Portugal presente na Semana da Diversidade Cultural de Andorra

Portugal marcou presença na Semana da Diversidade Cultural de Andorra

A Semana da Diversidade Cultural de Andorra la Vella concluiu, no passado 25 de maio, com um desfile pelas ruas da capital do Principado de Andorra, uma mostra gastronómica e diversas atuações de folclore e dança moderna, numa edição que contou com quatro coletividades portuguesas.

Argentina, Colômbia, Equador, Filipinas, Índia, Peru, Rússia, Ucrânia e Venezuela partilharam a sua cultura e gastronomia num evento que contou com a participação

– do Grupo de Folclore Casa de Portugal,

– do grupo de bombos da Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro,

– da Associação Cultural do Alto Minho

– e do Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho.

Desfile

A abertura, pela manhã, do desfile pelas principais artérias da capital do Principado esteve a cargo do grupo de bombos formado por tocadores do Grupo de Folclore Casa de Portugal e da Associação de Trás-os-Montes e Alto Douro que, em grande colaboração e com a sua música caraterística, arrancaram as pessoas de dentro de casa e dos estabelecimentos comerciais para assistirem à passagem do desfile multicultural.

Seguiu-se o Grupo de Folclore Casa de Portugal que, uma vez mais, surpreendeu os assistentes com um grupo de lavradeiras, algumas das quais levavam à cabeça cestos decorados e recheados de oferendas para leiloar ao puro estilo das mordomas do Alto Minho.

Integraram ainda o desfile, o Rancho Folclórico do Alto Minho, o grupo de Colombianos, Equatorianos, Filipinos, Indus, e encerrava o desfile a associação de Ucrânia com uma enorme bandeira do seu pais.

Na Praça Guillemó aguardavam autoridades e público que, depois de assistirem à passagem dos grupos pelo palco do evento, puderam visitar os 9 stands para degustar a gastronomia típica dos países representados.

A gastronomia

Uma viagem cultural e gastronómica num só espaço e sem sair de Andorra, que reuniu centenas de pessoas a degustar entre outros, os bolinhos e pataniscas de bacalhau, os pastéis de Belém, bifanas e o vinho verde bem caraterístico da região minhota.

Entre as autoridades, encontrava-se Olalla Lousada, vice-presidente, e diversos vereadores da câmara de Andorra la Vella, assim como José Dias Fernandes, deputado da Assembleia da República do grupo parlamentar do partido CHEGA, de visita à comunidade portuguesa no Principado.

Danças características

Pela tarde fora, seguiram-se as atuações de folclore, e entre tango argentino ou danças colombianas, coube ao Rancho Folclórico dos residentes do Alto Minho apresentar danças caraterísticas do Alto Minho.

O flamenco e as danças Filipinas precederam a atuação do Grupo de Folclore Casa de Portugal, que apresentou danças do seu repertório, bem representativo da região de Viana do Castelo.

A festa da diversidade cultural, organizada pelo departamento de participação cidadã de Andorra la Vella, concluiu com público e grupos a conviverem e a dançarem a dança caraterística de Andorra, a sardana.