O Grupo Etnográfico de Areosa recebeu menção honrosa

 

O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA), Viana do Castelo, Portugal, recebeu Menção Honrosa no 20º Büyükçekmece International Culture and Art Festival, em Büyükçekmece, Istambul, Turquia. Esta distinção foi-lhe atribuída por um júri constituído por 11 membros, oriundos de 4 continentes.

A presente edição do Festival foi a mais grandiosa de sempre, tendo sido convidados grupos de 28 nacionalidades, muitos dos quais são academias nacionais/profissionais de dança. A assistir aos espetáculos, para além dos milhares presentes no grande auditório, estiveram também os que acompanhavam o festival através de enormes écrans nos jardins adjacentes.

Este foi considerado o melhor festival de folclore do mundo, por sete vezes consecutivas, pelo CIOFF (Conselho Internacional de Organização de Festivais de Folclore) e pelo FIDAF (Federação Internacional de Festivais de Dança).

Em 2019, o Festival incluiu um vasto programa cultural onde participaram embaixadas de 71 nacionalidades, incluindo fotógrafos e escultores, cujas obras permanecem distribuídas pela cidade em variadas exposições, mas também artesãos, cantores, e músicos e bailarinos de renome internacional.

Os membros do GEA integraram várias visitas culturais aos locais de maior valor histórico de Istambul e de Büyükçekmece, e assistiram a concertos de excecionais artistas locais. Do programa também constou um passeio turístico no Bósforo com paragem na parte asiática de Istambul e visitas às exposições organizadas no âmbito do Festival. Houve ainda tempo para as noites interculturais, onde se degustaram especialidades e se aprenderam as danças tradicionais dos países participantes e da própria Turquia.

Recorda-se que o Grupo Etnográfico de Areosa foi fundado em 1966 e, desde essa data, tem participado em alguns dos mais prestigiados festivais de folclore do mundo, tendo já arrecadado vários prémios. (Ver mais informações abaixo)

[themoneytizer id=”19156-16″]

Reportagem fotográfica

 

Mais informações sobre o Grupo Etnográfico de Areosa

“O Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) foi fundado no ano de 1966. É uma associação cultural que preserva e divulga as tradições, usos e costumes do povo da região de Viana, através de um numeroso grupo de jovens que encontra no folclore a expressão actual da forma de viver e sentir das gerações passadas, a força de comunicar os testemunhos de identidade regional, a alegria da fraternidade e solidariedade universais.

Quatro décadas de intensa actividade no campo da investigação etnográfica, na animação cultural, na exibição da policromia dos trajes “à Vianesa” e das danças e cantares do povo deste Minho sempre em festa, garantem o ânimo para prosseguir um trabalho de união dos povos e das suas culturas.

O grupo tem sido embaixador da cultura portuguesa em países como Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Polónia, Hungria, Itália, Brasil e Venezuela. O grupo serviu de inspiração e modelo para a criação de diversos grupos/ranchos pelo mundo fora em países como o Brasil, França, Venezuela e Estados Unidos da América.

É uma Instituição de Utilidade Pública, com sede própria e património avultado.” Fonte (texto adaptado)