Festas e Romarias

Romaria de Nossa Senhora das Neves – zona Oeste

Romaria de Nossa Senhora das Neves

O Território constituído pela Serra de Montejunto foi um pólo de fixação desde o período paleolítico, mas é no neolítico que pequenas comunidades de pastores-agricultores dão lugar a uma nova cultura.

A Serra guarda ainda desse período vestígios nas numerosas grutas e algares, surgindo depois fortificações das quais o Castro de Pragança é a mais conhecida.

O Convento da Ordem de São Domingos, primeiro convento da ordem edificado em Portugal (século XII), constitui a expressão máxima da religiosidade das gentes serranas, como podemos comprovar com a capela de Nossa Senhora das Neves, datada igualmente do início do século XIII, que possui um altar em mármore de rara beleza.

A Romaria de Nossa Senhora das Neves realiza-se a 5 de agosto e a ela ocorrem pessoas de todo o Oeste que a imponente Serra domina.

A festa dura todo o dia, sendo da tradição levar farnel e merendar nos magníficos pinhais existentes na área.

Por outro lado, um de outros pontos de interesse na ex-Região de Turismo do Oeste é a visita à Real Fábrica de Gelo, um conjunto de edificações dos séculos XVII e XVIII destinadas à obtenção e armazenamento do gelo.

Esta fábrica abastecia a Casa Real em Lisboa, dando sequência a um hábito de “saborear gelados e matar a sede com bebidas frescas“, que terá sido introduzido pela corte de Filipe II de Espanha.

Localizada a 40 kms de Lisboa e próxima do rio Tejo (via privilegiada de acesso à capital), a Serra era “o centro abastecedor de neve“.

Poderá visitar neste complexo o silo principal de armazenamento de gelo, o edifício central ou os tanques de congelamento, percebem o a grande relevância que a Real Fábrica de Gelo teve no passado. 1

 

Para ler: Festas e romarias na cultura popular

 

Real Fábrica de Gelo
Real Fábrica de Gelo

Sobre a Serra de Montejunto

A serra de Montejunto localiza-se em pleno coração da zona Oeste, a 50Km para nordeste de Lisboa, a meio do caminho entre o rio Tejo e o Oceano Atlântico.Localizada no extremo sul do concelho do Cadaval e a norte do concelho de Alenquer, ergue-se majestosa e deslumbrante a Serra de Montejunto, um local tranquilo, ideal para escapar à cidade e com muito para descobrir.

Paisagem Protegida de Âmbito Regional

Pelo Decreto Regulamentar n.º 11/99 de 22 de julho foi criada a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, como Área Protegida de âmbito Regional. Com a criação desta Área Protegida, pretende-se propiciar um usufruto mais equilibrado, em primeiro lugar por parte das populações locais, fomentando a promoção das atividades tradicionais, e também atrair visitantes para a prática de atividades de recreio e lazer ao ar livre, com respeito pelos valores naturais e patrimoniais existes nesta área.

2

Fontes: 1 “Descobrir Portugal” | 2Cadaval Cativa