CartazesIniciativas

XXI Festival de Folclore Afife – Viana do Castelo

XXI Festival de Folclore Afife

No próximo sábado, dia 15 de junho, vai realizar-se o XXI Festival de Folclore Afife.

Esta iniciativa vai acontecer no Polidesportivo de Afife – urbanização Cabanas em Viana do Castelo, com início às 21h00, e é organizada pelo Rancho de Danças e Cantares de Afife.

Vão participar os seguintes grupos de folclore:

– Centro Social e Cultural de Orgens

– Rancho Folclórico “A Primavera” de Vila Cova de Perrinho

– Academia De Danças E Cantares Do Norte De Portugal – Foz do Douro

– Etnográfico de Vila Praia de Âncora

Cartaz do XXI Festival de Folclore Afife - Viana do Castelo

A história do Rancho de Danças e Cantares de Afife 

Foi por volta de 1920 que em Afife se iniciou o primeiro esboço para a formação de um agrupamento folclórico.

Assim sendo, foi sob a direção do afifense Tomás Fernandes Pinto, que foi constituído um grupo composto apenas por elementos femininos.

A partir dessa data, os afifenses foram dando continuidade ao grupo folclórico, até que no ano de 1962, sob a direção do Dr. João Barrote, foi formado o célebre Grupo Folclórico de Afife.

A freguesia de Afife situa-se a 10 km a norte de Viana do Castelo, junto ao mar. Toda a freguesia é de extremo interesse, devido às suas características geográficas e estruturais.

Os trajes utilizados são trazidos pelos seus próprios elementos ou por familiares. Existem até trajes autênticos, do princípio do século.

Cláudio Bastos referiu num estudo que intitulou de “Traje à Vianesa” e onde também é mencionado o traje de Afife: “Este vestuário principalmente quando batido pelo sol, é um deslumbramento de coloração, uma verdadeira romaria de cores, nada pasmando que ele seja o predilecto da massa popular, alheia ao bairrismo das freguesias”.

Os mentores do grupo foram a célebre Ofélia das Cachenas e o Cácio do João Enes (Cácio Bandeira).

Pedro Homem de Mello, viveu sempre com entusiasmo o folclore de Afife. Dedicou-lhe poemas e considerou a Ofélia das Cachenas como a maior folclorista da região. Organizou diversos espetáculos e acompanhou o grupo em diversas deslocações.

Na década de 80 o folclore em Afife esteve estagnado, até que, por altura da preparação de uma festa da escola primária em 1994, Catarina Pires, Abílio Torres, Carlos Fernandes, liderados por Rui Manuel Areias, decidiriam incentivar as crianças a dançar folclore, daí nasceu a ideia de criar o Rancho Infantil de Danças e Cantares de Afife.

Renascimento do Rancho de Danças e Cantares de Afife

No dia 10 de Junho de 1995, o Rancho volta a renascer, contando com a participação de 20 pessoas e fazendo a primeira atuação no dia 5 de agosto no Parque de Campismo da INATEL em Viana do Castelo, perante uma assistência que ultrapassou as mil pessoas.

O Rancho foi legalizado por escritura pública a 9 de abril de 1996 e a publicação no Diário da República deu-se a 26 de julho do mesmo ano.

O grupo é membro do Registo Nacional das Associações Juvenis (RNAJ).

O Rancho de Danças e Cantares de Afife tem-se mantido ativo desde então, contando-se várias atuações dentro e fora do país.

Nota: Se quiser divulgar – gratuitamente – o seu Grupo e ou atividades no Portal do Folclore Português, saiba como aqui.