Festivais de Folclore CIOFF em Portugal – 2024

Festivais de Folclore CIOFF em Portugal – 2024

 

 

«O CIOFF® (Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais) é Parceiro Oficial da UNESCO, acreditado para o Comité de PCI. Criado em 1970, a missão do CIOFF® é salvaguardar, promover e difundir a cultura tradicional e o folclore.

A Associação CIOFF Portugal representa Portugal junto do CIOFF® e os seus membros constituem uma rede de festivais e grupos Portugueses.

Os Festivais CIOFF® promovem o intercâmbio cultural e a Paz entre os Povos. Neles participam grupos nacionais e pelo menos 5 grupos estrangeiros, que apresentam espetáculos de dança e música ao vivo, artesanato, workshops, jogos tradicionais, etc. Em Portugal existem diversos Festivais CIOFF® e Festivais Associados, que envolvem na sua organização mais de 1.000 voluntários anualmente.» Fonte

 

Folk Cantanhede – Semana Internacional de Folclore – 04.07 – 11.07.2024

Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede | Rua Cancioneiro de Cantanhede, 150 | 3060-135 Cantanhede

«O projeto FOLK Cantanhede – Semana Internacional de Folclore foi lançado no ano de 2006 com a perspetiva de proliferar, de forma ativa, a cultura tradicional do mundo.

Desde logo visou a certificação do festival pelo CIOFF® – Conselho Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, organismo não-governamental com assento na UNESCO, na área da salvaguarda do património cultural imaterial, que se veio a concretizar a 11 de Novembro de 2008, no 38º Congresso Mundial do CIOFF®, realizado na cidade de Istambul – Turquia.

Na Assembleia-Geral CIOFF® Internacional, que decorreu em Bautzen – Alemanha, nos 21 a 26 de outubro de 2014, o FOLK Cantanhede foi um dos doze festivais internacionais, de todo o mundo, distinguido e galardoado EMBAIXADOR CULTURAL CIOFF®.»

 

Festival Internacional de Folclore – Alto Minho – 31.08 – 07.09.2024

Parque Empresarial da Praia Norte, Lote 18 | 4900-350 Viana do Castelo

O Festival de Folclore Internacional – Alto Minho é um símbolo de compreensão e convívio.

Esta semana, o Festival Internacional de Folclore, sempre a decorrer no início de Setembro, inclui Grand Galas no mais antigo salão da cidade atlântica mais setentrional de Portugal – Viana do Castelo – mas também atuações em várias instituições sociais e culturais, uma iniciativa que mostra a A solidariedade do festival para com aqueles que não podem participar dos eventos noturnos.

O Festival sempre ofereceu um programa ambicioso e diversificado que fortalece a miscigenação cultural, contribuindo simultaneamente para a promoção da cultura tradicional e ajudando a distinguir Viana do Castelo como Capital do Folclore Português.

«Reconhecido pelo CIOFF desde 2006, este festival tem acolhido grupos de diferentes países do mundo e percorrido um caminho de consolidação que tem permitido ganhar credibilidade, colocando Viana do Castelo no percurso dos mais importantes festivais internacionais de Folclore da Europa.

É organizado pela VianaFestas e AGFAM, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e CIOFF.»

 

‘FestiMaiorca’ Festival Internacional de Folclore de Maiorca – 17.07 – 23.07.2024

Rua Poeta João de Lemos | 3090-466 Maiorca

A primeira edição do nosso festival foi em 1975, sendo na altura exclusivamente com grupos nacionais portugueses. Em 1982, um grupo da Galiza – Espanha, abriu as portas para o festival internacional que conhecemos hoje.

Em 1991, o Festival Internacional de Folclore de Maiorca ganhou um novo nome: FESTIMAIORCA, e desde 2002 vem ocupar lugar de destaque no calendário do festival internacional de folclore que se realiza em Portugal, sob o símbolo do CIOFF – Conselho Internacional de Organizações do Festival de Folclore e Artes Folclóricas.

Ao longo das várias edições passaram o palco do “Palace Square” (Terreiro do Paço) grupos de vários países de todo o mundo: Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, Grécia, Turquia, Sérvia, Suécia, Rússia, Geórgia, Ucrânia, Lituânia, Hungria, Roménia, Bulgária, México, Argentina, Israel, Togo, Serra Leoa, Timor, República Checa, Eslováquia e as várias regiões do país, incluindo os Açores e a Madeira.

O programa do festival teve algumas mudanças ao longo dos anos. Inicialmente o festival foi confinado a um único dia.

Em 1991, passa a dois dias de iniciativas, com a introdução da Dança da Amizade (Baile da Amizade).

Em 2002 o festival abraça a roupa que hoje conheces: seis dias de iniciativas, desde a festa de boas vindas da Dança da Amizade na noite de sexta-feira, passando para os jogos tradicionais portugueses, a Missa Internacional na Igreja Matriz de Maiorca no domingo, com a participação de grupos internacionais.

 

blank

Festival Internacional de Folclore Rio – 24.07 – 03.08.2024

Largo Guilherme Gomes Fernandes | 4755-060 Barcelinhos

«O Festival Internacional de Folclore Rio teve a sua origem em 1980.

Apesar de inicialmente não se identificar com os festivais CIOFF hoje existentes, a procura de um momento em que pudesse haver um intercâmbio de culturas, levou o Grupo Folclórico de Barcelinhos a organizar um festival de folclore com a participação de grupos oriundos da vizinha Espanha.

Mais tarde, concretamente a partir de 1989, foi-se alargando a outros países, tendo em 2002 recebido o diploma de reconhecimento oficial de festival CIOFF.

Durante a sua existência, o festival acolheu representantes dos cinco continentes, tendo já passado pelo palco principal, junto à margem esquerda do rio Cávado, cerca de 75 grupos estrangeiros e nacionais em representação de mais de 40 países.

A sua realização acontece anualmente por volta da última semana de Julho.

Durante os cerca de 10 dias do festival, os participantes têm oportunidade de partilhar com o vasto público vários momentos que envolvem, sobretudo, as danças e cantares, a gastronomia e o artesanato.»

 

Festarte – Festival Internacional de Artes e Tradições Populares de Matosinhos – 24.07 – 02.08.2024

Rua Óscar da Silva, 146  | Rua Luís José Alves, 425 2º Esq. | 4450-752 Leça da Palmeira / Matosinhos

«É realizado desde 2002 como CIOFF® e teve origem no Festival Internacional de Folclore de Leça da Palmeira, organizado desde 1982 também pelo Rancho Típico da Amorosa. Os grupos estrangeiros participam da feira de artesanato e do festival gastronómico com seus artesãos e cozinheiros.

Há duas formas de conhecer um país: viajar pela sua epiderme, observando apenas aquilo que ela apresenta à superfície ou, então, descobrir e tomar pulso à sua alma. A Alma do seu povo, feita de sons, cores, movimentos, sabores e saberes.

Dos cálidos ambientes mediterrânicos, ao exotismo do oriente, passando pelos tórridos cenários africanos, pelo calor contagiante da América Latina, ou pelas refrescantes paisagens da Europa, o Folclore encontra em Matosinhos um espaço privilegiado de fusão e partilha.

O FESTARTE (Festival de Artes e Tradições Populares) traz a Matosinhos a cor, os sons, o artesanato e a gastronomia dos países do mundo. Com o folclore como espelho da humanidade, vamos à descoberta da saudável convivência com outras culturas, e mostrar, a quem nos visita, a qualidade da nossa hospitalidade.»

 

FOLK AZORES® - Festival Internacional de Folclore dos Açores

Folk Azores – Festival Internacional de Folclore dos Açores – 09.08 – 15.08.2024

Rua Cambalim, nº 153, São Bento | 9700-037 Angra do Heroísmo

«O Folk Azores é um festival de folclore organizado pelo COFIT – Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira – e traz a Portugal, mais precisamente ao Arquipélago dos Açores, na ilha Terceira, grupos de folclore de todo o mundo.

O festival tem a duração de cerca de uma semana com a atuação dos vários grupos em diversos locais da ilha. O auge deste grandioso evento acontece no seu encerramento com “o grande espetáculo”, na Praça de Toiros da Ilha Terceira, onde todos os grupos têm a oportunidade de mostrar aos inúmeros espetadores a dança folclórica da sua Região.»

 

FolkFaro – Folclore Internacional Cidade de Faro – 15.08 – 23.08.2024

Teatro das Figuras / Passeio da Doca, Faro | Rua Rodrigues Davim, 29 | Apartado 271 | 8001-904 Faro

O único festival CIOFF® reconhecido no sul de Portugal, o FOLKFARO, tem lugar em Faro (Portugal) e arredores da cidade, na segunda quinzena de agosto.

Faro é a capital do Algarve – a bela região ensolarada do sul de Portugal, conhecida mundialmente pelo seu clima agradável, praias delineadas por rochas moldadas pelo mar e imensas extensões de areia dourada.

Este evento internacional procura promover e compartilhar o folclore e as tradições de diferentes nações para fortalecer a amizade e a identidade de cada país. Inclui uma grande variedade de atividades: espetáculos de gala no teatro, apresentações ao ar livre, desfiles internacionais, programas para crianças e idosos, oficinas de dança, etc.

Durante 9 dias, grupos de 7 países, num total de mais de 300 participantes, pintam a região do Algarve com as cores das suas tradições.

A organização do evento é responsável pelo “Grupo Folclórico de Faro”, apoiado pela Câmara Municipal de Faro e outras instituições públicas da Região do Algarve, e também com o patrocínio de empresas locais.

Folkmonção – Festival Internacional de Folclore – 02.08 – 09.08.2024

Monção – Arcos de Valdevez – Caminha – Melgaço – Paredes de Coura – Ponte da Barca – Ponte de Lima – Valença – Vila Nova de Cerveira | Rancho Folclórico Casa Povo Barbeita | Edifício Casa do Povo – Chão de Lopes – Barbeita | 4950-040 Monção

«O Festival Internacional de Danças Folclóricas “FOLKMONÇÃO” foi reconhecido pelo C.I.O.F.F. (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de artes tradicionais, estatuto B da UNESCO) em Novembro de 2006, C.I.D. (Conselho Internacional de Dança) em 2005, I.O.V. (Organização Internacional das Artes Populares) em 2004.

Conhece um sucesso crescente, tanto pela qualidade dos grupos convidados e pela organização como pelo calor do acolhimento e pela atmosfera de amizade que reina entre os grupos e a população. Os espectáculos em Monção têm lugar na Praça Deu-La-Deu, com 1.500 lugares sentados e grande espaço em redor para assistir em pé. Na mesma praça cada grupo terá a possibilidade de instalar uma tribuna de exposição e venda de artesanato, discos, cassetes… representativos do grupo e a sua região. As refeições e dormitórios têm lugar em escolas de Monção.»

Festival Celestino Graça – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo – 01.09 – 07.09.2024

Campo Infante da Câmara – Santarém | Centro Etnográfico “Celestino Graça” – Apartado 363 | Campo Infante da Câmara – Apartado 363 | 2001-905 Santarém

«O Festival Internacional de Folclore de Santarém realiza-se desde 1959, tendo surgido no âmbito da Feira do Ribatejo. Celestino Graça criou e desenvolveu este Festival, o qual foi membro fundador do CIOFF® em 1971, em França. A partir de 1995 a designação do Festival passou a incluir o nome do seu fundador, em sua homenagem.»

O Festival é organizado pelo “Grupo Académico de Danças Ribatejanas”, um grupo folclórico também fundado pelo Sr. Celestino Graça.

Danças do Mundo – Festival Internacional de Folclore nas Terras da Feira – 16.07 – 26.07-2024

Argoncilhe, Santa Maria da Feira

«O “Danças do Mundo” é um festival internacional de folclore promovido pela associação CASA DA GAIA – Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe, Santa Maria da Feira.

Decorre todos os anos na segunda quinzena de julho.

É um evento que envolve cerca de 500 participantes, entre convidados e voluntários, pois habitualmente conta com a participação de 7 grupos estrangeiros, dos diversos continentes, e 5 grupos nacionais oriundos de diferentes regiões de Portugal.

Tem a duração de 12 dias. Durante este período um número razoável de jovens voluntários, sócios e não sócios, trabalham arduamente para que quem nos visita se sinta em casa. O objetivo é que sintam que o “Danças do Mundo” é um dos melhores festivais pelos quais já passaram.

A sua programação é composta por diversas galas, como por exemplo: a gala de abertura, a gala nacional e a gala das nações, além das outras galas que são realizadas pelo município de Santa Maria da Feira e não só. São também realizados ao longo deste período, diversos workshops de dança, jogos tradicionais, festas temáticas e visitas turísticas.»

 

Festival associado

blank

GAIA FOLK – Festival Internacional de Folclore de Gulpilhares – 31.07 – 09-08-2024

Gulpilhares, Vila Nova de Gaia

«O GAIA FOLK – Festival Internacional de Folclore de Gulpilhares é um importante acontecimento anual, em Vila Nova de Gaia, organizado pelo Rancho Regional de Gulpilhares em parceria com o Município de Vila Nova de Gaia.

É um Festival associado do CIOFF® Portugal – Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais e realiza-se no início de Agosto, com duração de dez dias.

Envolve cerca de trezentos participantes entre convidados e voluntários contando habitualmente entre três a cinco grupos estrangeiros oriundos dos vários continentes e três portugueses vindos das diversas regiões de Portugal que proporcionam vivências culturais entre nações, convívio alegria e cor através da mostra das suas tradições, danças e cantares a muitos milhares de espetadores espalhados pelos diversos locais onde atuam, especialmente Gulpilhares e Vila Nova de Gaia.»

 

Festivais de Folclore que se realizam em Portugal