Grupo Folclórico Retalhos Antigos da Artesia – Califórnia

 

O Grupo Folclórico Retalhos Antigos da Artesia – Califórnia | Estados Unidos da América é um dos mais antigos que existem na Califórnia, e foi criado no ano de 1980. Os seus membros fundadores são oriundos da ilha Terceira – Açores.

O Grupo apresenta músicas tradicionais, assim como danças cantares dos Açores, utilizando cordofones originais, como é o caso da viola da terra de 15 cordas. O ensino deste instrumento musical, típico da ilha Terceira, a membros do Grupo é feita por outros elementos do mesmo.

O Grupo Retalhos Antigos orgulha-se de usar os trajes típicos da Região dos Açores, procurando, através destes, dar a conhecer os valores e costumes culturais de um povo que emigrou para os EUA.

Embora seja constituído, na sua quase totalidade, por elementos descendentes da Ilha Terceira, Açores – o que facilmente se verifica pelas suas influências claras nos trajes, toques, modas, coreografias e cantares da referida ilha, o Grupo apresenta danças e cantares de todas as ilhas açorianas.

Este Grupo de Folclore é constituído por cerca de 44 elementos, entre bailadores, tocadores e cantadores, e todos os seus elementos iniciaram as respetivas atividades folclóricas apenas nos Estados Unidos da América, facto que torna esta tarefa difícil, mas, ao mesmo tempo, muito interessante e gratificante.

Sugestão de leitura

Trajes Micaelenses – Trajos dos Açores

 

Como sede e espaços para ensaios, o Grupo utiliza as instalações da Sociedade do Divino Espírito Santo, na cidade de Artesia, gentilmente cedida para o efeito, em troca de colaboração durante o ano.

Como principais eventos em que participou, salientam-se os Serões Culturais da Sociedade do Divino Espírito Santo da Artesia, Festa de S. João, Festas do Espírito Santo, Festas em honra de Santo António, Comemorações do Dia de Portugal, Festa de Natal da Hora Social Portuguesa, Festival de Folclore do Estado da Califórnia – Semblanza e Festival Internacional de Los Angeles, entre outros festivais e acontecimentos de relevo sociocultural pelo estado da Califórnia. Participa, ainda e durante o ano, em vários espetáculos e cortejos etnográficos, assim como em várias atividades comunitárias, como em atuações para as escolas locais e para clubes

O Grupo Folclórico Retalhos Antigos da Artesia orgulha-se e sentiu-se honrado com as visitas de diversos grupos folclóricos da ilha Terceira, nomeadamente: Grupo Folclórico das Doze Ribeiras, Grupo Folclórico “Fontes da Nossa Ilha” – Fontinhas, Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha “Recordar e Conhecer”, e Grupo de Violas da Ilha Terceira, entre outros.

Organizou o 37° Festival de Folclore Português do Estado da Califórnia.