Festa em Honra de Nossa Senhora da Penha de França – Ílhavo
Nossa Senhora da Penha de França
A Festa em Honra de Nossa Senhora da Penha de França é, ao mesmo tempo, um evento religioso e uma festa laica tradicional.
Decorre todos os anos, desde a sexta-feira que antecede o primeiro fim-de-semana de julho até à segunda-feira seguinte, na localidade de Vista Alegre, onde está implantada a fábrica de louça homónima.
Durante quatro dias, há diversas cerimónias e atividades, que incluem, entre outras, a apresentação de peças teatrais e de concertos musicais, o hastear das bandeiras da Vista Alegre e de Portugal, almoço para os reformados e quadros técnicos da empresa e entrega de taças de mérito a funcionários com 20 e 40 anos de trabalho.
No domingo, realizam-se os eventos de caráter religioso:
– às 11h, é rezada missa na capela de Nossa Senhora da Penha de França;
– às 17h, tem início a procissão com a imagem da santa padroeira a sair da capela, passando pelo interior da fábrica e dando a volta ao Bairro Operário, para regressar ao local donde partiu.
As festas assinalam também o aniversário da empresa.
A capela em honra de Nossa Senhora da Penha de França data do final do século XVII e as celebrações em sua homenagem remontam à mesma época ou ao início do século seguinte.
Em 1824, José Ferreira Pinto Basto fundou a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre e, para além da unidade industrial, foi construída também a Vila Operária.
Com o tempo, o patrocínio e a organização das celebrações religiosas foram assimilados pela empresa e o evento ganhou uma dimensão social nova, tornando-se uma ocasião de convívio para os seus funcionários, administração, moradores do bairro da Vista Alegre e demais membros da comunidade local. 1

Capela de Nossa Senhora da Penha de França – Vista Alegre
Inserida no conjunto arquitetónico da Fábrica da Vista Alegre, esta capela do séc. XVII é monumento nacional e uma pequena joia artística.
No seu interior, no vão da Capela-Mor, ergue-se em pedra de Ançã uma das obras tumulares mais luxuosas da região: o mausoléu de D. Manuel de Moura Manuel, bispo de Miranda e reitor da Universidade de Coimbra, que aqui tinha a sua quinta de recreio.
A bela estátua jacente, que o próprio bispo encomendou ao escultor francês Claude de Laprade, mostra o prelado nas suas vestes cerimoniais e coroado com a mitra, soerguido do seu leito de moribundo.
A capela foi também mandada edificar por D. Manuel de Moura Manoel em finais do século XVII, vindo a ser adquirida em 1816 por José Ferreira Pinto Basto.
Apresenta na fachada principal uma imagem em pedra da Nossa Senhora da Penha de França, padroeira da Vista Alegre.
No interior destacam-se os azulejos setecentistas de Gabriel del Barco, os retábulos em mármore e talha dourada e a pintura da Árvore de Jessé no tecto do templo. 2

Fontes: 1 “Saber ser – saber fazer – O património cultural imaterial da região centro” | 2