III Encontro de Cantares Natalícios em Condeixa-a-Nova

No próximo dia 15 de Dezembro de 2019, pelas 15h30, vai realizar-se, na Igreja de Condeixa-a-Nova, o III Encontro de Cantares Natalícios em Condeixa-a-Nova, com a participação dos seguintes Grupos de Folclore:

Rancho Folclórico e Etnográfico de Eira Pedrinha – Condeixa-a-Nova

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Eira Pedrinha, inserido na região etno-folclórica do Baixo Mondego, foi fundado em 1983, como resposta à necessidade de preservar a história, os usos e os costumes da aldeia de Eira Pedrinha. Da necessidade de preservar toda a história, cultura, usos e costumes da terra surge em 1983 a ideia de formar um Rancho Folclórico que em 2003 adquire a actual denominação: Rancho Folclórico e Etnográfico de Eira Pedrinha.

Ao longo dos anos de existência, o grupo tem vindo a desenvolver a sua actividade no sentido de salvaguardar, divulgar e reproduzir o mais fielmente possível as vivências, o trajar, as danças e os cantares das gentes da região de Condeixa e da Serra de Sicó, entre o final do séc. XIX e o início do séc. XX.

A vida, muito simples e essencialmente ligada às actividades agrícolas e religiosas, é reflectida nos trajes apresentados. São essencialmente trajes de trabalho no campo, alguns de vendedeiras, outros de romaria e de domingo, e ainda os noivos e lavradores mais abastados, sem esquecer as crianças. Ler+

Rancho Regional de São Salvador da Folgosa – Maia

O Rancho Regional de S. Salvador de Folgosa – Maia, nasceu por ocasião da angariação de fundos para as obras de remodelação da Igreja Paroquial, em finais da década de cinquenta, tendo desde logo procurado afirmar-se no panorama folclórico nacional e regional.

A partir desta altura, o Rancho tem vindo a aperfeiçoar a sua actividade de reprodução de trajes, danças e cantares dos tempos remotos nas terras da Maia, através de pesquisas e recolhas que garantem a autenticidade do que pretende representar.

Em termos de folclore, representa a zona do chamado Vale do Coronado, no leste maiato. E dentro destes limites que se propõe recolher e depois reproduzir o mais fidedignamente possível as vivências quotidianas e festivas dos nossos antepassados. Ler+

Rancho Folclórico da Redinha – Pombal

Em 1963, era fundado na redinha, o Rancho Folclórico “ As Moleirinhas”, hoje designado por Rancho Folclórico de Redinha, fazendo lembrar os costumes e tradições dos seus antepassados.

Tendo a região, desde recuados tempos, profundas raízes folclóricas, é possível que para isso tenha contribuído a Romaria a Nossa Senhora de Estrela. Desde sempre, ali aflui um grande número de pessoas pagando promessas, cantando e dançando ao toque de vários harmónios e concertinas, que nunca faltam para animar esta tradição.

O rancho tem participado em grandes festivais de folclore de norte a sul do país bem como, no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França.

É membro efetivo da federação do Folclore Português e também da associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura. Ler+ 

Cartaz de divulgação do III Encontro de Cantares Natalícios em Condeixa-a-Nova

 

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!
Mantemos os seus dados totalmente privados e nunca os vamos partilhar com outros. Leia a nossa Política de privacidade e responsabilidade