O GF ‘Casa de Portugal’ levou o Alto Minho a Valladolid

 

“O Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, sediado no Principado de Andorra, viajou, no passado fim-de-semana, até à cidade espanhola de Valladolid para participar no 33º Festival de Folklore “Pilarica”.

A organização deste “encontro de culturas” esteve a cargo do Grupo Coro y Danzas Pilarica e do Ayuntamiento de Valladolid e contou com as presenças, além do grupo anfitrião e do grupo português, do Grupo Folklorico “La Cañada” de Fresno el Viejo (Valladolid) e da Asociación Folklorica “Andrés Laguna” de Segóvia.

Na manhã de sábado, a comitiva do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ foi recebida pelos organizadores que se disponibilizaram a proporcionar uma visita cultural pelos espaços mais emblemáticos da cidade de Valladolid.

Na tarde de sábado teve lugar o Festival de Folclore, na Praça Rafael Cano, que apresentou uma plateia repleta para apreciar as danças tradicionais da região e do folclore do Alto Minho, que deslumbrou os assistentes.

O Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ apresentou, com honra e gosto, a vivacidade das danças da Ribeira Lima e da Serra d’Arga, bem como o colorido dos trajes de trabalho e de festa, tão característicos da região de Viana do Castelo, tendo recebido inúmeros e calorosos aplausos.

Após o Festival, o grupo anfitrião ofereceu a todos os participantes um jantar-convívio onde não faltou a boa disposição, a música e a dança.

Na manhã de domingo ouve ainda tempo para uma visita ao Museu Nacional de Escultura, onde os elementos do Grupo foram surpreendidos pela beleza das obras expostas.

Após o regresso ao Principado de Andorra, os componentes do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ preparam já a participação na maior feira setorial do Principado participando, nos dias 25, 26 e 27, com um stand próprio, onde serão saboreados produtos típicos portugueses, e apreciadas as danças tradicionais do Alto Minho.”

Fonte: Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ (Nota à Imprensa)

[themoneytizer id=”19156-19″]

 

Sobre o Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’

O Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ no Principado de Andorra foi fundado no dia 1 de Maio de 1996, e apresenta, em terras andorranas, danças e cantares das regiões da Ribeira Lima e da Serra d’Arga, no Distrito de Viana do Castelo, norte de Portugal.

Os elementos que compõem o Grupo, têm participado nos diversos festivais em Andorra sendo um referente da cultura portuguesa e têm levado em diversas ocasiões o seu trabalho de representação a países como: Espanha, França, Portugal, Luxemburgo, Suíça e Mónaco.

Desde 2006, este Grupo é o promotor das Janeiras, com especial visita à Catedral de Sta. Maria d’Urgell (Espanha) na presença do Arcebispo Joan Enric Vives, Copríncipe de Andorra, assim como a instituições de solidariedade e estabelecimentos portugueses e andorranos. Nesse mesmo ano, inaugurou, em colaboração com a Embaixada de Portugal, uma exposição retrospectiva do grupo titulada “Uma década de cultura e amizade”.

Anualmente, no mês de Maio, no âmbito da celebração do respectivo aniversário, realiza o seu festival de folclore, e, desde 2007, organiza o “Festival de Folclore Ibérico — Principado de Andorra”, um evento consolidado que conta com a participação de grupos de Espanha, de Portugal e Andorra. Fonte e saber mais 

 

[themoneytizer id=”19156-16″]