Jornadas Regionais de Folclore e Etnografia do Alto Alentejo

 

No próximo dia 30 de Novembro, sábado, com início às 14h30, vão realizar-se, em Alter do Chão (distrito de Portalegre), as Jornadas Regionais de Folclore e Etnografia do Alto Alentejo, organizadas pelo Rancho Folclórico “As Ceifeiras” de Alter do Chão e grupos do Alentejo.

Estas jornadas são abertas a todos quantos se interessam pela temática, e pretendem aprender mais e partilhar conhecimentos, de forma a que se continue o aprofundamento do estudo do Folclore e Etnografia desta região.

A entrada é livre e as inscrições gratuitas.

Programa e Oradores

14h30 – Abertura dos Trabalhos

Prof. Duarte Graça  (Rancho Folclórico “As Ceifeiras” de Alter do Chão / Conselho Técnico da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo)

14h45 – Francisco Pardal‘’Entre a capela e o campo: aspectos da religiosidade popular no Alto Alentejo, na primeira metade do século XX” (Rancho Folclórico “As Azeitoneiras” de S. Bento do Cortiço / Instituto da Padroeira de Portugal Para os Estudos da Mariologia)

15h05 – Florêncio CacêteFolclore do Alentejo, nos trilhos do Futuro… – Breves contributos para uma melhoria do nível de representatividade dos grupos folclóricos na região (Conselho Técnico da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo)

15h25 – Genoveva Graça – Côcas de Portalegre…. e não só! – Contributo para o Estudo das “Côcas” no Alto Alentejo (Rancho Folclórico “As Ceifeiras“ de Alter do Chão/ Direcção da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo)

15h45 – Vagner Bugalho/ Débora Bizarro/ Joaquina Rebelo – O trajar da mulher de Nisa! – Contributo para o seu estudo e desmistificação! (Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa)

16h05 – Intervalo

16h20 – Comunicações dos grupos sobre os temas e debate

17h30 – Tiago Velhinha PereiraSons, Memórias, Vivências, Pessoas e muito mais… O projecto Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPAGDP – Música Portuguesa a Gostar Dela Própria)

18h00 – Encerramento dos Trabalhos

Joaquim Matias (Presidente da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo)

No final haverá um Encontro de Cantadores de Saias!