“Herança” presente no Festival de Cinema Documental de Melgaço

 

O documentário “Herança”, realizado pelo vianense Flávio Cruz, acaba de ser selecionado para o Festival de Cinema Documental de Melgaço – Filmes do Homem, que se realiza de 30 de julho a 5 de agosto.

Dos 2.570 filmes inscritos na presente edição, apenas 27 (13 longas-metragens e 14 médias e curtas-metragens, oriundas de 15 países) foram selecionados para se candidatarem às 3 categorias do Prémio “Jean Loup Passek”, que será atribuído por um júri constituído pela professora e cineasta Margarita Ledo Andión, pelas realizadoras Jasna Krajinovic e Luciana Fina, e pelos críticos de cinema Luís Miguel Oliveira e Ricardo Vieira Lisboa.

À semelhança das edições anteriores, Flávio Cruz e vários outros realizadores a concurso estarão presentes durante o Festival, para partilharem as suas experiências e desvendarem o seu processo de trabalho.

Herança” retrata, de forma genuína e fiel, os processos de socialização e transmissão de valores culturais e sociais, em algumas festas e romarias do concelho de Viana do Castelo, numa ótica de proteção do património cultural imaterial. Trata-se de uma viagem festiva, de simbiose entre o religioso e o profano, e que reforça a consciência de que um povo sem memória não existe, sendo necessário investigar, preservar e divulgar essa memória patrimonial.

Este projeto resulta de uma proposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo de fazer um levantamento fotográfico e vídeo das festas mais emblemáticas do concelho, em 2016.

O filme será exibido, no dia 2 de agosto, às 18h30, na Casa da Cultura em Melgaço, e no dia 4 de agosto, em Entrimo, Espanha, às 23h00 (hora local).

Recorda-se que o Festival “Filmes do Homem” é organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Associação AO NORTE e pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir com os filmes sobre identidade, memória e fronteira, e contribuir para um arquivo audiovisual sobre a região.

 

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!
Mantemos os seus dados totalmente privados e nunca os vamos partilhar com outros. Leia a nossa Política de privacidade e responsabilidade