XXIV Desfile Nacional do Traje Popular Português

 

A Federação do Folclore Português vai realizar mais uma edição do Desfile Nacional do Traje Popular Português, no Cais de Gaia – Vila Nova de Gaia, no dia 14 de setembro de 2019.

O Cais de Gaia servirá para um grandioso desfile a decorrer numa passerele com 30 metros, dando relevo e destaque a um dos elementos da cultura popular portuguesa com maior significado.

Edição após edição, o número de participantes tem vindo a aumentar, e este ano vai ser possível observar mais de 1400 folcloristas a desfilar, sendo que serão incluindo novos quadros e algumas surpresas, as quais irão sendo reveladas até ao dia do Desfile.

Estarão presentes todas as regiões etnográficas, com exceção dos Açores.

Das Comunidades Portuguesas da diáspora, estarão também presentes algumas representações, destacando-se a Casa de Portugal em Andorra e o Grupo Folclórico Alma Lusa, vindo do Brasil.

Esta edição tem o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da Fundação Inatel, e contará com a presença de uma delegação do gabinete da Sra. Ministra da Cultura.

Veja o vídeo completo desta iniciativa:

A propósito desta iniciativa, ou talvez não!

Logo após a fundação da Federação do Folclore Português (FFP), e durante alguns anos, os Grupos de Folclore/Ranchos Folclóricos que pretendiam ser membros da mesma recebiam um documento intitulado “Observâncias fundamentais para um Rancho Folclórico que se propõe representar a sua região com base nos usos e costumes do princípio do século 20”, da autoria de Augusto Gomes dos Santos, então Presidente da FFP, no qual são feitas diversas referências relativamente aos trajes a usar.

Dado que, infelizmente, ainda há muitos Grupos de Folclore/Ranchos Folclóricos que continuam a não “saber comportar-se”, aqui deixamos as informações técnicas básicas para um início de actividade minimamente correcta e adequada.