Nova Direção do Grupo de Folclore Casa de Portugal
Experiência, continuidade e juventude, atributos da nova Direção do Grupo de Folclore Casa de Portugal
O Grupo de Folclore Casa de Portugal, sediado no Principado de Andorra, reuniu, no passado dia 2 de abril, a sua Assembleia Geral.
Na agenda, além de assuntos de interesse geral para a coletividade, foram eleitos os corpos gerentes para o biénio 2022/2024.
Assim, Vânia Alexandra da Costa Novais foi eleita para assumir a presidência da instituição substituindo Tomás Pires de Jesus, que ocupava o cargo desde 2010.
Natural de Canillo, deu os primeiros passos no Grupo de Folclore Casa de Portugal com apenas quatro anos. É membro fundador do grupo em maio de 1996.
Desde 2011, Vânia Novais exercia as funções de Vice-presidente da instituição. A experiência e juventude levam-na agora a assumir a a presidência da associação portuguesa, atualmente mais antiga do Principado de Andorra.
Outros elementos da nova Direção
Acompanham nesta nova etapa os elementos do Grupo:
– Luís Mário Novais, como vice-presidente,
– José Luís Carvalho, secretário e diretor-artístico,
– Patrick Ferreira, tesoureiro,
– e as vogais Lurdes da Silva, Ana Sofia Pimenta, Mireia Medeiros e Cami Medeiros, que assume também responsabilidades no trajar.
As comemorações das bodas de prata do Grupo, que agora terminam, foram celebradas em plena pandemia com uma intensa atividade cultural: desde exposições, plantação de árvore, presidência do secretariado de Ágora Cultural do Principado, publicação de um livro e de vídeos nas redes sociais, entre outras.
Por isso, a nova equipe diretiva quer dar continuidade ao trabalho de promoção da cultura tradicional portuguesa no Principado de Andorra, agora que parece regressar-se à vida “normal”.
Agendado encontra-se já
– o Festival de Folclore (que terá lugar no próximo dia 30 de abril na sala de espetáculos do Centro de Congressos de Andorra la Vella),
– assim como a participação na semana da Diversidade Cultural de Andorra,
– e a organização da 7ª edição do Mercado Tradicional “O Feirão” previsto para 3 de julho.