A AFERAM reuniu online com os seus associados

A AFERAM, Associação de Folclore e Etnografia da Madeira, reuniu online, no passado, dia 4 de junho, com os seus associados.

Este encontro serviu para discutir a atividade atual dos grupos de folclore na Madeira e Porto Santo e a possível retoma, tendo em conta os condicionamentos impostos pelas entidades de saúde e Governo Central e Regional, relativamente à pandemia que vivemos.

A Associação, em consonância com a Federação de Folclore Português aconselhou ao cancelamento de todos os espetáculos, nomeadamente os festivais de folclore até 30 de setembro.

Sugeriu que algumas atividades ou mesmo ensaios podem ser retomados, mas condicionados

– a um número mínimo de elementos,

– ao distanciamento social,

– ao uso de máscaras

– e à desinfeção e limpeza dos espaços.

Os associados mostraram-se preocupados com o facto de algumas entidades oficiais não contemplarem os apoios e protocolos previstos para este ano.

Lembram que estas associações têm mantido um forte papel social e educativo nas suas comunidades, para além de as representarem ao longo dos anos. Elas continuam a ter despesas, mesmo sem nenhum rendimento, pois os espetáculos foram cancelados.

Foram ainda enunciados os projetos que estão a ser desenvolvidos pela associação,

– as edições dos cadernos de folclore previstas,

– a parceria com o Xarabanda no levantamento dos charambistas e tocadores de cordofones,

– e a parceria com Federação de Folclore Português na implementação de um curso de Pós-graduação em Património Cultural Tradicional e Popular Português, na Madeira.

A Associação também disponibiliza para todos os associados apoios, nomeadamente para o processo técnico digital, via videoconferência, através de marcações pelo email aferam.madeira@gmail.com.

Foi marcado um encontro para o dia 2 de julho, para um novo balanço.

AFERAM – Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira – o que é?

AFERAM – Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira tem como objectivo fomentar boas relações entre os vários grupos associados e sensibilizar para formação nestas colectividades, enaltecendo, desse modo, a qualidade do folclore e defendendo o património cultural, designadamente: recolha, preservação e divulgação dos usos e costumes etnofolclóricos da Região.

Contactos:

AFERAM – Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira
Centro Cívico de Animação e Cultura Edmundo Bettencourt
Rua Latino Coelho 57, R/C 9060-155 Funchal – Madeira – Portugal
Email: aferam.madeira@gmail.com

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!
Mantemos os seus dados totalmente privados e nunca os vamos partilhar com outros. Leia a nossa Política de privacidade e responsabilidade