Cultura Portuguesa presente na maior Feira de Andorra

 

O Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ vai participar, a partir do próximo dia 25 de Outubro (sexta-feira), na 9ª Feira das Associações, na qual também participarão 41 entidades de carácter cultural, desportivo, social e meio-ambiental.

Esta iniciativa está integrada na 41ª Fira d’Andorra la Vella – um certamen multi-sectorial, que decorre nos dias 25, 26 e 27 de Outubro, e que recebe anualmente mais de 80.000 visitantes do sector serviços, automóvel, alimentação e lazer.

O Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ participa desde 2014 com um stand próprio, e apresenta, habitualmente, a gastronomia e o artesanato tradicional português.

Neste stand, os visitantes poderão apreciar os produtos à base de bacalhau, como as pataniscas e os bolinhos, assim como bifanas, moelas e rissóis.

Para “matar a sede”, os responsáveis pelo stand proporcionam vinho verde branco servido nas tradicionais tijelas portuguesas.

A doçaria tradicional, constituída por bolos caseiros e pastéis de Belém, poderá encontrar-se no stand do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ durante os três dias.

O folclore tradicional poderá ser apreciado na tarde de sábado, a partir das 19 horas, momento em que o Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ apresentará danças tradicionais do seu repertório.

O certamen é organizado pelo Comú d’Andorra la Vella, com o apoio do Departamento de Participació Ciutadana da capital andorrana.

[themoneytizer id=”19156-19″]

 

Sobre o Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’

“O Grupo de Folclore Casa de Portugal no Principado de Andorra foi fundado a 1 de Maio de 1996 tendo aprovado os seus Estatutos a 5 de Outubro de 2013. Apresenta, em terras andorranas, danças e cantares das regiões da Ribeira Lima e da Serra d’Arga, no Distrito de Viana do Castelo, norte de Portugal.

Os cerca de 60 elementos que compõem o Grupo, têm participado nos diversos festivais em Andorra sendo um referente da cultura portuguesa e têm levado em diversas ocasiões o seu trabalho de representação a países como: Espanha, França, Portugal, Luxemburgo, Suiça e Mónaco.

Desde 2006, são os promotores das Janeiras, com especial visita à Catedral de Sta. Maria d’Urgell (Espanha) na presença do Arcebispo Joan Enric Vives, Copríncipe de Andorra, assim como a instituições de solidariedade e estabelecimentos portugueses e andorranos. Nesse mesmo ano, inaugurou, em colaboração com a Embaixada de Portugal, uma exposição retrospectiva do grupo titulada “Uma década de cultura e amizade”.

Anualmente, no mês de Maio, por motivo da celebração do aniversário, realizam o seu festival de folclore e desde 2007 organizam o “Festival de Folclore Ibérico — Principado de Andorra”, um evento consolidado que conta com a participação de grupos de Espanha, de Portugal e Andorra.” Continuar a ler

Sobre Andorra

“O Principado de Andorra (Principat d’Andorra) é um país do sudoeste da Europa, localizado na cordilheira dos Pirineus, encravado em meio à fronteira de Espanha e França. Sua área é de 468 km², o equivalente a um município médio brasileiro, e sua população é de cerca de 84 mil habitantes.

País de vales estreitos e paisagens montanhosas, Andorra tem como capital a cidade de Andorra la Vella. A língua oficial é o catalão, e a maioria dos seus nacionais professa o cristianismo católico. Os andorranos são minoria em seu próprio país, pois compõem apenas 43% do total da população, sendo o restante de espanhóis, franceses e portugueses. A moeda local é o Euro, e a economia do principado gira em torno do turismo, seja recreativo ou de compras, devido às isenções de impostos em seu território, o que atrai consumidores da França e Espanha.” Continuar a ler 

[themoneytizer id=”19156-16″]