Cultura e gastronomia lusitanas em Andorra

 

Cultura e gastronomia de Portugal foram rainhas na maior feira comercial de Andorra.

Andorra la Vella, capital do Principado de Andorra, acolheu, no passado fim-de-semana, a 40ª edição da Fira d’Andorra, o maior certame multi-sectorial do país com mais de 60.000 visitantes.

Nos dias 26, 27 e 28 de Outubro, empresas comerciais e entidades associativas localizadas em Andorra apresentaram-se na maior montra comercial do país, com destaque para o sector automóvel e a venda de forfaits para a muito próxima temporada de esqui.

Ao mesmo tempo, realizou-se a 8ª edição da Fira d’Associacions, espaço dedicado ao movimento associativo andorrano, e no qual a portugalidade esteve muito bem representada pelo Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, entidade que há 22 anos promove a cultura tradicional neste Principado.

Os membros do Grupo decoraram o stand, através da recriação duma cozinha tradicional do Minho, onde não faltou uma chaminé repleta de enchidos a defumar e, nas paredes, não faltaram elementos característicos como os quadros com fotografias antigas, cebolas e alhos. Na bancada do stand, os visitantes puderam adquirir e degustar a gastronomia típica como os bolinhos e pataniscas de bacalhau (muito apreciados pela sociedade andorrana), assim como os rissóis, enchidos, natas, broa de milho, azeite, bolos caseiros, bifanas e moelas, todos eles produtos elaborados pelos membros do Grupo. O vinho branco servido na típica tigelinha fez as delícias do imenso público que visitou, durante os três dias da Mostra, o espaço português, o qual recebeu inúmeros elogios pela recriação e decoração.

No palco instalado no espaço da Feira, marcaram presença as danças e cantigas tradicionais portuguesas: no sábado, pelas 19 horas, com a actuação do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, e, no domingo, às 17 horas, foi a vez do Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho fazer a sua actuação.

O stand do Grupo foi visitado por Antoni Martí, Primeiro Ministro do Principado, e por Conxita Marsol, Presidente da Câmara de Andorra la Vella, entre outras personalidades da política, da cultura e do sector empresarial andorrano e português.

 

[themoneytizer id=”19156-16″]