A Galiza mail’o Minho são como dois namorados!

A Galiza mail’o Minho” (são como dois namorados)” – Baile Folk com Etnográfico de Areosa e Monteira Danzas do Mundo.

Ao longo dos últimos anos, o Grupo Etnográfico de Areosa (GEA), fundado em 1966, tem organizado várias oficinas de dança, tanto de forma autónoma, como em parceria com grupos congéneres, ou associações culturais.

Estas oficinas têm como objetivo estimular a integração da dança tradicional no leque das atividades culturais promovidas para a comunidade, promovendo hábitos de vida saudável.

Para o fim de semana de 19 e 20 de novembro, o GEA está a organizar mais duas oficinas de dança, desta vez, em parceria com a Monteira Danzas do Mundo.

Monteira Danzas do Mundo é uma associação galega, nascida em 1989, que reúne semanalmente para relembrar danças do mundo já aprendidas e conhecer outras tantas.

O programa inclui, igualmente, uma visita ao Museu do Traje e outra ao centro histórico de Viana do Castelo.

O Grupo Etnográfico de Areosa convida toda a população para o ponto mais alto deste encontro, a decorrer no sábado, 19 de novembro, no Casino de Afife, às 22h00.

Trata-se de um Baile Folk, com entrada gratuita, que vai juntar os músicos do Grupo Etnográfico de Areosa e o músico e bailarino galego Sergio Cobos.

Sobre o Grupo Etnográfico de Areosa

Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) foi fundado no ano de 1966.

É uma associação cultural que, através do trabalho de valorização das tradições ligadas ao património material e imaterial desta região, nos leva a fazer uma viagem ao passado, à obra artística e às tradições populares de Areosa, em Viana do Castelo.

Tem mais de cinco décadas de intensa atividade

– no campo da investigação etnográfica,

– na animação cultural,

– na exibição da policromia dos trajes “à Vianesa” e das danças e cantares do povo deste Minho sempre em festa.

O GEA enverga o característico e único traje vermelho de Areosa, sendo considerado um dos melhores grupos de folclore nacional, representando dignamente o Alto-Minho e a cidade de Viana do Castelo.

Este Grupo tem sido embaixador da cultura portuguesa em países como Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Polónia, Hungria, Itália, Brasil e Venezuela.

Também tem servido de inspiração e modelo para a criação de diversos grupos de folclore pelo mundo fora, em países como o Brasil, França, Venezuela e Estados Unidos da América.

O Grupo participa activamente

– na Romaria de Nossa Senhora de Agonia, que tem o seu dia a 20 de Agosto, por muitos considerada a Romaria das Romarias em Portugal,

– e na Quinta do Santoinho, situada em Darque, é grupo residente entre os meses de Maio a Novembro, alternado a sua participação com outros três grupos folclóricos do distrito.

Em 2019, o Grupo Etnográfico de Areosa (GEA), Viana do Castelo, Portugal, recebeu uma Menção Honrosa no 20º Büyükçekmece International Culture and Art Festival, em Büyükçekmece, Istambul, Turquia. Esta distinção foi-lhe atribuída por um júri constituído por 11 membros, oriundos de 4 continentes.