FolkLoures’19 – Encontro de Culturas

 

Realizou-se no passado dia 30 de Junho, pelas 15h30, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, a abertura da edição do FolkLoures’19 – Encontro de Culturas, com uma conferência sobre “O Corpo de Deus em Penafiel e a Singularidade dos seus Bailes”, apresentada pela Prof. Doutora Teresa Soeiro, Diretora do Museu Municipal de Penafiel.

O FolkLoures’19 irá ter continuidade a 6 de Julho, dia em que se realizará um grandioso espectáculo de culturas tradicionais, a ter lugar no Parque Adão Barata (Parque da Cidade), em Loures.

Através desta iniciativa, os minhotos que vivem em Loures procuram, de alguma forma, retribuir à terra o excelente acolhimento com que foram recebidos neste concelho dos arredores de Lisboa e, ao mesmo tempo, contribuir para a integração e convivência saudável entre todas as comunidades imigrantes que aqui vivem, sejam elas de origem lusófona ou de outras culturas.

O FolkLoures’19 – Encontro de Culturas é uma iniciativa do Grupo Folclórico Verde Minho, que conta com o apoio imprescindível da Câmara Municipal de Loures, e tem o seguinte Programa:

30 de Junho

15h00 – Conferência sobre “O Corpo de Deus em Penafiel e a singularidade dos seus bailes” – Profª Doutora Teresa Soeiro

[themoneytizer id=”19156-3″]

 

6 de Julho

16h00 – Abertura com dois Grupos de Bombos
16h30 – Arintos à prova: Loures e Ponte de Lima
17h00 – Entrega de lembranças institucionais
18h00 – Jantar
19h30 – Desfile dos Grupos participantes

20h00 – Início do FolkLoures’2019, com a participação de

Grupo de Bombos US BAT N’PELLE | Alfândega da Fé – Bragança
Grupo de Bombos Arrufarte, Vertente Sul | Odivelas
Grupo Etnográfico Verde Minho | Minho
Tradições Baile dos Pedreiros de Penafiel | Douro Litoral
Rancho Folclórico de Moreira de Cónegos | Guimarães – Baixo Minho
Grupo Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias | Baixo Alentejo
Dança Sancofa Black Gold | Cabo Verde
Grupo de Danças e Cantares da Madeira | Madeira
Rancho Folclórico de Penafiel | Douro Litoral

Apresentação a cargo de José Pedrosa e Lúcia Lima

24h00 – Fogo-de-artifício

Grupo Folclórico Verde Minho – Loures

O Grupo Folclórico Verde Minho é o anfitrião do FolkLoures – Encontro de Culturas e a quem se deve a criação deste evento que se caracteriza pela sua originalidade, espírito fraterno e carácter inclusivo.

Disse um dia o escritor transmontano Miguel Torga, “…no Minho tudo é verde, o caldo é verde, o vinho é verde…” – não podiam, pois, os minhotos que vivem na região de Lisboa, deixar de tomar para si a identificação cromática que caracteriza a sua região.

Respondendo ao chamamento da terra que os viu nascer, os minhotos que vivem nos arredores de Lisboa, mais concretamente no concelho de Loures, decidiram em tempos criar um grupo folclórico que os ajuda a manter a sua ligação afectiva às origens. Assim nasceu, em 1994, o “Grupo Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares Verde Minho”, anunciando como seu propósito a preservação, salvaguarda e divulgação das suas raízes culturais.

Visa através da sua atuação promover as tradições da nossa região nomeadamente junto dos mais jovens ao mesmo tempo que valoriza os seus conhecimentos musicais e da etnografia minhota.

[themoneytizer id=”19156-19″]