Educação Cultural – Falando de Etnografia

“Falando de Etnografia” – “Educação Cultural”

No âmbito do projeto “Baile dos Pastorinhos”, vai realizar-se, no próximo dia 11 de setembro, na Junta de Freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, um novo seminário de reflexão epistemológica denominado “Falando de Etnografia” que, desta vez, versará sobre “Educação Cultural“.

Este é mais um evento realizado no âmbito da Rede Cultura 2027 e que tem a possibilidade de ter participação online e presencial, das 09h30 às 17h, e que terminará com uma oficina de dança tradicional e popular, orientada pela professora Marisa Barroso.

Será uma oficina totalmente prática onde os participantes serão levados a conhecer detalhes dos passos, da formação, da posição e da evolução de cada dança.

Em simultâneo, e através de pequenos exercícios, serão introduzidas noções da estrutura rítmica, duração e andamento de cada dança.

Da programação consta

– «Fontes para a salvaguarda do património cultural», com a participação do Doutor Jaime Gouveia:

Jaime Gouveia, PHD – Historiador

Doutorado em História pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, licenciado e mestre em História pela Universidade de Coimbra. Atualmente é investigador integrado do CHSC, docente convidado do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Universidade de Coimbra e professor da pós-graduação em História.

Vai-nos convidar a procurar novos meios e possibilidades para a salvaguarda do nosso património cultural e refletir em como isso contribui para a nossa «Educação Cultural».

– «Educação Cultural», com a participação de Paulo Alexandre Silva – músico

56 anos, natural de Pombal, Casado

– Em 1978 participou na criação de um grupo de música popular na Escola Secundária de Pombal;

– Em 1981 realizou um levantamento cultural na aldeia de Barrocal, Pombal;

– Entre 1983/1985 participou no Levantamento Cultural do concelho de Pombal (realizadas 5 freguesias);

– Desde 1981 que realiza levantamentos culturais sobre o Património Imaterial da Região de Sicó, possuindo um vasto espólio cultural;

– Fundador do projeto Euphonia, projeto de educação cultural para a música tradicional da região de Pombal;

– Fundador do projeto “Pé Fresco”, que tem como objetivo trabalhar as memórias musicais da região de Pombal com linguagem contemporânea;

– Fundador do projeto Museu Digital de Pombal;

– Fundador da Associação Costumes e Diálogos, que tem como objetivo criar um centro de estudos folclóricos da região de Pombal e fomentar um projeto de educação cultural para a etnografia regional;

– Autor de diversos documentários sobre o Património Imaterial da Região de Pombal;

Projeto “Baile dos Pastorinhos”

Lembramos que este projeto, “Baile dos Pastorinhos“, pretende criar oportunidades de conhecimento, de desenvolvimento e disseminação das danças e da cultura popular da Alta Estremadura.

Pretende, também, propor a salvaguarda e a divulgação de forma ativa com o uso das danças tradicionais e populares portuguesas na comunidade, procurando uma resposta inovadora a problemas da sociedade (exclusão e isolamento social e identitário), com a intervenção eficiente e relevante para a salvaguarda do património cultural imaterial da nossa região.

As inscrições podem desde já ser feitas através do seguinte link .

Inscrições para professores

Esta iniciativa é uma ação de curta duração acreditada pela ESECS destinada a docentes dos grupos 100, 110, 200, 210, 220, 240, 250, 260, 300, 400, 420 e 620. Inscrição.

Para quaisquer esclarecimentos adicionais, contactar: info@afrlae.pt

Esperamos a participação ativa e dinâmica de todos!

NOTA: todas as normas da DGS em vigor à data da realização do evento serão cumpridas escrupulosamente.

“Falando de Etnografia” - "Educação Cultural"

Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta estremadura
Calçada da Fonte, Barreira
2410-023 LEIRIA