gente que faz questão de seguir a imagem de S. Bartolomeu pelas ruas principais de Vila Flor.

Da festa faz parte a Terra Flor – Feira Regional de Produtos e Sabores, que constitui uma iniciativa de promoção dos produtos, produtores, marcas e potencialidades do concelho de Vila Flor e da região.

local: Vila Flor | GPS: 41°18´24.78´´N 7°09´07.73´´W

Dias 23 e 24

Festa de São Bartolomeu de Cavez | Vila de Cavez – Ponte – Cabeceiras de Basto

Festa de S. Bartolomeu de Cavez é uma romaria antiga, de grande importância para a sua população e visitantes.

Todos os anos, de 23 para 24 de agosto, milhares de pessoas deslocam-se para levar com o santo na cabeça e beber a água que brota da nascente localizada junto do rio.

Também existe um programa cultural, recreativo e religioso, dirigido às diferentes faixas etárias da população.

local: Vila de Cavez – Ponte | GPS: 41°30´59.1”N 7°53´24.08”W

Dia 24

Festa de São Bartolomeu | Campelo – Baião

As Festas Concelhias e de S. Bartolomeu marcam o ponto alto da animação de verão na sede do concelho de Baião, com destaque para a Procissão em honra de S. Bartolomeu que se realiza anualmente no dia 24 de agosto, feriado municipal.

O programa das festas é sempre variado e assente nas tradições do concelho de Baião, com a Feira do Gado, que anualmente junta centenas de espécimes da raça arouquesa, o espetáculo tauromáquico, e a Feira de Artesanato, para além da festa religiosa do dia 24 de agosto.

A animação fica a cargo de grupos de bombos do concelho que percorrem as principais artérias da vila, destacando-se ainda os passeios de charrete e um conjunto de espetáculos musicais realizados por músicos do concelho de Baião e por um artista convidado de projeção nacional.

local: Rua Engenheiro Adelino Amaro da Costa – Campelo | GPS: 41.16499 -8.027268

Romaria e Festa em honra de São Bartolomeu – Vimioso

A Festa de S. Bartolomeu, que decorre todos os anos no dia 24 de agosto, é, pela sua projeção além-fronteiras, a mais conhecida da região.

São verdadeiras enchentes de pessoas que se deslocam ao santuário situado nas imediações desta terra, vindas de todo o distrito e não só (há inclusive muitos emigrantes que vêm exclusivamente para as cerimónias religiosas) para prestar devoção ao santo.

local: Santuário de S. Bartolomeu | GPS: 41°39’40.15”N 6°37’43.55”W

Dia 24 ou no domingo mais próximo

Festas de São Bartolomeu | Foz do Douro – Porto

Todos os anos, no fim do mês de agosto, realizam-se na Foz do Douro os festejos em honra de S. Bartolomeu, cujo ponto alto é o típico cortejo com figuras vestindo trajos de papel que, ritualmente, vão banhar-se ao mar no chamado banho santo.

local: Jardim do Passeio Alegre, Rua do Passeio Alegre | GPS: 41.148365 -8.671196

Dias 28 e 29

Romaria de São João D’Arga | Mosteiro de S. João D’Arga – Caminha

A Romaria de São João d’Arga, uma das mais típicas do calendário festivo do Alto Minho, ainda mantém viva a tradição de irem romeiros a pé até São João d’Arga.

Após a subida ao monte, cumpre-se a promessa de dar três voltas à capela e entregar a esmola: uma ao santo…e outra ao diabo. Na noite de 28 para 29 a festa é em grande, a animação é constante.

Para afinar as gargantas e aquecer o corpo – a aldeia fica a uma altitude de cerca de 800 metros e o frio aperta – os romeiros têm ao seu dispor as especialidades locais: a broa, o chouriço, o cabrito, o vinho verde e o “chiripiti”, uma mistura de mel e de aguardente, produzidos na serra.

Fé e lendas à parte, a romaria é característica pelas rusgas de cantadores ao desafio e tocadores de concertina que perduram até de madrugada. Mais informações

local: Mosteiro de S. João D’Arga | GPS: 41°50’17.60’N 8°43’55.99’W

Dias 30 a 8 de Setembro

Festa de Nossa Senhora da Serra | Rebordãos – Bragança

Conta a lenda que Nossa Senhora terá aparecido a uma pastorinha, menina muda, que todos os dias guardava o seu rebanho na serra da Nogueira, e lhe terá pedido para transmitir aos habitantes da aldeia que construíssem no ponto mais alto da serra uma igreja em sua memória.

Nossa Senhora terá feito o milagre, dando fala à pastorinha, e o local, onde pretendia que a igreja fosse construída, foi marcado com neve, num dia de sol em agosto.

Esta festividade atrai milhares de devotos entre 30 de agosto e 08 de setembro, à qual está também associada a componente gastronómica e lúdica.

local: Rebordãos | GPS: 41.717793° -6.854928°

Primeira quinzena de agosto

Festa da cidade e do concelho de Vizela

Realizam-se em agosto. Estas festas começaram de forma simples, em 1953. Em 1956, implementaram-se com mais vigor, criando uma tradição marcante em Vizela, trazendo à cidade inúmeros visitantes.

Estas festas, de cariz cultural evidente, são a manifestação da carolice e da boa disposição do povo que através da sua disponibilidade, fazem destas festas a maior atração turística de Vizela.

O cortejo “Vizela dos Tempos Idos” é hoje considerado a atração mais importante de todo o calendário festivo, realiza-se na noite do último dia das festas e retrata a época áurea das termas. Este reúne centenas de figurantes, majoretes, escolas de samba, bandas de música e vários carros alegóricos.

Todos os dias existem atividades e muita animação transmitida pelos locais e por quem a eles se quiser juntar. Vale a pena visitar o concelho de Vizela e participar nestas festas.

local: Centro da Cidade – União das Freguesias de Caldas de Vizela (S. Miguel e S. João) | GPS: 41.226180 8.184970

Primeiro domingo até à 2ª segunda-feira

Festas de La Salette | Oliveira de Azeméis

A festa tem início com uma enorme Procissão de Velas, com a imagem (única) de Nossa Senhora de La Salette, da Capela de La-Salette para a Igreja Matriz.

Termina com a “Procissão do Triunfo”, que aglutina Irmandades de todas as paróquias da Vigararia de Oliveira de Azeméis, transportando a imagem no percurso inverso, de regresso à capela.

No decorrer da semana há todo um programa variado de animações.

local: Parque de La Salette | GPS: 40.842.755 -8.465.501

Do primeiro ao segundo domingo

Festa de Nossa Senhora da Veiga | Vila Nova de Foz Côa

Junto ao Vale Meão, limite de Vila Nova de Foz Côa, frente à Estação do Pocinho, com o Rio Douro a seus pés, ergue-se o Santuário de Nossa Senhora da Veiga, invocada por toda a população fozcoense e dos concelhos limítrofes.

Atualmente, a Festa da Nossa Senhora da Veiga é fortemente participada a nível regional e pelos emigrantes fozcoenses dos quatro cantos do mundo, dado que se contam por milhares os benefícios e graças que Nossa Senhora da Veiga tem concedido aos seus devotos.

Participar na Festa da Nossa Senhora da Veiga é fundamental para entender as crenças, anseios e vicissitudes das vivências fozcoenses.

local: Praça do Município | GPS: 41,083468 -7,136006

Fim de semana que precede ou sucede ao dia 10

Festas do Concelho em honra de Santo António e Nossa Senhora das Dores | Paredes de Coura

Neste concelho, durante o fim-de-semana que precede ou sucede ao dia 10 de agosto (Dia do Município), realizam-se as Festas do concelho em honra de Santo António e Nossa Senhora das Dores, onde a religiosidade e o profano se fundem numa animação única.

A procissão, o ponto alto das festividades religiosas, concentra os fiéis, o arraial com os seus grupos de música de dança anima os recintos e as gentes dançam até que o cansaço dite que é hora de parar.

Por todo o lado, ouvem-se as concertinas e, aqui e além, os cantares ao desafio, o ribombar e o brilho do fogo-de-artifício, iluminando os céus.

local: Paredes de Coura | GPS: 41°55’28,29 8°35’10,61

Primeiro fim-de-semana

Festas em honra de Nossa Senhora da Assunção | Vilarinho da Castanheira – Carrazeda de Ansiães

As Festas em honra de Nossa Senhora da Assunção realizam-se no primeiro fim-de-semana de agosto, domingo e segunda-feira, em Vilarinho da Castanheira.

Esta festa é uma das maiores romarias do concelho de Carrazeda de Ansiães e tem como ponto alto a grandiosa Procissão em honra de Nossa Senhora da Assunção, cujos numerosos andores têm como particularidade serem decorados a cetim de variadas cores.

No domingo, a procissão sai da Igreja de Santa Maria Madalena em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, onde decorrem as festividades com a realização, durante a noite, de um animado arraial. Na manhã do dia seguinte, a procissão volta-se a realizar com o retorno dos andores à Igreja Matriz.

local: Vilarinho da Castanheira | GPS: 41°12’13.13’’N 7°12’48.22’’W

Festa do Senhor da Saúde | Ponte de Lima

A Romaria do Senhor da Saúde caracteriza-se pela sua religiosidade popular, sendo marcadamente destinada a cumprir promessas dos romeiros. Só a Deus confiam a sua saúde.

É a crença dos que se socorrem do Senhor da Saúde em Sá.

local: Rua da Igreja – Sá | GPS: 41°46’26,846”N 8°37’13,474”W

Festa do Senhor da Piedade | Montalegre

O Senhor da Piedade realiza-se anualmente, no primeiro domingo de agosto e começa com uma procissão, desde a vila até à capela com o nome do padroeiro.

Ordena a tradição que, nesse dia, todas as famílias de Montalegre almocem nos campos circundantes da capela: são as “merendas barrosãs”, motivo para uma cordial e gigantesca confraternização. A meio da tarde vem a sempre aguardada “chega de bois” e à noite o arraial com o fogo de artifício.

Por ser considerada a festa do concelho, o Senhor da Piedade prolonga-se por vários dias, preenchidos por um programa com espetáculos recreativos e manifestações de caráter etnográfico e cultural.

local: Montalegre | GPS: 41˚49’22.55”N 7˚48’26.81”W

Festa do Divino Salvador e da Senhora das Angústias | Ribeira de Pena

A Festa do Divino Salvador e da Senhora das Angústias é sempre acompanhada por uma missa, um leilão, foguetes, espetáculo de fogo-de-artifício e muita animação com música ao vivo.

A bela Igreja Matriz do Divino Salvador, com a primeira sagração em 1793, alberga o Divino Salvador e a Senhora das Angústias.

Este magnífico monumento foi palco do primeiro casamento de Camilo Castelo Branco, em 18 de agosto de 1841, na época com apenas 16 anos de idade, com uma jovem de 14 anos de nome Joaquina Pereira de França.

local: Praça do Município | GPS: 41°31’10.25”N 7°47’38.75”W

Festa de Nossa Senhora do Viso | Fontes – Sta Marta de Penaguião

O famoso santuário fica na freguesia de Fontes, mas a romaria é do concelho inteiro e de outras terras vizinhas.

Trata-se da festa religiosa e profana por excelência das gentes de Penaguião desde tempos antigos. Com duas partes distintas e temporalmente desfasadas:

– uma, no primeiro fim de semana de agosto (a festa dedicada aos emigrantes) com cerimónias religiosas, banda de música, arraial e festival folclórico;

– outra, no primeiro fim de semana de setembro, também com a vertente lúdica para quem não tem férias e trabalha todo o ano a terra e a vinha.

local: Lugar do Viso | GPS: 41.228.174 7.829.327

Festa do Senhor dos Navegantes | Vila do Conde

O culto ao Senhor dos Navegantes constitui uma velha tradição da população piscatória das Caxinas.

A procissão – que se realiza no domingo mais próximo do dia 6 de agosto – e a Missa Solene constituem os pontos mais altos do programa religioso.

local: Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes e outros locais | GPS: 41° 21’ 50.58’’ N 8° 45’ 34.77”W

Festas concelhias em honra de S. Sebastião | Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira celebra S. Sebastião com iniciativas religiosas e recreativas.

A Comissão das Festas Concelhias, com o apoio da Câmara Municipal, aposta num programa que realça a tradição cerveirense e altominhota.

O primeiro dia, fica marcado pelo Cortejo Etnográfico, onde é apresentado o que de melhor se faz e existe na ‘Vila das Artes’, através das suas freguesias e associações. Residentes, emigrantes e turistas ocupam as ruas do centro histórico para reviver este desfile.

Sábado, é mais direcionado para a vertente musical com atuação de grupos de bombos do concelho e concertos das bandas musicais convidadas.

No último dia, domingo, a vertente religiosa ganha destaque com a Missa Solene e a Majestosa Procissão em honra de S. Sebastião, às 17h00.

Cada um dos três dias finaliza com concertos de grupos musicais e de orquestras, fogo-de-artifício no sábado no Cais do Rio Minho e no domingo no Largo da Feira.

local: Terreiro – Praça da Liberdade | GPS: 41.940.487 -8.743.930

Segundo fim-de-semana

Festas em honra de Nossa Senhora da Piedade | Sanfins do Douro – Alijó

É famosa a romaria de Sanfins do Douro conhecida pelo seu forte caráter religioso onde veementemente se venera a Senhora da Piedade, patente durante todo o ano no santuário. Nessa altura, é transportada para a igreja matriz em procissão.

O enorme e pesado andor onde se transporta a santa padroeira é leiloado entre o grupo dos “novos” e o grupo dos “velhos”.

O grupo que conseguir arrematar o andor terá o privilégio de o carregar no dia da Procissão de Gala à Senhora da Piedade pelas ruas da vila. Os resultados deste leilão são sempre somas avultadas que revertem a favor do santuário. Festa de cinco dias com muita folia musical e belos espetáculos pirotécnicos.

local: Sanfins do Douro | GPS: 41.277548453048894 -7.458858489990234

Romaria de S. Salvador do Mundo | S. Salvador de Viveiro – Boticas

É uma das mais peculiares romarias de toda a região e aquela que denota mais envolvimento entre as pessoas e os animais.

De facto, o Divino Salvador do Mundo, como é apelidado pelos mais antigos, é caraterizado por ser uma celebração religiosa que envolve os paroquianos e todo o seu gado.

No dia da festa, as gentes da aldeia, próximas e distantes, levam aí o gado bovino a cumprir a promessa, fazendo-o dar nove voltas em torno da capela, carregando por vezes sacos de cereal, centeio ou milho, amarrados à cabeça, como forma de agradecimento ao santo pela proteção que lhe prestou.

De seguida, os animais são benzidos pelo padre e permanecem às centenas, espalhados e próximos da capela até ao final das cerimónias.

É uma romaria de cariz e enraizamento popular, mas com um profundo traço religioso, que chega intacta até aos nossos dias.

local: Santuário do Divino Salvador do Mundo – S. Salvador de Viveiro | GPS: 41°40’59” N 07°46’00” W

Festas em honra de Santa Rita de Cássia | Caminha

No segundo fim-de-semana do mês de agosto, realizam-se em Caminha as Festas Concelhias em honra de Santa Rita de Cássia. Esta festividade popular remonta ao ano 1844, atraindo milhares de pessoas.

Do programa religioso, fazem parte os sermões e a majestosa procissão constituída por dezenas de andores e figurantes, sempre acompanhada por uma fanfarra ou banda de música. O programa de animação cultural também é rico e diversificado.

São muitos os concertos e espetáculos de fogo-de-artifício. Um dos momentos mais altos da festa é a monumental serenata de fogo-de-artifício nas margens do rio Coura, que tem sempre lugar na última noite das festividades.

local: Centro Histórico da Vila de Caminha | GPS: 41°52’34.25’N 8° 50’18.12’W

Festa em honra da Nossa Senhora das Neves | Alfândega da Fé

Sambade é a aldeia mais populosa do concelho. Uma bela povoação, orgulhosa da sua igreja, erguida nos finais do séc. XVIII no meio de um adro com árvores frondosas e agradáveis bancos de pedra, que convidam ao descanso e a respirar o ar puro da serra.

A festa realiza-se no terceiro domingo de agosto (dia principal) e tem duração de quatro dias. Começa na sexta-feira e termina na segunda-feira seguinte. Não se sabendo exatamente a sua origem, é uma festa caracterizada por uma forte tradição e indubitavelmente uma das maiores romarias da região, atraindo grande número de peregrinos.

local: Rua da Igreja – Sambade | GPS: 41°24’47.47’’N 6° 58’27.41’’W

Festa de S. Roque | Vila Nova de Cerveira
A Festa em Honra de S. Roque é uma festa com um cariz religioso muito acentuado, onde a devoção ao santo se impõe.

Além das iniciativas religiosas, decorrem outras de índole popular e festivo, onde não faltam os arraiais minhotos.

local: Largo de S. Roque | GPS: 41.936.815 -8.742.828

Terceiro fim-de-semana

Festa de Nossa Senhora da Livração | Boticas

As festas em honra de Nossa Senhora da Livração e as feiras a elas associadas, rapidamente passaram a ser local de “romaria” obrigatória na região, trazendo até Boticas muitos populares.

Estas festividades terão atingido um dos seus pontos mais altos no ano de 1936, altura em que se festejava o centenário da criação do concelho. Milhares de populares participaram no extenso cortejo de dezenas de carros alegóricos.

Ao longo dos anos as festividades continuaram a manter a importância como o provam os milhares de populares que, ano após ano, se associam a estas festividades e integram a extensa procissão que percorre as ruas da vila.

Associada a estas, surge a colocação do São Cristóvão no rio, com o menino Jesus num dos ombros e com a vara de barqueiro na mão. Esta imagem gigantesca é o último exemplo conhecido em Portugal da atuação deste santo, banido da cena religiosa pelo movimento da Contra Reforma.

local: Rua 5 de Outubro, Largo da Igreja | GPS: 41°41’18’’ N 07°39’53’’ W

Festa de Santa Bárbara | Miranda do Douro

Festa de cariz religioso, sendo que a eucaristia acontece na Sé Catedral de Miranda do Douro, seguida de uma majestosa procissão. À noite, acontece o arraial, seguido de lançamento de fogo-de-artifício.

local: Miranda do Douro | GPS: 41.493.583 -6.273684

Festa de Nossa Senhora das Dores | Monção

Festa à Virgem das Dores, uma das romarias mais autênticas e genuínas do Alto Minho decorre entre 15 e 19 de agosto, com cinco dias de veneração à imagem de Nossa Senhora e diversos momentos de animação com acentuada componente tradicional, etnográfica e festiva.

Os momentos mais fortes, que reúnem milhares de pessoas nas ruas e varandas do centro histórico, são a Procissão Solene em honra à Virgem das Dores, no domingo, pelas 18h00, e a Procissão Solene em honra do Emigrante, segunda-feira, pelas 11h00.

Destaque ainda para a saudação mútua e despedida das bandas, após a procissão de domingo.

local: Praça Deu-La-Deu | GPS: 42.078305 -8.481237

Festa em honra de Santa Eufémia | Vila do Gerês – Terras de Bouro

A vila do Gerês celebra, lembrando a padroeira da freguesia, as Festas em honra de Santa Eufémia no terceiro fim de semana de agosto.

As festividades visam mostrar as tradições que caracterizam a cultura e a importância que os atos religiosos têm localmente.

Trata-se de três dias festivos, onde a componente musical, os atos religiosos e a promoção dos produtos locais são uma constante e completam um animado e variado programa festivo.

local: Vila do Gerês | GPS: 41°43’45.44”N 8° 9’42.12”W

Terceiro Domingo

Festa em honra de Nossa Senhora da Dores | São Martinho de Bougado – Trofa

Considerada uma das maiores romarias do Norte de Portugal, a festa em honra de Nossa Senhora das Dores realiza-se, anualmente, no mês de agosto (terceiro domingo). A tradicional e secular procissão, única pela grandiosidade dos seus andores, faz deslocar à Trofa milhares de visitantes.

Conta ainda com vários dias de festividades e com uma feira de sementes, precedidos de uma semana cultural. A festa tem já perto de 250 anos de história e é organizada anualmente por uma comissão de pessoas voluntárias, pertencentes às várias aldeias que integram a freguesia de São Martinho de Bougado.

local: S. Martinho de Bougado | GPS: 41°20’11.61”N 8°33’37.24”W

Penúltimo Domingo

Festa de Nossa Senhora da Guia | Resende

Realizada no penúltimo domingo de agosto, a Festa de Nossa Senhora da Guia assume também a designação de Festa do Emigrante, pela grande devoção dos emigrantes a Nossa Senhora da Guia.

local: Lugar da Senhora da Guia – S. João de Fontoura | GPS: 41.114926 7.921314

Penúltimo fim-de-semana

Festa de Nossa Senhora do Amparo de Felgar | Torre de Moncorvo

Realiza-se na freguesia de Felgar. Segundo a tradição, o Comendador Pires, em pleno mar alto, no seio de uma tempestade, prometeu edificar uma capela em honra de Nossa Senhora do Amparo se lhe acudisse.

Assim foi, e todos os anos, no penúltimo domingo de agosto se realizam as grandiosas festas em honra da Senhora do Amparo no lindo e airoso santuário. Do cartaz recheado de música e animação, destaca-se a grandiosa procissão.

local: Santuário de Nossa Senhora do Amparo – Felgar | GPS: 4.121.261 -695.964

Último fim-de-semana

Festa em honra do Mártir S. Sebastião | Alfândega da Fé

Em Alfândega da Fé celebra-se em agosto a Festa do Mártir S. Sebastião, uma comemoração que afirma a profunda crença popular e a apoteose do sagrado.

Em paralelo, o programa profano dá cor, música, boa disposição e muitos motivos de entretenimento às gentes da terra e aos turistas que ali se deslocam, revivendo, ano após ano, tradições, hábitos e costumes populares.

local: Largo S. Sebastião | GPS: 41°20’27.32’’N 6°57’41.07’’W

Festa em honra de Nossa Senhora dos Aflitos | Pegarinhos – Alijó

Trata-se de uma romaria intensificada na fé na sua santa padroeira, Nossa Senhora dos Aflitos.

A Procissão de Gala é uma autêntica recriação bíblica feita com a dedicada representação das suas gentes, que levam muito a sério o seu papel momentâneo de atores, vestidos com figurinos à época, que desperta a curiosidade de milhares de forasteiros.

A noite, essa sim, é de diversão e muita folia até de manhã.

local: Pegarinhos | GPS: 41.27974154236795 -7.456626892089844

Romaria de Carrazeda | Carrazeda de Ansiães

As festas de Carrazeda de Ansiães realizam-se no último fim de semana de agosto e constituem a principal romaria do concelho.

Estas festividades contam sempre com um programa de atividades bastante diversificado onde se incluem concertos de música, exposições, palestras, ações de promoção e venda dos produtos regionais, com particular destaque para a maçã, o vinho e o azeite.

Do programa, destaca-se o Cortejo Etnográfico, que se realiza durante a tarde de sábado e conta com a representação de todas as freguesias do concelho.

No domingo à tarde, tem lugar a grandiosa Procissão Solene, onde participam todos os padroeiros do concelho com os seus andores profusamente decorados com flores.

local: Praça do Município – Carrazeda de Ansiães | GPS: 41°14’31.19’N 7°18’20.31’’W

Festa de Nossa Senhora do Caminho | Mogadouro

A Ermida da Nossa Senhora do Caminho aparece documentada em planta já em 1762 e situava-se, nessa altura, fora do aglomerado da vila, permitindo aos romeiros um vasto espaço de arraial onde também se costumava realizar o mercado.

A festa em honra da Nossa Senhora do Caminho é uma romaria muito antiga. O dinamismo cultural mogadourense da segunda metade do século XIX viria a promover a instituição da Irmandade da Senhora do Caminho.

local: Avenida Nossa Senhora do Caminho | GPS: 41°20’32.70”N 6°42’41.66”W

Festa em honra de Nossa Senhora das Graças | Vimioso

A festa de verão, em honra de Nossa Senhora das Graças, é uma manifestação de fé e de bairrismo, conservando um ritual antigo que a própria igreja não consegue modificar: o andor da venerada durante a procissão, pára em todas as casas que têm promessas ou apenas devoção para prenderem nas fitas do andor as notas oferecidas.

local: Igreja Matriz de Carção | GPS: 41°35’35.00”N 6°35’00.35”W

Festa de Nossa Senhora da Saúde | Vale de Janeiro – Vinhais

Celebração do culto mariano. Realiza-se anualmente missa e procissão no Santuário de Nossa Senhora da Saúde em Vale de Janeiro, precedido de nove dias de novenas.

Durante este período, acorrem a este santuário inúmeros devotos para cumprir as suas promessas.

O local da capela é um monte junto da Aldeia de Vale de Janeiro, um miradouro natural com uma vista magnífica para uma vasta área.

local: Vale de Janeiro | GPS: 417.755.736 -70.874.964

Quarto Domingo

Festa de Santo Ambrósio | Vale da Porca – Macedo de Cavaleiros

Santo Ambrósio foi um dos quatro Doutores da Igreja Católica (os outros três são Santo Agostinho, S. Jerónimo e S. Gregório Magno). Foi eleito Bispo de Milão e só quando tal facto se deu é que foi batizado.

É um santo muito venerado, dado que uma das maiores festas religiosas decorre no Santuário de Santo Ambrósio, na freguesia de Vale da Porca, no planalto do Redondelo, tradicionalmente no último domingo de agosto, reunindo milhares de pessoas.

Já na pré-história, antes do Cristianismo, ali demandavam as gentes, como o atesta uma Mamoa perto da cerca do recinto.

É a festa religiosa que atrai muitos peregrinos ilustres como o Bispo ou o Duque de Bragança. Consiste na Novena em honra de Santo Ambrósio, na Igreja Matriz de Vale da Porca. E na procissão que conduz o andor do Santo Ambrósio até ao planalto do Redondelo.

No santuário celebra-se a missa campal, pagam-se promessas e convive-se com as merendas ao som das atrações musicais.

local: Freguesia do Vale da Porca | GPS: 41°31’39.80”N 6°52’40.64”W

Último Domingo

Festa de Nosso Senhor do Calvário | Resende

A origem desta romaria é muito antiga, pensa-se que terá tido início no séc. XIX, na altura da ampliação da antiga Ermida do Senhor do Calvário. Habitualmente realiza-se no último domingo de agosto.

local: Largo da Feira – S. Martinho de Mouros | GPS: 41.1060018 7.895843

Fonte: informações retiradas daqui