Festas, feiras, romarias e procissões no distrito de Aveiro
O distrito de Aveiro, localizado na região centro de Portugal [Beira Litoral], é um lugar repleto de tradição e cultura, onde as festas, feiras, romarias e procissões desempenham um papel fundamental na vida das comunidades locais.
Ao longo do ano, são realizados inúmeros eventos que celebram a religiosidade popular e as tradições desta região, atraindo visitantes de todo o país e até mesmo do estrangeiro.
Neste artigo, vamos apresentar diversas festividades que ocorrem no distrito de Aveiro, com importância cultural e turística para a região.
Romaria das Almas Santas da Areosa – Águeda
A romaria das Almas Santas da Areosa é considerada uma das maiores festividades da região da Bairrada. Tem lugar na freguesia de Aguada de Cima (na zona sul do Concelho de Águeda) e inicia-se na semana a seguir à Páscoa.
Senhor dos Passos de Águeda
A cerimónia religiosa do Senhor dos Passos em Águeda ocorre duas semanas antes da Páscoa.
No domingo de Passos (de Ramos), realiza-se o “Sermão do Encontro”, que comemora o momento em que Cristo encontra a sua mãe, a caminho para a crucificação. Daí a procissão segue para a igreja matriz.
Festa de São Geraldo de Bolfiar
Esta é uma das grandes romarias do concelho de Águeda, realizada sete semanas após a Páscoa na localidade de Bolfiar, coincidindo com o feriado municipal do Concelho de Águeda.
Para cativar as graças e proteção de S. Geraldo, os romeiros oferecem-lhe um tamanco de milho, uma telha furtada, uma cestinha de ovos, ou um ramo de cravos.
Festividades de Nossa Senhora do Socorro
O monte da Senhora do Socorro, antiga Pedra de Águia a que se refere a Carta do Couto de Osselôa, é um local de peregrinação.
A construção do templo data de 1857 e surge em cumprimento de uma promessa feita a Nossa Senhora para acabar com o flagelo da colera morbus, que grassou na região em 1855.
Festa de São Gonçalinho
A festividade cíclica de São Gonçalinho decorre em Aveiro (Bairro da Beira Mar) ao longo de vários dias, tomando por referência o 10 de janeiro, dia do falecimento do santo.
Dessas práticas destacam-se a entrega de oferendas votivas, em especial o arremesso de cavacas, a dança dos mancos, o espetáculo de fogo-de-artifício sobre a ria, bailes populares, concertos e romaria pelas ruas estreitas do bairro.
Culto a Santa Joana
O culto a Santa Joana começou por iniciativa das freiras do mosteiro de Jesus de Aveiro, logo após o seu falecimento, na primavera de 1490. Hoje, persiste através de uma festa e uma procissão, que decorrem anualmente, a 12 de maio.
Fazem parte das homenagens a exposição pública das relíquias da princesa, durante a procissão, a missa oficial, na Sé de Aveiro, e a serenata realizada pela Tuna Feminina de estudantes da Universidade de Aveiro.
Festas de Santo António de Estarreja
O Município de Estarreja festeja o Santo António entre 12 a 15 de junho, no Parque Municipal de Antuã. As festividades consistem em marchas populares, concertos e bailes.
Na noite de Santo António, véspera do feriado municipal (13 de junho), mais de sete centenas de figurantes desfilam trajados a rigor, executando coreografias preparadas para o efeito.
Festa em Honra de Nossa Senhora da Penha de França
A Festa em Honra de Nossa Senhora da Penha de França é, ao mesmo tempo, um evento religioso e uma festa laica tradicional. Decorre todos os anos, desde a sexta-feira que antecede o primeiro fim-de-semana de julho até à segunda-feira seguinte, na localidade de Vista Alegre, onde está implantada a fábrica de louça homónima.
Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes da Gafanha da Nazaré
Na Gafanha da Nazaré, as celebrações à protetora dos marinheiros e pescadores têm como momento fundamental uma procissão náutica, que parte do Porto Bacalhoeiro e termina no Forte da Barra, na capela de Nossa Senhora dos Navegantes. Decorre no terceiro fim-de-semana de setembro.
Festa em Honra de Nossa Senhora do Pranto de Cimo de Vila
De cariz religioso e popular, este evento festivo tem como marcas a decoração das ruas com flores de papel colorido e o tradicional arco alegórico. O dia principal é o 15 de agosto, quando decorrem a missa e a procissão.
Romaria de São Paio da Torreira – Murtosa
A romaria de São Paio da Torreira acontece anualmente, no início de setembro, na vila piscatória da Torreira, no concelho da Murtosa. Milhares de pessoas reúnem-se na praia da Torreira para homenagear São Paio, nesta que é uma festa nascida da vivência da comunidade local entre a ria e o mar.
Romaria a São Gonçalo do Bunheiro
Esta tradicional romaria foi recriada em 2016, nos aspetos que a caracterizavam em meados do século XX. Desde então, tem-se mantido a sua vertente religiosa, nomeadamente com a realização da Eucaristia, a 10 de janeiro, na aldeia do Bunheiro, como parte de um plano de revitalização da festa nos seus elementos mais distintivos.
Procissão Arciprestal do Corpo de Deus de Sever do Vouga
É uma manifestação religiosa anual, que se celebra sempre numa paróquia diferente do concelho.
Praticada pela comunidade católica, combina a Celebração Arciprestal, seguida de Procissão Eucarística, com o Santíssimo Sacramento, percorrendo as ruas enfeitadas com flores. A Procissão Arciprestal realiza-se no Dia do Corpo de Deus.