Jornadas Regionais de Folclore e Etnografia do Alto Alentejo

 

No próximo dia 30 de Novembro, sábado, com início às 14h30, vão realizar-se, em Alter do Chão (distrito de Portalegre), as Jornadas Regionais de Folclore e Etnografia do Alto Alentejo, organizadas pelo Rancho Folclórico “As Ceifeiras” de Alter do Chão e grupos do Alentejo.

Estas jornadas são abertas a todos quantos se interessam pela temática, e pretendem aprender mais e partilhar conhecimentos, de forma a que se continue o aprofundamento do estudo do Folclore e Etnografia desta região.

A entrada é livre e as inscrições gratuitas.

Programa e Oradores

14h30 – Abertura dos Trabalhos

Prof. Duarte Graça  (Rancho Folclórico “As Ceifeiras” de Alter do Chão / Conselho Técnico da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo)

14h45 – Francisco Pardal‘’Entre a capela e o campo: aspectos da religiosidade popular no Alto Alentejo, na primeira metade do século XX” (Rancho Folclórico “As Azeitoneiras” de S. Bento do Cortiço / Instituto da Padroeira de Portugal Para os Estudos da Mariologia)

15h05 – Florêncio CacêteFolclore do Alentejo, nos trilhos do Futuro… – Breves contributos para uma melhoria do nível de representatividade dos grupos folclóricos na região (Conselho Técnico da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo)

15h25 – Genoveva Graça – Côcas de Portalegre…. e não só! – Contributo para o Estudo das “Côcas” no Alto Alentejo (Rancho Folclórico “As Ceifeiras“ de Alter do Chão/ Direcção da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo)

15h45 – Vagner Bugalho/ Débora Bizarro/ Joaquina Rebelo – O trajar da mulher de Nisa! – Contributo para o seu estudo e desmistificação! (Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa)

16h05 – Intervalo

16h20 – Comunicações dos grupos sobre os temas e debate

17h30 – Tiago Velhinha PereiraSons, Memórias, Vivências, Pessoas e muito mais… O projecto Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPAGDP – Música Portuguesa a Gostar Dela Própria)

18h00 – Encerramento dos Trabalhos

Joaquim Matias (Presidente da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo)

No final haverá um Encontro de Cantadores de Saias!

 

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!
Mantemos os seus dados totalmente privados e nunca os vamos partilhar com outros. Leia a nossa Política de privacidade e responsabilidade