Festivais de Folclore que se realizam em Portugal

Festivais de Folclore

Os Festivais de Folclore, independentemente da designação formal que possam assumir (Festivais, Encontros, Mostras, Galas, Certames, Festas, etc.), são, essencialmente, manifestações públicas de arte tradicional popular, onde os Grupos participantes têm oportunidade de mostrar a todos os presentes

– as danças, cantares e instrumentos musicais,

os trajes e adereços,

– assim como os usos, costumes e tradições características das respetivas regiões.

Ou seja, os Festivais de Folclore não podem ser vistos ou entendidos como um tempo ou um espaço que permite a apresentação (apenas e em exclusivo) das danças, dos cantares e dos trajes regionais, mas são momentos onde também se pode e deve apresentar alguns usos, costumes e tradições.

Uma cantiga característica de uma “malhada”, de uma “espadelada”, “desfolhada“, etc., acompanhada por uma “representação visual” desse mesmo trabalho agrícola, cabe dentro de um Festival de Folclore e até o enriquece do ponto de vista etnográfico, desde que seja respeitado o tempo atribuído a cada Grupo e a dinâmica do mesmo.

O que é um Grupo de Folclore?

António Cabral escreveu um dia que “Um grupo folclórico (ou rancho folclórico, etnográfico) é por inerência da sua constituição uma força ao serviço da investigação, defesa e promoção dos valores patrimoniais da comunidade em que se insere, no campo específico das tradições orais (…).

Ora, quando um Grupo Folclórico participa em Festivais de Folclore está a levar mais longe essa sua missão, ao divulgar e valorizar publicamente, na sua localidade, na sua região ou noutra qualquer, e até mesmo no estrangeiro, os “valores patrimoniais da comunidade onde se insere”.

Ao mesmo tempo, os Festivais de Folclore são razão suficiente para uma abundante, e quase inesgotável, troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, permitindo, também, o reafirmar de laços de amizade e solidariedade entre os Grupos intervenientes.

Nesta página – em contínua atualização – vão ser divulgados os

Festivais de Folclore que se vão realizar em Portugal – 2023

Julho de 2023

29 de julho –  37º Festival Internacional de Folclore de Santa Eulália

Junho de 2023

4 de junho – Festival de Folclore Cidade de Vizela

 

Festivais de Folclore em Portugal, no âmbito do CIOFF

 

Para divulgação de informações sobre Festivais de Folclore, podem utilizar o formulário disponível aqui. Cartazes podem ser enviados para [folclore@folclore.pt].