CartazesIniciativas

XXIX Mostra de Folclore de Fafe

No próximo dia 13 de julho, com início às 21h00, vai realizar-se a XXIX Mostra de Folclore de Fafe.

Nesta Mostra de Folclore, integrada nas Festas da Cidade de Fafe – 2024,  vão participar os seguintes Grupos de Folclore:

– Rancho Folclórico de Fafe

– Rancho Folclórico das Cantarinhas de Barro – Mafra

– Rancho Folclórico de São Feliz da Marinha – Vila Nova de Gaia

– Rancho Folclórico Nossa Senhora da Abadia – Barcelos

– Rancho Folclórico das Lavradeiras de Oleiros – Ponte da Barca

Rancho Folclórico de Fafe – historial

Fundado em 15 de março de 1958 e passando por um período de inatividade devido à emigração, o Rancho Folclórico de Fafe reapareceu com atuação em público no dia 7 de setembro de 1991, com gente e ideias novas, mas sempre com a intenção e preocupação de manter vivos os usos e costumes da Região em que se insere.

Sendo Fafe um concelho onde tradicionalmente predomina a indústria e a agricultura, outras atividades e profissões se mantêm vivas e na memória das suas gentes, caso dos moleiros e dos carvoeiros, que marcaram o dia a dia e toda uma forma de estar e de viver nas aldeias mais serranas deste concelho.

Concelho dividido entre uma parte sul industrial e uma parte norte agrícola, faz com que os seus habitantes tenham variadíssimas formas de falar, de vestir e de passar os seus tempos livres.

O Rancho Folclórico de Fafe, depois de uma pesquisa cuidada, pretendendo ser um sincero embaixador deste concelho e tendo pela frente uma multiplicidade de tradições, não resistiu em dar prevalência à parte norte do mesmo, projetando para as suas atuações, as danças e cantares dessas terras, acompanhadas sempre de utensílios usados no trabalho diário e dos variados e riquíssimos trajes.

Para além da participação nos mais variados Festivais de Folclore que se realizam de norte a sul por todo o País, o Rancho Folclórico de Fafe conta já com várias participações no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França.

Várias foram já as suas participações televisivas, na SIC, na RTP e na TV Galiza – Espanha.

Encontra-se inscrito como Centro de Cultura e Desporto do INATEL – Delegação de Braga, sob o n°3.978.

XXIX Mostra de Folclore de Fafe - Cartaz