Cultura Portuguesa em destaque no Principado de Andorra
A cultura portuguesa esteve em destaque no Principado de Andorra, no passado fim-de semana, em dois eventos que dignificaram a portugalidade a nível musical, tradicional e gastronómico.
O primeiro contou com a presença da Coral Harmonia, a convite do Coro de Rock de Andorra, formação que em 2019 visitou Portugal para intercambio cultural com a formação de Santiago do Cacém.
A Coral Harmonia, agrupação com 40 anos de história foi recebida na passada sexta-feira na Câmara de Encamp pela Presidente Laura Mas e diversos vereadores do município assim como Olga Gellabert, Embaixadora de Andorra em Lisboa, e José Luís Carvalho, Presidente do Grupo de Folclore Casa de Portugal, mentor do intercâmbio cultural.
Seguiram para uma visita ao centro histórico da cidade, ao parlamento de Andorra e terminaram com a visita ao Consulado-Geral de Portugal onde foram recebidos pelo Consul Duarte Pinto da Rocha num ambiente de convívio e onde se pode ouvir momentos musicais a cargo da fadista Daniela Giblott.
Ao final da tarde a Coral Harmonia apresentou na sala cultural do Complex d’Encamp o seu concerto “Português Suave”, formato concebido para celebrar o 40º aniversário da formação coralista.
Música pop portuguesa, fado e cante alentejano deliciaram os assistentes que com jubilo aplaudiram a formação de Santiago do Cacém.
O dia terminaria com uma visita à Sede do Grupo de Folclore Casa de Portugal onde, num ambiente de confraternização puderam assistir ao ensaio e dançar ao som da concertina.
A manhã de sábado foi dedicada a assistir à festa da Diversidade Cultural da capital, Andorra la Vella.
Depois de um almoço de convivência com os membros do Coro de Rock teve lugar o concerto pelas duas formações no centro cultural do Complex d’Encamp.
O concerto foi iniciado pelo Cor de Rock d’Andorra que apresentou músicas e coreografias de conceituadas figuras do rock. Seguiu a Coral Harmonia que alternou musica rock com temas do cancioneiro lusitano assim como alguns temas de fado e cante alentejano.
Ainda no sábado pela manhã teve lugar a Festa da Diversidade Cultural de Andorra la Vella, um evento multicultural que reúne as diferentes nacionalidades que convivem no Principado de Andorra.
A portugalidade marcou presença em força com três associações dando o seu contributo, Associação de Residentes do Alto Minho e o seu Rancho Folclórico, a Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro com o seu grupo de bombos e o Grupo de Folclore Casa de Portugal.
Às 11h30 iniciou o desfile encabeçado pelo Grupo de Bombos e os diferentes países com os seus trajes e musica tradicional.
A novidade deste ano foi a recriação da procissão à Senhora do Minho, no distrito de Viana do Castelo, pelo Grupo de Folclore Casa de Portugal, com andor da santinha incluído, transportado por quatro lavradeiras.

O desfile terminou na Plaça Guillemó onde teve lugar o inicio da mostra gastronómica e onde a gastronomia portuguesa esteve de novo em destaque através das três associações lusitanas.
Os bolinhos de bacalhau, pataniscas, bifanas, pastéis de Belém e vinho verde, entre outras iguarias, fizeram as delícias do inúmero publico que encheu a praça.
Durante a tarde houve ainda a oportunidade de assistir a diferentes atuações de dança tradicional, entre outros, de Índia, Peru, Argentina e Portugal, através do Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho e o Grupo de Folclore Casa de Portugal.
Um ambiente de convívio gastronómico e cultural, de ligação às raízes da sociedade multicultural que enriquece o Principado de Andorra.