Romarias e Festas Populares em Março

Durante o mês de Março, realizam-se as seguintes Romarias e Festas Populares em Portugal:

Todas as sextas-feiras que vão do Carnaval à Páscoa

Sete Passos | Freixo de Espada à Cinta

Procissão da religiosidade popular, que representa a encomendação das almas, de origem medieval e que sobreviveu até aos nossos dias.

Realiza-se nas sete sextas-feiras que vão do Carnaval à Páscoa (Quaresma), a partir da meia-noite, com total ausência de luz elétrica nas ruas.

local: Principais ruas da Vila | GPS: 410.921.184 -68.053.106

Dia 12

Romaria a São Gregório | Armamar

Esta romaria celebrava-se a 12 de março em Santa Cruz junto da capela do santo. Em tempos passados, o santo era venerado de forma especial pelos trabalhadores das quintas do Douro, uma vez que a partir desta data passavam a ter direito às merendas, que eram depois retiradas no dia de Nossa Senhora dos Remédios, a 08 de setembro.

Tinha também lugar uma feira muito concorrida, onde eram comercializados essencialmente produtos e utensílios para a agricultura, artesanato (latoaria) e doçaria (as falachas). Nela também se vendiam os piões com que as crianças se divertiam em alegres brincadeiras.

Atualmente, a festa é celebrada a 20 de agosto (e não acontece todos os anos). A feira ainda se realiza a 12 de março, mas a sua importância esmoreceu um pouco.

local: Santa Cruz | GPS: 41.062.498 -7.693.304

Dias 14 a 22

Festa de São José – Festas concelhias | Póvoa de Lanhoso

No feriado municipal, a 19 de março, comemora-se a Festa de S. José, naquela que é das mais antigas romarias minhotas.

Com celebrações de cariz religioso, esta romaria está profusamente marcada pela vertente económica que os negociantes trazem à vila e pela animação sociocultural sempre presente.

local: Praça Eng.º Armando Rodrigues | GPS: 41,575754 8,269477

Dia 19

Festa de São José | Tore de Moncorvo

A comemoração do feriado municipal, com a data de 19 de março, foi proposta em 1980, por ser dia de S. José e dia de festa na terra. Mas só em 1981 é constituída a primeira comissão para promover os primeiros festejos deste feriado, que se tem realizado até aos dias de hoje.

O cartaz festivo é muito diversificado, desde Arruadas, seguido do Hastear da Bandeira Nacional e do evento nos Município nos Paços do Concelho, com a participação do Coro e Grupo de Cavaquinhos da Escola Municipal Sabor Artes; Agrupamento de Escuteiros 788; Corpo dos Bombeiros Voluntários de Moncorvo e GNR, Procissão e Missa Solene em honra de S. José, homenagem aos funcionários aposentados do município e atuação das bandas filarmónicas e grupos musicais.

local: Centro Histórico da Vila de Torre de Moncorvo | GPS: 4.117.403 -705.235

Último fim-de-semana

Romaria de Nossa Senhora da Cabeça | Penedono

A Romaria da Senhora da Cabeça decorre na ermida com a mesma designação. Ali acorrem milhares de romeiros essencialmente em busca da cura dos males da cabeça. Conta com eucaristias, procissões do dia e das velas, feira e muita animação.

Um dos pontos altos desta festa é na tarde de domingo, as romarias dos gados. Os pastores levam os seus rebanhos, normalmente todos engalanados com “franjas de lã colorida”, e ali dão voltas à capela pedindo a sorte para os rebanhos e abundância nas produções agrícolas.

local: Capela da Senhora da Cabeça | GPS: 40.917706 -7.382778

Fonte: informações retiradas daqui