Sede do Grupo de Folclore Casa de Portugal inaugurada em Andorra
As novas instalações do Grupo de Folclore Casa de Portugal, sediado no Principado de Andorra, foram inauguradas no passado dia 19 de outubro, sábado, no centro cultural La Llanterna, na cidade de Escaldes-Engordany.
O novo espaço da cultura portuguesa no Principado foi benzido às 18 horas pelo Padre Antoni Elvira, pároco da paróquia de Escaldes-Engordany, que também dirigu uma mensagem aos membros do Grupo, os quais semanalmente utilizam as instalações para que “tenham muito êxito nas iniciativas de fraternidade que tem previsto realizar”.
Intervenções protocolares
O presidente do Grupo, José Luís Carvalho, dirigiu-se a todos os presentes, agradecendo a presença de tão ilustres convidados do Principado de Andorra assim como membros da comunidade portuguesa, além do Deputado Paulo Pisco, de Duarte Pinto da Rocha, Cônsul Geral de Portugal em Andorra e Rui Fernandes, Conselheiro das Comunidades Portuguesas.
Dirigiu, em particular, umas palavras à Cònsol (Presidente da Câmara) d’Escaldes-Engordany, Rosa Gili, agradecendo pela cedência das instalações e por confiar no projeto cultural e na trajetória do Grupo de Folclore Casa de Portugal.
Agradeceu, também, a todas instituições, patrocinadores e movimento associativo que colabora diretamente com o Grupo.
Terminou agradecendo e exaltando emocionado o trabalho que o elemento do Grupo tem tido ao longo de 28 anos de atividade.
Por sua vez, Rosa Gili afirmou que “era um orgulho para a paróquia de Escaldes-Engordany ceder as instalações” e que era uma alegria “ver a sala repleta de pessoas num ambiente de confraternização”, acrescentando que “a comunidade portuguesa ajudou a construir a Andorra da atualidade”.
A Ministra da Cultura e Desporto do Principado, Monica Bonell também interveio, agradecendo “a grande atividade cultural que se realiza no Grupo” assegurando que “faz enriquecer ainda mais a cultura andorrana”. “Estejam onde estiverem, a vossa música e o folclore está sempre presente”, referiu ainda.
A seguir, o Deputado Paulo Pisco reconheceu a amizade que o liga ao Grupo por “defender e tão bem a portugalidade e ser um digno embaixador de Portugal no Principado”.
Para terminar o momento protocolar, o Cônsul Geral de Portugal, que iniciou funções há poucas semanas, dirigiu-se emocionado por celebrar este momento tão importante. Duarte Pinto da Rocha felicitou o Grupo pela tarefa de divulgação da cultura portuguesa e pelo “grande diálogo e trabalho conjunto que há entre os dois países”.
Ofertas ao Grupo
A cerimónia contou ainda com duas surpresas, a primeira a cargo do empresário José Costa que aproveitou o evento para oferecer aos elementos do Grupo uma casaca para vestirem nos momentos de representação e deslocações, e, a seguir, Patrícia Barrientos, Vice-presidente da Associação de Argentinos em Andorra, que ofereceu ao Grupo um quadro onde certificavam as boas relações entre as duas instituições e felicitavam o Grupo pelo novo espaço cultural.
O evento continuou com um lanche convívio repleto de iguarias portuguesas elaboradas pelos elementos do Grupo, que para a ocasião estrearam e vestiram t-shirt vermelha oferecida pela empresa K Rodrigues, e a festa terminou ao som da concertina com cantigas e danças executados pelos diferentes membros do Grupo de Folclore Casa de Portugal e o Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho.
A atividade cultural do Grupo de Folclore Casa de Portugal continua na próxima semana com a participação na 45ª edição da Fira d’Andorra la Vella que irá decorrer nos dias 25, 26 e 27 de outubro na cidade de Andorra la Vella, capital do Principado de Andorra.