Grupos Folclóricos e Etnográficos dos Açores

 

“O Arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas que, pela sua proximidade geográfica, se organizam em: grupo oriental (Santa Maria e São Miguel), grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e grupo ocidental (Flores e Corvo). A maior cidade é Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

As ilhas têm uma origem vulcânica, que anda hoje se revela por manifestações secundárias, como as fumarolas, e a erupções, a última das quais aconteceu no Faial em 1957-58 [Vulcão dos Capelinhos]. Os relevos vulcânicos, com cones e caldeiras (às vezes ocupadas por lagos), de que são exemplo o Pico, as lagoas das Sete Cidades e do Fogo, na ilha de São Miguel, e a caldeira do Faial, conferem à paisagem uma diversidade magnífica, a que se associa o mosaico colorido de prados e flores possibilitados pelo clima marcadamente oceânico, húmido e pluvioso.

Em traços gerais, até aproximadamente 450 m, existe um andar de culturas, a que se sucede, até 800 m, um de ocupação silvo-pastoril, acima do qual dominam os matos. A pecuária associada aos abundantes prados é o principal recurso do arquipélago. Apenas São Miguel possui alguma indústria agroalimentar relacionada com as culturas de ananás, chá, beterraba-açucareira e tabaco.

A riqueza paisagística, a fauna e a flora estão protegidas em numerosas áreas classificadas como reservas naturais, reservas costeiras e paisagens protegidas. Estas áreas visam a preservação de aparelhos vulcânicos e ecossistemas associados, núcleos de vida selvagem, como as comunidades subalpinas do arquipélago e comunidades marinhas costeiras.”  (Dicionário Ilustrado do Conhecimento Essencial)

Sugestão de leitura

Trajo de Apanhadores de Chá (par) – Açores

 

Grupo Folclórico do Salão
Divulgação das nossas raízes

Grupo Folclórico e Etnográfico “Água-Alva”
Uma pequena discrição do grupo, seus trajes, actividades, etc…

Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva
Descrição das deslocações e participações mais importantes no país e pelo mundo, descrição sobre a Freguesia da Relva, Trajes, Balhos e Instrumentos Típicos, Eventos, Álbum de Fotos ao longo dos anos e Contactos.

Grupo de Baile da Canção Regional TerceirenseFB
Página oficial do mais antigo Grupo de Folclore da ilha Terceira

Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar e Conhecer”

Grupo Folclórico das Doze RibeirasFB

Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Sebastião

Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Brás

Grupo Folclórico da Casa do Povo da Vila Nova

Grupo Folclórico “Os Bravos” FB

Grupo Folclórico “Memórias da Nossa Gente” – São Bartolomeu

Grupo Folclórico “Fontes da Nossa Ilha” – Fontinhas FB

Grupo Folclórico “Doce Esperança” FB

Grupo de Folclore Cantares da EiraFB

Grupo de Folclore “Modas da Nossa Terra”FB

Grupo de Balhos e Cantares da Ilha Terceira

Grupo de Baile à Antiga do Posto Santo

Imagem de destaque (com filtro) retirada daqui