Grupo Folclórico de Água Retorta – S. Miguel
Grupo Folclórico de Água Retorta
O Grupo Folclórico de Água Retorta, concelho de Povoação, S. Miguel (Açores), deu os seus primeiros passos pelas mãos das senhoras Lourdes Pereira e Maria Beatriz Pereira, em 1979, com a exibição de alguns balhos, por um grupo de crianças, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Criança.
Passados 40 anos após essa efeméride, e depois da formalização e integração na Casa de Povo de Água Retorta, o grupo tem vindo a resistir ás adversidades que têm surgido ao longo da sua existência e mantido a sua atividade.
Após um interregno de alguns anos, o grupo voltou às atuações em junho de 2015, constando do seu reportório 18 balhos.
Destacam-se o Balho de Santa Maria e o Balho Furado da Terra, ambos balhos originários da freguesia, sendo o último dançado pela altura das domingas e matanças do porco, onde o balho é dançado por pares e era aproveitado para que os namorados pudessem estar mais próximos das suas namoradas e puderem “estabelecer um contacto”, de uma forma disfarçada, aproveitando também para trocarem algumas conversas.
Atualmente, o grupo conta com 39 elementos, com idade compreendidas entre 7 e 52 anos, tendo com objetivo principal transmitir, ensinar e preservar as tradições da nossa terra, por forma as manter vivas.
Ao longo destes mais de 40 anos, destacam-se participações nos mais importantes festivais de folclore da Ilha, participação em festas e arraiais e organização anual do seu próprio Festival de Folclore.
Destacam-se ainda:
1991 – Atuações no Canadá e Estados Unidos da América
1994 – Atuações na Ilha de Santa Maria
1995 – Atuação nos Estados Unidos da América
1996 – Atuações no Continente – no âmbito de intercambio com Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, tendo atuado em vários distritos do continente, com destaque para a participação no Festival Internacional de Folclore realizado na EXPOFACIC – Cantanhede
1997 – Atuações na Ilha da Madeira – no âmbito de intercambio com o Grupo de Folclore de Machico
2000 – Atuações no Continente – intercambio com Grupo Folclórico Cancioneiro da Sanguinheira – Cantanhede.
2019 – Atuação em Santa Maria (Festa do Emigrante – Maia)