Festa das Cruzes em Barcelos | Minho

Festa das Cruzes – Barcelos

A Festa das Cruzes, em Barcelos, assinala-se todos os anos no princípio de Maio.

O dia 3 de Maio é consagrado ao Senhor Bom Jesus da Cruz e é feriado municipal em Barcelos. A festa tem normalmente 5 dias, incluindo o dia 1 e 3 de Maio.

A Festa das Cruzes é a primeira grande romaria do Minho e é também o retrato do Barcelos autêntico nas suas mais originais tradições religiosas, etnográficas e culturais.

As suas origens remontam ao início do séc. XVI e tem origem no milagre das Cruzes, que aconteceu em 1504.

Este facto motivou o nascimento da devoção ao Senhor da Cruz e, posteriormente, a construção do templo barroco, em pleno centro da cidade.

Até ao séc. XX, a festa tinha exclusivamente um cariz religioso. No séc. XX anexaram-se elementos de animação das festas populares.

Barcelos em Festa!

Actualmente, na Festa das Cruzes, Barcelos ganha um aspecto peculiar.

Nestes dias, a cidade recebe milhares de visitantes e forasteiros, nacionais e estrangeiros, que chegam para apreciar os Ranchos Folclóricos, os Zés-Pereiras, as Bandas de música popular, os grupos de cantares populares.

Também os tapetes de flores naturais – que todos os anos engrandecem o Templo do Bom Jesus da Cruz -, a grandiosa procissão da Invenção da Santa Cruz e as grandiosas sessões de fogo-de-artifício e piromusical, que iluminam as margens do rio e embelezam todo o centro histórico da cidade.

Nas Cruzes respira-se em Barcelos o ar típico das romarias minhotas, com os “comes e bebes”, os cantares ao desafio, o artesanato ao vivo, os cortejos etnográficos, as concertinas, o estalejar dos morteiros, o arraial.

Sem esquecer a alegria do povo e toda envolvência cultural e etnográfica associada às romarias populares que fazem desta uma das maiores de Portugal.

São manifestações de uma alegria contagiante que anunciam que Barcelos está em Festa!

Imagem