Instrumentos musicais tradicionais em Portugal
Introdução Margot Dias, etnomusicóloga de origem alemã, casada com o antropólogo António Jorge Dias (ambos já falecidos), escreveu que “Em
Ler mais »Introdução Margot Dias, etnomusicóloga de origem alemã, casada com o antropólogo António Jorge Dias (ambos já falecidos), escreveu que “Em
Ler mais »MÚSICA – VITA (Música é vida) * Pedem-me duas palavras para a apresentação deste CD. (…) Duas palavras? Ei-las: –
Ler mais »Grande Cancioneiro do Alto Douro O Grande Cancioneiro do Alto Douro é uma obra de recolha monumental, com 1.150 músicas
Ler mais »Introdução (…) A divisão por regiões, sempre problemática, tem no campo da música dificuldades adicionais, nomeadamente o estado actual da
Ler mais »Continuação daqui Desinteresse das instituições públicas ou privadas É lamentável que no âmbito das instituições oficiais ou privadas, que dispunham
Ler mais »Continuação daqui Recolhas e ensaios – metodologias e meios utilizados Todas as recolhas e ensaios que até aqui referimos concernem,
Ler mais »Continuação daqui… Trás-os-Montes Ao longo da primeira metade do século XX, mais precisamente até finais da década de 50, assistiremos
Ler mais »Os pioneiros nas recolhas das canções tradicionais portuguesas Gonçalo Sampaio aludiu, a propósito dos corais polifónicos das maçadeiras do Minho,
Ler mais »O papel do Romantismo (…) A música tradicional portuguesa é parte integrante dum todo, que, sem detrimento da sua complexidade,
Ler mais »A “música de intervenção” Há quarenta anos (*), ao golpe militar que derrubou o Estado Novo sucedeu um movimento revolucionário
Ler mais »Sobre a música de tradição oral portuguesa A música de tradição oral não nasceu de criação colectiva ou espontânea, nem
Ler mais »