Festas e Romarias

Feira de São Pedro de Penaferrim – Sintra

Feira de S. Pedro de Penaferrim

A Feira de São Pedro de Penaferrim – pitoresco bairro sintrense – é a feira mais simbólica da região de Sintra [região Saloia], perdendo-se as suas origens na memória do tempo.

As notícias sobre a Feira de Sintra remontam ao século XV, quando os mercados eram ainda um fenómeno restrito e localizado.

Ao longo do século XIX, enquanto que algumas feiras, por causa do desenvolvimento das vias de comunicação, do caminho de ferro e também da melhoria das condições de vida, se foram extinguindo, a Feira de S. Pedro manteve-se como elemento aglutinador da ruralidade envolvente, pelo menos até meados do século XX, quando a ida ao mercado era fundamental.

Na verdade, a chamada “feira do gado” – a par com os produtos agrícolas, os barros e os tecidos a retalho – era um elemento essencial para a caracterização daquele espaço de comércio e convívio pois, “por se tratarem de ocasiões extraordinárias, as feiras eram também momentos de fartura“.

A expressão atual da Feira de São Pedro de Penaferrim, que continua a ter o seu momento enfático no dia 29 de junho (dia de São Pedro, patrono do Concelho de Sintra), era, igualmente, uma feira mensal que conheceu o seu figurino corrente em 1924, quando adquiriu o carácter bimensal que lhe conhecemos hoje, pois realiza-se todos os 2ºs e 4ºs Domingos de cada mês.

Apesar de ter conservado, mais ou menos, a sua feição original até à década de 50 do século passado, a evolução do modus vivendi, associada a uma maior urbanidade. tem provocado alterações na organização dos espaços e nos conteúdos da feira.

Todavia, a Feira de São Pedro soube criar novas apetências e uma atmosfera peculiar, onde predominam, entre outros, os vendedores de antiguidades e quinquilharias.

 

Para ler: Festas, Feiras e Romarias noutros tempos

Breve apontamento sobre Sintra

Sintra

, localizada a apenas 30 minutos de Lisboa, é uma cidade encantadora e cheia de história em cada esquina.

Reconhecida como Património Mundial pela UNESCO, Sintra é famosa pelos seus palácios coloridos, castelos imponentes e paisagens deslumbrantes.

Um dos pontos turísticos mais visitados é o Palácio Nacional de Sintra, com a sua distintiva chaminé cónica.

Palácio Nacional de Sintra

Outro destaque é o Palácio da Pena, uma obra-prima do século XIX que parece ter saído de um conto de fadas, com as suas torres coloridas e vistas panorâmicas sobre a cidade e o mar.

Palácio da Pena

Além dos palácios, Sintra também é conhecida pelos seus jardins exuberantes e trilhas que levam a miradouros impressionantes, como

– o Miradouro da Peninha

– e o Miradouro da Cruz Alta.

Os amantes da natureza também podem explorar o Parque Natural de Sintra-Cascais. Este oferece uma variedade de trilhas para caminhadas e vistas deslumbrantes da costa atlântica.

Com a sua atmosfera romântica e misteriosa, Sintra é o destino perfeito para quem procura escapar da agitação da cidade e mergulhar na riqueza cultural e natural de Portugal.

Não é de admirar que esta cidade tenha inspirado poetas, artistas e viajantes ao longo dos séculos.

Um verdadeiro tesouro que deve ser explorado com calma e atenção a cada detalhe.

Castelo dos Mouros