Iniciativas

“Raízes Futuras”: projeto académico de estudantes da ESTGA-UA

“Raízes Futuras”: projeto académico de estudantes da ESTGA-UA proporciona uma viagem cultural no Museu Etnográfico da Região do Vouga

E se o passado se tornasse um ponto de partida para as gerações futuras?

Foi com este espírito que nasceu o projeto “Raízes Futuras”, um evento que uniu tradição, aprendizagem e diversão no coração do Museu Etnográfico da Região do Vouga, no passado dia 21 de maio.

Organizado por cinco estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA). O evento teve como objetivo a fomentar a aproximação de crianças e jovens ao património cultural local e regional, num ambiente dinâmico e cheio de descobertas.

Durante a manhã, o Museu ganhou vida com a presença de quase meia centena de crianças do 3.º ano da Escola Básica da Trofa. Este espaço de tradição e cultura transformou-se num palco de experiências diversas , com destaque para a visita encenada e os jogos tradicionais. Já durante a tarde, foi a vez de os estudantes da ESTGA mergulharem na cultura local através da participação em oficinas de preparação de pão, danças tradicionais e até de um escape-room cultural, que desafiou a criatividade e o espírito de equipa.

Este projeto, que dá continuidade a uma colaboração já sólida entre a ESTGA-UA e o Grupo de Folclore da Região do Vouga, contou ainda com a presença de diversos responsáveis institucionais e locais, como a Sr.ª Diretora do Agrupamento de Escolas do Vouga, Prof.ª Teresa Olaio, a Prof.ª Sónia Estrela, em representação da Direção da ESTGA-UA, e o Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, tendo todos sublinhado a importância desta iniciativa para todos os envolvidos, e, sobretudo, para a preservação e valorização da cultura tradicional local.

“Raízes Futuras” mostrou que aprender pode ser divertido. Ao juntar a história à criatividade dos participantes, o evento abriu caminho para novas formas de (re)viver a nossa cultura. Esta ação deixa ainda um convite a toda a comunidade, para que possam visitar o Museu Etnográfico da Região do Vouga, que, nas palavras do seu responsável, Fernando Jorge Gonçalves, mais do que um espaço expositivo estanque, pretende ser um lugar com vida, em que o dinamismo, a interação e as experiências guiam o percurso de cada visitante.