Costumes Portugueses – fotografias de trajes do povo

Fotografias de trajes do povo

O sr. Comendador José Albino Pereira de Carvalho, distintíssimo fotógrafo amador, tendo recebido em todas as exposições e certames a que concorreu as mais valiosas consagrações e os melhores prémios, figura irmã de Carlos Relvas, dedicou a sua esclarecida atividade artística ao estudo do traje do povo português, conseguindo reunir uma bela coleção de tipos etnográficos das várias províncias portuguesas, alguns já hoje completamente extintos ou extremamente raros.

Na sua deliciosa quinta da Areosa, nos arredores de Viana do Castelo, nas poéticas margens do Lima, o rio do esquecimento, tem instalados os seus magníficos ateliers fotográficos, montados com todos os aperfeiçoamentos modernos, e pena é que o seu precário estado de saúde, nos últimos tempos, não tenha consentido ao ilustre amador de prosseguir na tarefa que a si próprio patrioticamente se impôs.

Inicia hoje a Ilustração Portuguesa a publicação dessa soberba galeria de trajes regionais portugueses, que, como acima dizemos, têm subido valor científico, e são uma contribuição preciosa para o conhecimento perfeito da etnografia do povo português.

O estudo do traje popular como o da habitação, da indústria e arte, bem como das formas sociais da organização da família e da propriedade são outros tantos curiosíssimos capítulos da etnografia, ciência que, à parte os estudos folk-lóricos e um ou outro artigo disperso, tão pouco cultivada tem sido no nosso país, e cujo desenvolvimento tanto contribuiria para despertar em nós, portugueses, energias patrióticas do mais alto valor.

A. Mesquita de Figueiredo.

No Minho: Pastora

 

Trajes do povo: menina com mantilha usada no Alentejo
No Alentejo: Menina de mantilha

(Clichés do ilustre amador sr. Albino Pereira de Carvalho.) 

Fonte: “Ilustração Portuguesa”, nº 366, 24 de Fevereiro de 1913