Feiras de Gastronomia e do Fumeiro em Trás-os-Montes

 

«(…) É destes [dos porcos] que se tem de partir para chegar à trindade tradicional do reino: os presuntos, as alheiras, os salpicões.

Por alturas do Natal, começa a matança. Ao romper da manhã, a paz de cada povoado é subitamente alarmada. Um grito esfaqueado irrompe do silêncio. Dias depois desmancha-se a bizarma, e um pálio de fumeiro cobre a lareira.

Quem não comeu ainda desses manjares ensacados, prove… E há-de encontrar neles o sabor das invernadas passadas ao borralho enquanto a neve cai, o perfume das graças dadas por alma dos que Deus tem, a magia da história de João de Calais contada aos filhos, e uma ciência infusa de temperar, que vem desde que a primeira nau chegou da Índia

(Miguel Torga, em “Um Reino Maravilhoso”)

Iniciado o novo ano de 2019, é tempo das Feiras de Gastronomia e do Fumeiro, com particular destaque para as que se realizam na região de Trás-os-Montes:

Feiras de Gastronomia e do Fumeiro em Trás-os-Montes: BoticasBoticas realiza a sua XXI Feira Gastronómica do Porco de 11 a 13 de janeiro, no Pavilhão Multiusos.

De acordo com as palavras de Fernando Queiroga, Presidente da Câmara Municipal de Boticas, “A gastronomia, e em especial o fumeiro e os derivados do porco, serão o maior destaque deste certame, a que se juntam o artesanato, o folclore e os cantares tradicionais, bem como as afamadas chegas de bois, uma expressão secular da cultura popular que continua bem enraizada na nossa população.

É uma oportunidade única para descobrir os encantos do Concelho de Boticas e para se deixar seduzir pelas maravilhas da nossa terra.” Saber mais

Feiras de Gastronomia e do Fumeiro em Trás-os-Montes: MontalegreMontalegre, capital do Barroso, realiza a sua XXVIII Feira do Fumeiro, também conhecido pela designação de “São João das Chouriças”, nos dias 24 a 27 de janeiro, no Pavilhão Multiusos

A Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso é organizada pela Câmara Municipal de Montalegre desde o ano de 1992 e, a partir de 2002, em parceria com a Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã.

É o regresso anual da “rainha” do fumeiro à capital do Barroso. As iguarias são variadas, assim como uma amostra do que melhor se faz nesta região. Saber mais

Feiras de Gastronomia e do Fumeiro em Trás-os-Montes: ChavesChaves vai encher de novo com mais uma mostra, a XIVSabores de Chaves – Feira do Fumeiro”. Promovida pelo Município de Chaves, esta iniciativa, onde o fumeiro é rei, realiza-se de 1 a 3 de fevereiro de 2019.

Aos enchidos, confecionados de forma artesanal, juntam-se o famoso presunto, o Pastel e o Folar de Chaves e os restantes artigos de panificação, os produtos da região e o artesanato. Saber mais

Vinhais vai encerrar este ciclo saboroso das Feiras do Fumeiro da região de Trás-os-Montes, realizando a sua XXXVIII Feira do Fumeiro nos dias 7 a 10 de fevereiro de 2019.

Esta iniciativa realiza-se anualmente, em fevereiro, desde 1981, e, de acordo com os seus organizadores «destaca-se das demais pelo seu fumeiro de excelência que lhe valeu a atribuição do título de a “Capital do Fumeiro”».

Nos quatro dias de feira, além do fumeiro de raça bísara, estão disponíveis produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espetáculos musicais, luta de touros, tasquinhas e restaurantes preparados para receber milhares de visitantes todos os anos. Saber mais

Feira da Alheira em MirandelaA Feira da Alheira de Mirandela vai realizar-se nos dias 3, 4, 10 e 11 de Março de 2019.

A alheira de Mirandela é uma maravilha gastronómica e produto ímpar na culinária portuguesa, sendo reconhecida nacional e internacionalmente. Contemplada com o selo IGP – Indicação Geográfica Protegida, distingue-se de todos os outros da mesma categoria pela sua declarada qualidade e pelas suas excecionais características.

Nesta iniciativa, celebrado em diversos restaurantes da cidade, os visitantes vão poder pode apreciar verdadeiros manjares regionais, onde as alheiras são a principal referência.

E ainda desfrutar de outros sabores e aromas típicos deste concelho, pois as dezenas de expositores presentes vão disponibilizar um leque de produtos irresistíveis como outros enchidos, queijos, vinhos, azeites, compotas, cogumelos, mel, pão, artesanato, entre outros.

Imagem de destaque