Presidente da CM de Viana do Castelo visitou GF Casa de Portugal

Presidente da Câmara de Viana do Castelo visitou a sede do Grupo de Folclore Casa de Portugal

O Grupo de Folclore Casa de Portugal, sediado no Principado de Andorra, recebeu, no passado sábado, a visita do Eng.º José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo,

Esta deslocação foi feita, a convite da Cònsol Major de Andorra la Vella, para assistir à Festa Major de Andorra la Vella, capital do Principado.

O autarca vianense retribuíu, assim, a visita que Conxita Marsol realizou a Viana do Castelo, para participar na Romaria da Sra. d’Agonia, em agosto de 2019.

Além da agenda oficial da visita, José Maria Costa visitou a sede do Grupo de Folclore Casa de Portugal, entidade que em 2013 foi distinguida como entidade de mérito pelo município vianense.

Vários elementos do Grupo receberam o Presidente e esposa, que puderam apreciar o espólio da entidade cultural portuguesa assim como um mural com fotografias retratando os momentos mais marcantes dos 25 anos de atividade cultural.

José Maria Costa aproveitou a ocasião para enaltecer o trabalho de promoção da portugalidade feita pelo Grupo de Folclore Casa de Portugal, bem como o de divulgar as tradições do Alto Minho e muito especialmente de Viana do Castelo.

Ofereceu ao Grupo um livro sobre o ouro e alguns pin’s da cidade. Por sua vez o Grupo ofereceu um cabaz com produtos gastronómicos andorranos e convidou o Presidente a assinar o livro de honra da instituição.

Após a receção, os elementos do Grupo ofereceram um jantar aos convidados para agradecer a ilustre visita.

O Grupo de Folclore Casa de Portugal foi fundado a 1 de Maio de 1996 e este ano está a comemorar as bodas de prata, realizando diversas iniciativas culturais ao longo do ano.

Entre outras iniciativas dignas de mérito, destaca-se, no próximo dia 14 de agosto, a inauguração da exposição Retratos de hoje e de antes no Museu do Traje de Viana do Castelo, numa organização da Câmara Municipal de Viana do Castelo.