Abertas as inscrições para Academia Folk do GEA

 

Grupo Etnográfico de Areosa abre inscrições para Academia Folk

Para além das tradicionais aulas de dança e de instrumentos tradicionais, o Grupo Etnográfico de Areosa passa a incluir nas suas ofertas formativas, aulas de percussão (às sextas-feiras, às 21h00 – no mesmo dia que as aulas de bandolim, guitarra e cavaquinho) e aulas para quem quiser fazer da dança tradicional um passatempo que ajuda à boa forma física e ao bem-estar (às quartas-feiras, às 18h30).

Às terças-feiras, à mesma hora, as aulas de dança destinam-se a quem quiser integrar o Grupo Etnográfico de Areosa. As aulas decorrem na sede do GEA e as inscrições são feitas através do telefone 967946901 e 966263646.1

Sobre o Grupo Etnográfico de Areosa

Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) foi fundado no ano de 1966, e é uma associação cultural que, através do trabalho de valorização das tradições ligadas ao património material e imaterial desta região, nos leva a fazer uma viagem ao passado, à obra artística e às tradições populares de Areosa, em Viana do Castelo.

Tem mais de cinco décadas de intensa actividade no campo da investigação etnográfica, na animação cultural, na exibição da policromia dos trajes “à Vianesa” e das danças e cantares do povo deste Minho sempre em festa, garantem o ânimo para prosseguir um trabalho de união dos povos e das suas culturas.

 

O GEA enverga o característico e único traje vermelho de Areosa, sendo considerado um dos melhores grupos de folclore nacional, representando dignamente o Alto-Minho e a cidade de Viana do Castelo.

Este Grupo tem sido embaixador da cultura portuguesa em países como Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Polónia, Hungria, Itália, Brasil e Venezuela, tendo servido de inspiração e modelo para a criação de diversos grupos de folclore pelo mundo fora, em países como o Brasil, França, Venezuela e Estados Unidos da América.

O Grupo participa activamente na Romaria de Nossa Senhora de Agonia, que tem o seu dia a 20 de Agosto, por muitos considerada a Romaria das Romarias em Portugal, e na Quinta do Santoinho, situada em Darque, é grupo residente entre os meses de Maio a Novembro, alternado a sua participação com outros três grupos folclóricos do distrito.2

Em 2019, o Grupo Etnográfico de Areosa (GEA), Viana do Castelo, Portugal, recebeu uma Menção Honrosa no 20º Büyükçekmece International Culture and Art Festival, em Büyükçekmece, Istambul, Turquia. Esta distinção foi-lhe atribuída por um júri constituído por 11 membros, oriundos de 4 continentes. Saber mais

Fontes: 1 e imagens – Newsletter do GEA | 2 – Wikipédia (texto adaptado)