Festivais de Folclore que se realizam em Portugal
Festivais de Folclore
Os Festivais de Folclore, independentemente da designação formal que possam assumir (Festivais, Encontros, Mostras, Galas, Certames, Festas, etc.), são, essencialmente, manifestações públicas de arte tradicional popular, onde os Grupos participantes têm oportunidade de mostrar a todos os presentes
– as danças, cantares e instrumentos musicais,
– os trajes e adereços,
– assim como os usos, costumes e tradições características das respetivas regiões.
Ou seja, os Festivais de Folclore não podem ser vistos ou entendidos como um tempo ou um espaço que permite a apresentação (apenas e em exclusivo) das danças, dos cantares e dos trajes regionais, mas são momentos onde também se pode e deve apresentar alguns usos, costumes e tradições.
Uma cantiga característica de uma “malhada”, de uma “espadelada”, “desfolhada“, etc., acompanhada por uma “representação visual” desse mesmo trabalho agrícola, cabe dentro de um Festival de Folclore e até o enriquece do ponto de vista etnográfico, desde que seja respeitado o tempo atribuído a cada Grupo e a dinâmica do mesmo.
Nesta página – em contínua atualização – vão ser divulgados os
Festivais de Folclore que se vão realizar em Portugal – 2023
Julho de 2023
29 de julho – 37º Festival Internacional de Folclore de Santa Eulália
22 de julho – XXXVI Festival de Folclore – Airães
8 de julho – XXXI Encontro de Folclore do Orfeão da Feira
8 de julho – XVI Festival de Folclore de Santa Marinha de Mogege
1 de julho – Festival Nacional de Folclore de Geraldes 2023
Junho de 2023
4 de junho – Festival de Folclore Cidade de Vizela
3 de junho – Festival Nacional de Folclore do Senhor da Pedra – (ver cartaz)
Maio de 2023
14 de maio – 42º Festival Nacional de Folclore “Cidade de Lisboa”
Palácio Baldaya – Estrada de Benfica
Grupos participantes: Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho – Alto Minho (Organizador) | Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros – Porto de Mós – Alta Estremadura | Rancho Folclórico “Os Moliceiros de Ovar” – Ovar – Beira Litoral Vareira | Rancho Folclórico do C. B. M. de Santo Varão – Montemor-o-Velho – Beira Litoral | Rancho Folclórico da Fajarda – Coruche – Ribatejo | ver cartaz
Abril de 2023
22 de abril – 21h30 – Festival de Folclore (ver cartaz)
Santana do Mato – Coruche
Grupos participantes: Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Santana do Mato – Coruche – Ribatejo | Grupo Folclórico Recreativo de Tabuadelo – Guimarães – Baixo Minho | Rancho Folclórico Cantarinhas de Barro – Mafra – Estremadura Centro Saloia | Grupo Danças e Cantares da Beira Baixa – Castelo Branco – Beira Baixa | Rancho Folclórico do Granho – Salvaterra de Magos – Ribatejo
Inserido nas Comemorações do 25 de Abril (em parceria com a Junta de Freguesia de Santana do Mato)
16 de abril – XII Festival de Folclore da Freguesia de Boelhe – Penafiel (ver cartaz)
Faz parte da programação um cortejo etnográfico e a atuação no espaço multiuso Inácio C. Teixeira, a partir das 15h30, de quatro grupos de folclore: Rancho Folclórico de Boelhe – Penafiel | Rancho Folclórico de Samora Correia | Rancho Folclórico “Os Rancheiros” – Vila Fria (Oeiras) | Rancho Folclórico de Castelo de Paiva
Março de 2023
18 de março 2023 – Tarde de Folclore
Casa do Povo de Riachos
Grupos participantes: Rancho Folclórico “Os Camponeses de Malpique” (Alto Ribatejo) | Rancho Folclórico de Vila Pereira (Beira Litoral – Gândara, Bairrada e Mondego) | Rancho Folclórico “Os Camponeses de Riachos” (Alto Ribatejo)
Para divulgação de informações sobre Festivais de Folclore, podem utilizar o formulário disponível aqui. Cartazes podem ser enviados para [folclore@folclore.pt].
O que é um Grupo de Folclore?
António Cabral escreveu um dia que “Um grupo folclórico (ou rancho folclórico, etnográfico) é por inerência da sua constituição uma força ao serviço da investigação, defesa e promoção dos valores patrimoniais da comunidade em que se insere, no campo específico das tradições orais (…).”
Ora, quando um Grupo Folclórico participa em Festivais de Folclore está a levar mais longe essa sua missão, ao divulgar e valorizar publicamente, na sua localidade, na sua região ou noutra qualquer, e até mesmo no estrangeiro, os “valores patrimoniais da comunidade onde se insere”.
Ao mesmo tempo, os Festivais de Folclore são razão suficiente para uma abundante, e quase inesgotável, troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, permitindo, também, o reafirmar de laços de amizade e solidariedade entre os Grupos intervenientes.