Grupos Folclóricos e Etnográficos do Douro Litoral

Grupos Folclóricos e Etnográficos do Douro Litoral

«Douro Litoral é uma região onde as tradições, usos e costumes se revelam em festas e romarias.

Onde o profano e o sagrado se harmonizam numa mesma manifestação de vida e num mesmo louvor entoado com pronúncia do Norte em ritmos e cores variadas, em adros de igrejas românicas que provam a fé de um povo que vem manifestando pelos séculos até aos dias de hoje.

Terra de uma cultura rica em história, a região do Douro Litoral exibe, com brio, vestígios de povos ancestrais, castelos e fortificações, solares e quintas abastadas. Mas também casas de uma arquitetura de uma beleza rural ímpar em granito ou em xisto retirado com esforço das pedreiras locais. 

A região do Douro Litoral é, assim, um museu a céu aberto e um hino à natureza.» Fonte (texto adaptado)

Rancho Folclórico de São Pedro de Rates

Foi fundado a 18 de julho de 1970. A sua representação cultural insere-se regionalmente entre o Douro e o Baixo Minho, embora geograficamente esteja no Douro Litoral.
É sócio do INATEL e Sócio Aderente da Federação do Folclore Português. Organiza todos os anos festival de folclore Nacional e Internacional, desfolhada tradicional da Região, em casa Museu de Lavrador

Grupo Folclórico Infanto-Juvenil de S. Pedro Fins  FB

Este Grupo foi fundado a 20 de outubro de 2017 com o intuito de representar as tradições e costumes da freguesia de S. Pedro Fins e, por sua vez, os costumes e tradições do concelho da Maia. Apresenta ao seu público as principais brincadeiras que se realizavam no passado, assim como algumas modinhas infantis da mesma altura.

Grupo de Danças e Cantares Alto do Moinho

Fundado em 1987, este grupo tem participado, de Norte a Sul do país, em festas, romarias e festivais de folclore. Já representou Portugal na Sérvia e Croácia. De modo a representar fidedignamente o folclore do Douro Litoral este grupo fez uma recolha das modas e trajes das regiões de Gondomar, Trofa, Maia e outras regiões do grande Porto.

Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis

O Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis, fundado em Maio de 1949, (dois anos após a vinda a este Concelho do Professor Vergílio Pereira recolher elementos etnográficos para a sua obra “O Cancioneiro de Cinfães”), pelos já falecidos Srs. Fernando Barbedo e Augusto do Amaral, sendo este último, desde a fundação do Grupo, o seu Director Artístico, até ao seu falecimento em 14/07/80.

Grupo de Danças e Cantares do Centro Social de Soutelo

As Lavradeiras de Arcozelo

Resumo alargado da vida da instituição

Rancho Folclórico de Macieira da Lixa

Fundado em 1984 por um grupo de macieirenses, que ao grande amor à freguesia natal juntam uma paixão imensa pela riqueza etnográfica que se guarda no melhor sacrário das terras e nos corações saudosos das gentes…

Grupo Etnográfico de Valbom

Rancho Folclórico de Paranhos

Historial/contactos/actividades/agenda/fotografias/vídeos/trajes/cantigas/jogos populares

Rancho Etnográfico Santa Maria de Touguinha

Um site onde se pode pesquisar todas os eventos e iniciativas da Associação na qual o Rancho está inserida. Eventos esses que vão desde festivais de folclore, desporto, teatro e dança etc..

Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo

Blog com notícias sobre o Rancho e a localidade de origem – Valongo (Distrito Porto)

Rancho Douro Litoral

Site que acompanha toda a actividade do rancho promovendo as saídas e eventos realizados.