95 anos da Casa do Minho em Lisboa

 

Vai realizar-se, no próximo dia 24 de Novembro de 2018, e partir das 21h, no Picadeiro Real (antigo Museu dos Coches) a festa do encerramento das celebrações dos 95 anos da Casa do Minho em Lisboa e as Bodas de Diamante do Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa, com a participação dos convidados especiais: Fadista Rui Vaz, Grupo Folclórico de S. Torcato – Guimarães e Rancho Folclórico da Associação de Vilarinho das Quartas – Soajo.

A Casa do Minho em Lisboa foi fundada em 1923, por um grupo de minhotos, com o objectivo de congregar todos os minhotos que residam em Lisboa, e assim melhor defender os interesses do Minho e das suas gentes.

O Minho… “Criada como província em 1936, mas extinta como tal em 1976, esta região situa-se no Noroeste de Portugal, entre o rio Minho e o Douro Litoral e entre o oceano Atlântico e Trás-os-Montes e Alto Douro. Ocupa uma área de cerca de 4838 km2 e abrange os distritos de Viana do Castelo e Braga.

O Minho é uma das regiões mais chuvosas da Europa e a de mais elevada precipitação do país. No Inverno há dias relativamente frios, sobretudo no enfiamento dos vales, enquanto o Verão é moderado, apresentando nevoeiros nas zonas mais fundas.

Aqui, a costa marítima desenvolve-se em elevação gradual e circular voltada a oeste. A costa é baixa e recortada, alternando os pequenos lanços de praia arenosa com os rochedos que as marés cobrem na maior parte da superfície.Continuar a ler

 

E a propósito desta singular região, poderá ainda gostar de ler sobre os seguintes assuntos com ela relacionados:

A arquitectura popular no Minho (Soajo)

Vira do Minho

Religiosidade, crenças e superstições no Alto Minho

A Vaca das Cordas

Os Espigueiros são construções de arte popular

Gonçalo Sampaio

Traje à Vianesa – ex-libris de Portugal

Grupos Folclóricos do Minho

 

 

[themoneytizer id=”19156-16″]

 

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!
Mantemos os seus dados totalmente privados e nunca os vamos partilhar com outros. Leia a nossa Política de privacidade e responsabilidade