Grupo de Danças e Cantares do Catujal
Grupo de Danças e Cantares do Catujal / Unhos
O Grupo de Danças e Cantares do Catujal / Unhos foi fundado a 11 de Dezembro de 1993, no Catujal, actual União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, concelho de Loures.
Tudo começou cerca de 6 meses antes, com o empenhamento de um certo número de pessoas que para aqui vieram morar há muitos anos, oriundos de diversos pontos do país.
Eram entusiastas das cantigas e danças populares, e com uma grande vontade de conviver alegremente, pelo que pensaram em formar um “Rancho”, o que iria permitir uma reunião, uma vez por semana, e assim dar largas à alegria de viver.
A primeira exibição teve lugar numa festa de crianças e o êxito foi tal que, pouco tempo depois, começaram a pensar em levar o assunto mais a sério, de modo a poderem representar diversos aspectos da cultura popular tradicional saloia, desde os finais do séc. XIX até aos anos 30/40 do séc. XX, e cuja orientação ainda mantêm.
Todos os anos levam a efeito um festival de folclore, proporcionando aos grupos convidados visitas a lugares de interesse no concelho, onde incluem a realização de jogos tradicionais.
Também promovem a realização de uma grande festa de aniversário que incluí, pelo menos, uma visita de estudo e um almoço para convívio de todos os seus elementos e familiares. Participam, também, em diversos festivais de outros grupos
Constituição, trajes e instrumentos
O Grupo é constituído por cerca 50 elementos, entre bailadores, tocadores e figurantes. Algumas crianças compõem também o Grupo, onde vão aprendendo a dançar, tocar, bem como algumas brincadeiras de outros tempos.
Os seus trajes são o resultado de pesquisa no concelho de Loures, e são, essencialmente, trajes de trabalho, de festa, de romaria ou domingueiros, e um ou outro abastado ou rico, representando algumas atividades económicas como a peixeira, pescador, cavador, lavadeira, carroceiro, lavrador, a aguadeira, a ceifeira, etc.
Os instrumentos utilizados são a viola, o bombo, o reque-reque, os ferrinhos, o acordeão, a concertina, a flauta e a pandeireta. No seu repertório constam “modas de roda”, viras, verde gaios, bailaricos, entre outras de raiz popular e tradicionais.
Está inscrito na Câmara Municipal de Loures e é filiado no INATEL desde 1996, como coletividade de Cultura e Recreio.
Sobre as localidades…
A Freguesia de Unhos é uma das mais antigas do concelho de Loures, está situada na margem direita do rio Trancão, um pouco antes da sua foz em Sacavém.
Possuía ancoradouro fluvial com grande movimentação de pescadores que se deslocavam para o rio Tejo e mar alto, e comerciantes que transportavam as suas mercadorias de e para Lisboa.
Possui Igreja Matriz, o seu patrono é São Silvestre, tem dois cruzeiros e um poço manuelino.
Catujal fica na parte alta da freguesia, tendo sido, em tempos, terra de cultivo, olivais, vinhas e de pastoreio. Possui uma capela muito antiga, denominada Capela da Nossa Senhora da Nazaré.
Contatos
Casa da Cultura, Rua 25 de Abril – Lote 266 – Unhos | E-mail: catujal.unhos.gdc@gmail.com | Telemóvel: 926 499 328 | Facebook