“Integrados” agrega culturas populares portuguesa e andorrana
Exposição “Integrados”
A praça da Germandat de Sant Julià de Lòria acolheu a atuação conjunta do Grupo de Folclore Casa de Portugal, sediado no Principado de Andorra, e o Esbart Laurèdia de Sant Julià de Lòria.
O evento cultural enquadrou-se nas iniciativas culturais levados a cabo pelo Grupo de Folclore Casa de Portugal e o município de Sant Julià de Lòria, no âmbito da exposição fotográfica “INTEGRADOS”, realizada pelos membros do Grupo no patrimônio arquitetónico do Principado com o traje típico do Alto Minho.
O Esbart Laurèdia iníciou a sua atuação apresentando danças do seu reportório representativo dos vales de Andorra e de Sant Julià de Lòria.
Seguiu-se o Grupo de Folclore Casa de Portugal, que mostrou a vivacidade das danças do Alto Minho e o colorido dos trajes vianenses.
A surpresa viria a seguir, com a estreia da dança Lusitanos e Andosins, uma criação musical dos jovens Bernat Torra e Marc Medeiros Carvalho, membros do Esbart Laurèdia e do Grupo de Folclore Casa de Portugal, respetivamente.
Ambos os grupos partilharam e integraram as suas coreografias na produção musical dos dois jovens, demonstrando que, apesar da distância entre os dois países, há muitas semelhanças culturais.
Para além do inúmero público que assistiu a este “encontro de culturas”, marcaram presença Cerni Cairat e Sofia Cortesão, Consol e Cònsol Menor (Presidente e Vice-Presidente) e Teresa Areny, Vereadora de Cultura do Comú de Sant Julià de Lòria.
No final do encontro, os dois grupos e todos os assistentes puderam desfrutar do vira geral à moda andorrana, com uma sardana.
A exposição INTEGRADOS poderá ser visitada e apreciada até 24 de maio, na sala Sergi Mas de Sant Julià de Lòria.
Sobre o Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’
“O Grupo de Folclore Casa de Portugal no Principado de Andorra foi fundado a 1 de Maio de 1996. Apresenta, em terras andorranas, danças e cantares das regiões da Ribeira Lima e da Serra d’Arga, no Distrito de Viana do Castelo, norte de Portugal.
Os cerca de 60 elementos que compõe o Grupo, têm participado nos diversos festivais em Andorra sendo um referente da cultura portuguesa e têm levado em diversas ocasiões o seu trabalho de representação a países como: Espanha, França, Portugal, Luxemburgo, Suíça e Mónaco.”