Romarias e Festas Populares em Junho

Segundo domingo

Romaria de Santa Rita | Ermesinde – Valongo

Na Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, também conhecida por Igreja de Santa Rita, anexa ao antigo Convento da Formiga, na cidade de Ermesinde, anualmente, no segundo domingo de junho, há romaria a Santa Rita. Muito concorrida, atrai peregrinos e caminheiros de toda a região.

A Procissão em honra de Santa Rita, advogada dos impossíveis, acompanhada de anjinhos e andores com outras imagens, desenvolve-se pelo adro fronteiriço ao templo.

Paralelamente às atividades religiosas, há diversões e grande número de vendedores e tendeiros que oferecem, de sexta a segunda-feira, um vasto leque de produtos aos visitantes.

local: Av. Eng.º Duarte Pacheco – Ermesinde | GPS: 41°12’21,73”N 8° 32’ 31,06”W

Dias 6 a 13

Festas da Cidade em honra de Santo António | Vila Real

As comemorações em honra de Santo António, constituem-se como um dos pontos mais altos das Festas de Vila Real, em que a cidade ganha especial colorido, movimento e alegria.

Da Feira de Gado Maronês e Concurso Nacional de Gado Maronês, à Feira de Santo António, passando por uma panóplia de iniciativas culturais e desportivas, a vida e animação que enchem Vila Real nestes dias de festa, serve de pretexto a que as suas gentes desfrutem do ambiente quente e de franca harmonia que a sua cidade ganha.

local: Rua de Trás-os-Muros – Vila Velha | GPS: 41.292874 N 7.745909 W

Dias 6, 7 e 13

Festa de Santo António | Mixões da Serra – Vila Verde

O Santuário de Stº António de Mixões da Serra localiza-se na freguesia de Valdreu, em Vila Verde.

No dia 13 de junho, realizam-se as principais celebrações religiosas. Porém, o dia mais importante é o domingo imediatamente anterior ao dia 13.

O largo fronteiro ao santuário enche-se de milhares de pessoas e animais para participarem na cerimónia da Bênção dos Animais.

local: Mixões da Serra | GPS: 41°45’32.60”N 8°19’23.97”W

Dias 6 a 24

Festa de São João | Moimenta da Beira

Festa popular que dispõe de um programa variado com exposições, música, concertos, artesanato, entre outras atividades.

Procissão majestosa e sublime em honra ao padroeiro no dia 24, com andores cobertos de flores e centenas de figuras bíblicas a fazer o percurso, passo a passo, da Igreja Matriz às ruas e ruelas da vila e regresso novamente à Igreja Matriz, mais de duas horas depois.

Marchas a desfilar pela estrada mais central da vila, sempre ao ritmo de bandas de música e fanfarra. Uma parada colorida, animada, viva e representativa dos usos e costumes, que enche os olhos ao povo.

local: Moimenta da Beira | GPS: 40°58’50.1”N 7°36’50.0”W

Dia 10

Romaria de Nossa Senhora da Lapa  | Sernancelhe

Existem dois grandes momentos de peregrinação à Senhora da Lapa: a 10 de junho e a 15 de agosto.

Estas peregrinações são precedidas de novenas, que funcionam como uma espécie de retiro aberto e são verdadeiramente concorridas. Milhares de pessoas acorrem àquele santuário mariano, movidos pela fé na imagem da santa, encontrada pela pastorinha Joana debaixo de uma lapa.

Há igualmente uma peregrinação no segundo domingo de setembro, já com uma larga tradição. Das três romarias, a de agosto é a maior.

local: Santuário de Nossa Senhora da Lapa | GPS: 40°52’12.53’’N 7°34’30.56’’W

Dias 10 a 14

Festas concelhias em honra de Santo António | Vila Verde

De 10 a 14 de junho, Vila Verde será palco de uma das mais afamadas romarias minhotas, as Festas Concelhias em honra de Santo António. Durante cinco dias, inúmeras atividades irão proporcionar momentos inesquecíveis: as rusgas, as fogueiras, os cantares ao desafio, as imponentes sessões de fogo de artifício.

Destaque, ainda, para os festivais de folclore, as marchas, a Corrida de Cavalos, os espetáculos musicais, o Cortejo Etnográfico que conta com a participação das juntas, das associações numa mostra da autenticidade da cultura e das tradições do concelho.

O espaço gastronómico será outra das atrações para quem visita Vila Verde.

local: Centro de Vila Verde | GPS: 41°38’56.89”N 8°26´8.09”W