Grupos Folclóricos e Etnográficos do Ribatejo

Grupos Folclóricos e Etnográficos do Ribatejo

“Desde os campos que o Mondego todos os anos fertiliza, por Leiria e Alcobaça vestidas de florestas, pelas veigas do Nabão, chegamos ao Tejo; e transpondo-o entramos no seu vale, que é para nós como o Nilo é para o Egipto.

Nele com efeito o campino nos traz à ideia o tipo dessas raças da África Setentrional, Líbios ou Mouros cujo sangue anda misturado nas nossas veias.

A cavalo, de pampilho ao ombro, grossos sapatos ferrados, gorro vermelho na cabeça, o Ribatejano, pastoreando os rebanhos de toiros nas campinas húmidas e vicejantes, e como um beduíno do Nilo.

A vasta planície matizada de povoações e bosques de choupos, de salgueiros e álamos, contornada ao longe das cumeadas das serras, tem o carácter das paisagens do Egipto, ou de Tunes, dominadas pelo esqueleto do gigante Atlas.

Como o Beirão, também o Ribatejano reúne à vida agrícola a marítima ou fluvial: é ele quem vem nos seus barcos água acima até Lisboa, trazer o seu tributo de cereais e frutas.

Pelo Tejo, o Portugal marítimo abraça o Portugal agrícola, fundindo numa as duas fisionomias típicas na nação. Rio acima, o Alentejo de um lado, a Beira o outro(…).” (Oliveira Martins, in “Portugal – A Terra e o Homem”)

Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de PontévelFB

Fundado em 1956, insere-se na zona do Bairro. Após interrupção reorganizou-se em 1978. Pauta-se pela recolha, recuperação e divulgação das danças, cantares e etnografia das suas gentes (período de 1890 a 1920). Sócio efetivo da Federação de Folclore Português.

Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila de Pias – Site

O Rancho Folclórico e Etnográfico da vila de Pias, concelho de Ferreira do Zêzere foi fundado a 19 de Abril de 1998, com o objectivo de unir os jovens e preservar os uses e costumes dos nossos antepassados.

Rancho Folclórico do Verdelho

Historial e actividades do Grupo.

Grupo Tradicional Os Casaleiros

Site criado por um membro do Grupo onde conta a história e mostra fotos das actuações.

Grupo Folclórico e Etnográfico “Os Camponeses“ de Vale das Mós

Grupo Folclórico Os Pescadores de Tancos

Este site dá a conhecer um pouco sobre o nosso rancho e seu historial. Fala sobre o grupo, mostra fotos, videos e permite ouvir algumas músicas online. Também tem notícias sobre as várias actividades que vão surgindo.

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça

Rancho Folclórico de Viegas

Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira – Site

Espaço onde apresentamos e partilhamos experiências de tradição e apego às nossas verdadeiras raízes.

Rancho Folclórico da Freguesia de Fráguas – Site

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo

Rancho Folclórico Regional dos Foros de Salvaterra

Rancho Folclórico “Os Camponeses da Carregueira”

Rancho Folclórico da Fajarda

Historial, fotos, músicas, descrições dos trajes, descrições das cantigas, venda de artigos.

Agrupamento de Danças e Cantares da Póvoa da Isenta

Divulgação do trabalho realizado pelo Agrupamento de Danças e Cantares da Póvoa da Isenta na preservação da história e da cultura da nossa terra.