Grupos Folclóricos e Etnográficos do Minho

Grupos Folclóricos e Etnográficos do Minho

O Minho é uma região com uma paisagem verdejante.

Terra do Vinho Verde e de romarias seculares: Romaria da Sra da Agonia, de S. João D’Arga e de S. Bartolomeu do Mar, entre tantas outras. Onde o povo reza, canta e dança com uma alegria contagiante.

Das suas tradições, usos e costumes muito se poderia dizer, assim como dos trajes (particularmente os das mulheres), sem esquecer os «lenços dos namorados».

É a terra do Vira, da Chula (Minhota) e do Malhão, entre outras danças populares e tradicionais…

Pelo Minho passam diversos Caminhos de Santiago como, por exemplo, o Caminho do Lima

Grupo Folclórico de Santa Maria de Aveleda FB

O Grupo Folclórico de Aveleda tem sido um digno representante do concelho de Braga, em particular das gentes de Aveleda, e um dos principais embaixadores por todo o país e além-fronteiras, mais concretamente em Espanha, França e Alemanha. Teve a sua origem das rusgas que se organizam nas zonas rurais para participação nas festas sanjoaninas de Braga, tendo aparecido, pela primeira vez, em público no dia 28 de Setembro de 1963.

Rancho Folclórico das Lavradeiras de Gondar – FB

Fundado no dia 8 de Setembro de 1984, tem como finalidade perpetuar e divulgar a cultura do povo de Gondar (Região do Alto-Minho), transmitir e partilhar a sua vivacidade, através das suas danças, cantares e trajes tradicionais. Este grupo tem mantido ao longo dos anos uma atividade permanente e bastante dinâmica, sendo convidado para participar em diversos Festivais de Folclore e Desfiles Etnográficos, em Portugal e no estrangeiro.

Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo – FB

Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva – FB

Aqui podem encontrar o historial e descrição dos trajes , ouvir algumas das nossa músicas e atividades/eventos onde participamos. Podem ser obtidos os contatos do Grupo.

Grupo Folclórico de Santa Maria de Turiz

Grupo Folclórico de Santa Eulália de Beiriz

O Grupo Folclórico de Santa Eulália de Beiriz apresenta um folclore tipicamente minhoto, embora se façam sentir algumas influências do Douro Litoral.

Rancho Infantil e Juvenil de Friestas

Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande

No Blog/Página Oficial do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande poderá encontrar toda a informação sobre este representante dos usos e costumes dos antepassados da Região do Baixo Minho – Guimarães.

Rancho Nossa Senhora da Abadia

Historial, Danças, Trajes, contactos são algumas das informações que pode encontrar. Visite-nos.

Rancho Folclórico Típico de Santa Maria de Sequeira

Apresentação do Rancho Folclórico e todas as actividades tradicionais da Freguesia de Sequeira, com actualização permanente.

Rancho Folclórico São Miguel O Anjo

O site dá a conhecer ao visitante, o nosso grupo, o nosso trabalho ao longo do ano, as nossas danças, os nossos trajes, as nossas fotos, a nossa localização e as nossas tradições.

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Serzedelo