Os trabalhos da vindima (Bucelas – 1914)

Os trabalhos da vindima

É sempre curioso o trabalho da vindima.

E de mais a mais quando esse trabalho se realiza numa grande plantação e emprega algumas dezenas de homens e mulheres na apanha da uva e na sua condução para os lagares.

A alegria enche os campos já se si alegres pela verdejante folhagem do vinhedo e pelos cachos que pendem dos troncos, semelhando pérolas ou contas de azeviche.

Os cantares descuidosos da gente que trabalha para ter certo um bocado de pão em troca do seu labor, e o regozijo ainda mais intenso do proprietário, que vê depois de alguns dias de uma azáfama aturada os seus tonéis cheios do precioso líquido que representa uma riqueza não só para ele, mas também para o Estado que aufere da sua produção vários rendimentos que vão engrossar as suas receitas, traduz bem aquele regozijo que se observa nos campos, nas estradas, nos lagares e nas adegas.

Aa fotografias que inserimos são dos trabalhos da vindima nas propriedades do sr. João Camilo Alves, em Bucelas.

Vinhos exportados para o Brasil

Esta região, como se sabe, produz os melhores vinhos brancos de pasto, que são muito apreciados dentro do país e mesmo no estrangeiro, para onde se faz uma larga exportação, principalmente para o Brasil.

E a justíssima fama desses vinhos tem-se mantido porque os vinhateiros de Bucelas conservam às suas marcas os mesmos tipos de vinho e de graduação igual, desprezando os lucros efémeros de uma colheita se quisessem perder os créditos que há tantos anos veem conquistando.

As uvas de Bucelas dão também excelentes vinhos que vendem nos mercados por altos preços e que são devidamente apreciados pela sua genuinidade.

Bom será que a seriedade dos industriais desta região se mantenha para não acontecer o que aconteceu com alguns exportadores que prejudicaram as suas transações nos mercados brasileiros com o fito apenas de ganharem muito dinheiro em troca de mixórdias que fabricavam e a que punham o pomposo nome de “vinho“.

O transporte de uvas para o lagar por mulheres

 

Os trabalhos da vindima (Bucelas - 1914)
Últimos trabalhos da vindima

 

Nas adegas do sr. Camilo Alves: chegada da uva aos tanques de pisar

 

Os trabalhos da vindima (Bucelas - 1914)
Pela estrada a caminho da adega

 

O automóvel que conduziu o sr. João Camilo Alves, seus filhos e o sr. Raimundo Alves, administrador do concelho de Loures, junto às adegas

Fonte: “Ilustração Portuguesa”, nº455 – 1914 | Imagem de destaque “Recolhendo as uvas nas dornas junto aos vinhedos” – Clichés de Benoliel