Apresentação do livro “A Falar de São Mamede – Mosaicos”

 

No próximo sábado, 10 de agosto, às 17h00, na sede do Grupo Etnográfico de Areosa – Viana do Castelo, será apresentado o livro “A Falar de São Mamede – Mosaicos“, da autoria de António Martins da Costa Viana.

Nesta obra, o autor apresenta os escritos que tiveram São Mamede como motivo, recua a tempos de outrora para divulgar quais eram as práticas festivas e da vivência dos poucos moradores que fizeram do lugar o seu sítio sagrado, apura realidades recentes sobre a evolução daquele espaço, e dá a conhecer a origem do Grupo Etnográfico de Areosa, que aconteceu precisamente na festa de São Mamede, em 1966.

Sobre o Grupo Etnográfico de Areosa…

“O GEA foi fundado no ano de 1966. É uma associação cultural que preserva e divulga as tradições, usos e costumes do povo da região de Viana, através de um numeroso grupo de jovens que encontra no folclore a expressão actual da forma de viver e sentir das gerações passadas, a força de comunicar os testemunhos de identidade regional, a alegria da fraternidade e solidariedade universais.

Quatro décadas de intensa actividade no campo da investigação etnográfica, na animação cultural, na exibição da policromia dos trajes “à Vianesa” e das danças e cantares do povo deste Minho sempre em festa, garantem o ânimo para prosseguir um trabalho de união dos povos e das suas culturas.

O grupo tem sido embaixador da cultura portuguesa em países como Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Polónia, Hungria, Itália, Brasil, Venezuela e Turquia. O grupo serviu de inspiração e modelo para a criação de diversos grupos/ranchos pelo mundo fora em países como o Brasil, França, Venezuela e Estados Unidos da América.

É uma Instituição de Utilidade Pública, com sede própria e património avultado.” Fonte (texto adaptado)

Sobre Areosa…

Areosa é uma freguesia portuguesa do concelho de Viana do Castelo, com 11,22 km² de área e 4 853 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 432,5 hab/km². Faz fronteira com a freguesia de Carreço a Norte; com as de Perre, Santa Maria Maior e Meadela a Nascente; com o Oceano Atlântico a Poente; e a Sul com Monserrate.

O nome Areosa provém da junção de duas palavras: ar e osa. Ar significa o ar em geral, e osa significa vento.

É uma freguesia do litoral, relativamente extensa, que se insere na formosa cidade da foz do Lima. Desde a fundação da Vila de Viana por Afonso III, em 1258, a freguesia faz parte do termo do município. Fonte (texto adaptado)

[themoneytizer id=”19156-16″]