Rancho Caxineiro – Vila do Conde – Douro Litoral
O Rancho Caxineiro foi fundado em 23 junho de 1955 por um grupo de caxineiros que decidiram participar no concurso de folclore (Festas de São João – Vila do Conde – Douro Litoral) onde obtiveram o 1º prémio como etnográfico e folclórico.
Desde então, manteve-se vivo este grupo para manter vivas a tradições e a cultura deste povo piscatório.
Face ao vasto historial, percorrendo além-fronteiras pode-se afirmar e considerar perante a opinião de quem os acompanha e assiste, que são únicos e genuínos a nível nacional e internacional.
Têm características muito próprias e vincadas que são incapazes de serem confundidas com os demais.
O Rancho Caxineiro conta, atualmente, com cerca de 40 elementos.
A sua tocata é constituída, por duas concertinas, dois cavaquinhos, viola, tambor, ferrinhos, pandeireta e castanholas.
No que diz respeito ao reportório, são as inúmeras dedicadas ao mar e ao pescador.
Tendo como um tema único neste rancho que é de uma grande homenagem ao pescador: “Mar que és traiçoeiro”, seguida dos tradicionais temas e muito conhecidos que os caracterizam como “Malhão picado”, “Ó picadinho”, “Vira do Mar”, “Conchinhas”, “Vira de Areosa”, “Brinca”, entre outras. Todos estes temas constam do respetivo CD.
Pelo estrangeiro…
Em 07 de fevereiro de 1963, estiveram a representar Portugal na 1ª Olimpíada Europeia de Folclore em Agrigento, na Sicília (Itália) onde obtiveram o terceiro lugar.
Em 1977, ano em que passam a integrar, até aos dias de hoje, a ADCR Caxinas e Poça da Barca (Antiga Associação Pró-Progresso das Caxinas e Poça da Barca) e nesse mesmo ano, foram representar o distrito do Porto no 1º Festival Nacional de Folclore do Algarve.
Têm participado em vários festivais de folclore nacionais e internacionais nomeadamente em Ferrol (Espanha) e em França, por várias vezes.
Ainda é de um grande privilégio contar com a presença e o testemunho de alguns componentes que fizeram parte desses grandes momentos.
A pessoa que por muitos anos foi o marco deste Rancho, tinha como nome: Manuel Nunes, bastante conhecido por “Manuel Xolas” ou o “Sr. das Medalhas”. Medalhas essas que lhe foram atribuídas pelos inúmeros Festivais de Folclore ao longo da sua vida.
Toda esta paixão e dedicação dos mais antigos a este Rancho Caxineiro foi transmitida década após década e assim se mantem bem vida a tradição, a cultura e a genuinidade deste rancho.
Para mais informações podem ser consultar as redes sociais ou entrar em contacto através de:
telemóvel: 913 888 454
ou por e-mail: ranchocaxineiro@gmail.com .