Traje feminino – Tricana de Coimbra

Traje feminino de trabalho e festa – Tricana de Coimbra

O traje de tricana de Coimbra é composto por saia comprida e rodada, blusa de algodão estampado, tendo um avental de veludo.

A peça mais interessante deste conjunto é o xaile de lã e seda lavrado com motivos orientalizantes.

Esta decoração e o material em que esta indumentária é confeccionada remetem para as suas origens oitocentistas e românticas.

A forma de usar o xaile é tipicamente local pois sobrepassa um dos braços, conferindo à silhueta uma postura arrogante pela assimetria que a diagonal do xaile desenha juntamente com as pontas do lenço da cabeça que caem sobre o peito.

Figura desenvolta e sedutora esteve sempre ligada quer na literatura, quer no imaginário ao estudante de Coimbra. (MBT)

Blusa

Tecido (tafetá) de algodão branco, entremeio e folhos de tecido de algodão da mesma cor, bordado manualmente com fio de algodão a pontos de recorte, lançado, ilhós e ponto pé-de-flor, formando motivos florais, vegetalistas e geométricos.

Decote redondo, encaixe na frente e costas decorado com nervuras e entremeios, aperta na frente com carcela e botões (8) de madrepérola; manga com folho, que aperta com botão (1). Decote, frente e encaixe guarnecidos com folho bordado.

Alt. 525 mm; larg. omb. 290 mm; mga. 550 mm

Saia

Tecido (tafetá) de algodão branco estampado de castanho e azul, formando motivos florais e geométricos.

Saia comprida e rodada; cintura franzida com pequena abertura lateral, aperta com colchete e fita de algodão castanho; na extremidade, barra formada por refegos (4).

Alt. 850 mm; cint. 760 mm

Traje feminino de trabalho e festa - Tricana de Coimbra

Avental

Tecido (veludo) de algodão preto, fita de seda lavrada, vermelha e verde, com decoração floral e geométrica e tule creme, decorado com aplicações de «soutache».

Cós ajustado com botão (1) de massa preta, cintura pregueada; extremidade decorada com fita de seda e aplicações de forma triangular de tule creme.

Forro: Tecido (tafetá) de algodão branco estampado de vermelho e preto, formando quadriculado.

Alt. 455 mm; larg. 870 mmm

Xaile

De forma quadrangular de tecido (tafetá) de lã e seda lavrada, formando motivos de inspiração oriental em tons de amarelo, castanho, preto e branco; franjas de fios de lã e de seda.

2000 x 2000 mm

 

Sugestão: O Xaile | Trajes tradicionais portugueses

Lenço de cabeça (Cachené)

De forma quadrangular, com fundo de tecido (sarja) de lã branca estampada em tons policromos, formando motivos de inspiração oriental e barra estampada de vermelho.

970 x 910 mm

Meias – (Reconstituição).

Chinelas (par)

Pele preta com decoração pintada de branco sugerindo bordado.

Salto de madeira pintada de preto e sola de couro.

Comp. pé 230 mm;
alt. salto 20 mm

Depósito do Exm.° Sr. Arlindo Ferreira de Almeida
MNT Inv.° n.° D-3.462/1 a 6
MG; MCGG

 

Sugestão: Termos relacionados com tecidos dos trajes tradicionais

 

Fonte: “Trajes Míticos da Cultura Regional Portuguesa” – Museu Nacional do Traje – Lisboa Capital Europeia da Cultura 94 (texto editado e adaptado)